Pular para o conteúdo principal

Padre usou dízimo para ter sexo com ex-coroinhas

Padre Duarte  e três ex-coroinhas são acareados

Ao depor neste sábado (13) à CPI da Pedofilia, que se deslocou para Arapiraca (AL), o padre Edílson Duarte, 43, que na foto aparece ao centro, começou por negar que seja homossexual e pedófilo.

Mas colocado diante de três ex-coroinhas [de costas na foto] que o acusam de abuso, o padre surpreendeu as cerca de 200 pessoas presentes à  sessão ao reconhecer que teve sexo com dois deles, e tudo começou quando ainda eram menores de idade. Explicou que, para isso, lhes dava dinheiro do dízimo.

O senador Magno Malta, presidente da CPI, insistiu: “Olha para eles [fiéis]. O senhor pagou o dinheiro do dízimo para pegar no pênis [dos ex-coroinhas]?”

Duarte abaixou a cabeça e respondeu: “Sim.”

Na plateia, houve indignação, de acordo com o relato do repórter Carlos Madeiro para o Uol.

Os três coroinhas são Fabiano Silva Ferreira, Cícero Flávio Barbosa e Anderson Farias Silva.

Ex-coroinhas afirmam que foram abusados por padres.

"Às vezes ele [o padre Duarte] nos dava cinco, 10 reais -- um cala boca para que a gente não contasse [a relação sexual], como se fossemos garoto de programa”, disse Barbosa.

O padre respondeu que pode ter abusado de outros adolescentes, mas “crianças, não”.

Ele disse estar arrependido. “Se Nossa Senhora entrasse ali agora, diria: ‘Perdoa os seus filhos que têm pecados’. A Igreja nunca erra, só as pessoas.”

Arapiraca é uma cidade de 209 mil habitantes a 130km de Maceió, a capital de Alagoas.

Ali, dois outros sacerdotes são acusados de terem relações sexuais com ex-coroinhas: o monsenhor Luiz Marques Barbosa, 82, e o monsenhor Raimundo Gomes. Eles também davam dinheiro aos jovens.

O bispo Valério Brêda, da Arquidiocese de Maceió, é o responsável pela paróquia de Arapiraca.

Ele é acusado pelos jovens de nada ter feito contra os sacerdotes devassos da cidade, embora soubesse das atividades sexuais deles há tempo.

Dom Brêdo com um coroinha que hoje diz ter sido abusado. Na cidade, comenta-se que o próprio bispo tem um passado obscuro.

Na foto ao lado, dom Brêda está ao lado de Cícero Flávio Barbosa, então com 12 anos.

 > Caso dos padres pedófilos da Arapiraca.

Comentários

Seja qual for o móvel da ação mais que justa e louvável destes jovens, em denunciar abusos sofridos e pretérita pedofilia clerical de que foram vítimas; transparece, nos meandros ocultos da história que eles contam, o dado inconsciente ou propositalmente negado: O CONSENTIMENTO. Livre ou por motivo venal inconfessado? Sua cumplicidade é nada intocada, segundo queiram aparentar; sua virtude não convence de todo a quem possua senso crítico e o bom-senso, crivo da verdade: parece mais uma virtuose do engodo. Não são crianças, não foram obrigados, nem seduzidos. Talvez aliciados e até corrompidos. Mas não são vítimas, como a mediocridade lhes irá santificar,martirizar e depois exaltar; por pouco tempo, até de novo os julgar e condenar, quando o fervor da revanche e a paixão da vingança arrefecerem, e derem lugar ao "deixa passar".
tina disse…
O simples fato de padres cometerem o ato sexual é uma razao pra que eles sejam retirados das suas competencias, se ainda mais os atos sao feitos com homens, segundo a igreja catolica, é um pecado mortal. Lembro que os abusos começaram quando estes jovens eram coroinhas, ou seja entre 10 e 14 anos, você realmente acha que com essa idade uma pessoa pode dar consentimento a um ato sexual com um velho nada atraente por miseros 5 ou 10 reais? Eu tenho certeza que nao. Eu espero que esses padres sejam estrupados até a morte em uma cadeia cheia de homens pra que eles sintam durante algumas horas o sofrimento de uma vida inteira.
Não acredito na exploração exagerada desses fatos. O dinheiro do dízimo não é sagrado apenas para os supostos religiosos, devia ser também para os abusados, pois eles tinham idade suficiente para saber o que estavam fazendo, e o vídeo mostra tratar-se de sexo consentido, ou seja, livre e mútuo praticado. Envolve muito mais do que abuso, envolve vício de ambas as partes, acreditando na imunidade e impunidade, além da benesse do oculto, do segredo de consciência. Consciência que falta a ambos, tanto ao religioso, na senilidade, quanto aos denunciantes, exigindo por chantagem o que deveria ser indenização mais do que justa pela justiça.
Anônimo disse…
Esse magno malta é outro também, falou no dízimo só porque é protestante e queria semear cizânia no meio dos crentólicos...Quando começar a virar a maré contra ele vai aparecer os podres dele também...conheço o passado dele, mas não posso falar aqui.
Anônimo disse…
pois eu falo: lavagem de dinheiro pela qual foi indiciado. sabe de mais?
Anônimo disse…
formação de quadrilha, corrupção passiva
(pelas quais respondeu em 2007)
sabe de mais???
Anônimo disse…
magno malta? não pode ser séria uma cpi dessas.
e cadê a outra, do ceará, cujo escritório é um
ninho de sáficas? sei não, mas botar toda essa
cambada de pedófilo pra cuidar de juizado da
infancia e juventude, promotoria, naum sei mais
o que, naum é a mesma sacanagem da Igreja? Parece
que já tah marcado, tipo assim, quem vai tomar
conta da infância eh o pedófilo tal, dos adolescentes é o sicrano, das prostituas mirins é a tal: acabar quem duvide da teoria das conspirações.!
Anônimo disse…
Gente , vamos acordar, vamos parar de sermos enganados...este ano é ano de eleição, vocês n
ão percebem que tudo isso é pra tirar a atenção da gente nos nossos problemas reais...vamos esquecer todas estas baboserias religiosas, vamos discutir a pol´tiica que é melhor.
Anônimo disse…
Um cara velho como esse bispo,de imaginar já causa repulsa, abatido e acabado pegando o dinheiro do dízimo dos fiéis ,se ele sabia dos outros padres que assim agiam e nada fazia sendo o superior hierarquico deles e tendo um passado obscuro é muito provável que abusasse dos coroinhas igualmente aos seus comandados,para

estipendiar meninos para sexo.POUCA VERGONHA.
Agora esse hipócrita desse Magno Malta estranhamente não investigava os inúmeros casos de pedofilia dos pastores evangélicos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Delírios bolsonaristas