Pular para o conteúdo principal

Ordem admite que padre Maciel abusou de seminaristas

Em sucinto comunicado com a data de ontem, a direção da ordem Legionários de Cristo admitiu que o padre Marcial Maciel Degollado (1920-2008) abusou sexualmente de seminaristas. E pediu perdão  àqueles “que tenham sido afetados, feridos ou escandalizados com as ações reprováveis do nosso fundador”.

Alvaro-CorcueraA ordem foi criada no México. Hoje, está em 18 países, incluindo o Brasil. Tem 800 sacerdotes e 2.600 seminaristas.

O documento reconheceu outros fatos que têm sido divulgados pela imprensa desde o começo do ano passado: que Maciel teve uma filha em um longo relacionamento com uma mulher.

Disse que posteriormente  “apareceram outras duas pessoas, irmãos entre si, que afirmam ser filhos dele, fruto de relação com outra mulher”.

O comunicado assinado pelo diretor-geral padre Álvaro Corcuera (foto), entre outros integrantes da direção, ressume a lista enorme de  delitos de Maciel com a expressão de que há “outras condutas graves”.
 

Uma dessas condutas seria o fato de o próprio Corcuera, quando seminarista, ter sofrido abuso do fundador. Depois, os dois teriam se tornando amantes. Quando foi afastado da ordem pelo Vaticano já idoso e doente, Maciel nomeou seu fiel seguidor Corcuera como sucessor.

Talvez em toda história recente da Igreja Católica não tenha havido um padre tão devasso quanto Maciel. Além de ter violentado seminaristas, teria molestado dois de seus próprios filhos e, para tanto, ele os drogava, de acordo com denúncias.

Maciel era viciado em cocaína. Ele promovia orgias com mulheres e homens – ele era ativo e passivo. Teve várias amantes. Deu golpe em viúvas ricas, que doaram fortunas à ordem. Tanto que o apelido da ordem é Bilionários de Cristo – e não se trata de um exagero. 

A ordem encontra-se sob intervenção branca do Vaticano, que até o final do ano anunciará medidas para tentar salvá-la do descrédito.

Neste momento em que o próprio papa Bento 16 é acusado por vítimas de ter acobertado padres pedófilos, o Vaticano deverá ser duro com a Legionários de Cristo para tentar recuperar a sua própria credibilidade.

Fala-se em destituição de toda a direção da Legionários, que seria refundada, com a mudança, inclusive, de nome.

Neste contexto, o pedido tardio de perdão de Corcuera mais parece uma tentativa de se manter agarrado ao poder da ordem.

FILHO DO PADREatualização às 22h

Raúl González Lara, um dos filhos de  Maciel, disse  que o pedido de desculpas da direção da Legionários de Cristo pelos abusos sexuais cometidos por seu pai “não é suficiente”.

"Como seria fácil cometer um crime, matar uma pessoa e aproximar-se da família e dizer: vou rezar por vocês e nos vemos por aí", ironizou, conforme noticiou a Ansa.

Falou que o pedido de perdão deveria vir acompanhado do "ressarcimento dos danos".

Os filhos mexicanos do padre exigem indenização de US$ 26 milhões, equivalente a R$ 47 milhões.

Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Desculpe, fui Legionário e gostaria de saber quais são as suas fontes a respeito dos abusos sofridos pelo Padre Alvaro e a respeito das tais orgias e dependência química do fundador.
Grato
Paulo Oliveira
Paulo Lopes disse…
Paulo Oliveira: existe dezenas de livros que denunciam a devassidão de Maciel -- a maioria em espanhol.

Entre eles, cito dois dos mais lidos: “El Legionario”, de Alejandro Espinosa, sobrinho do padre, e “La Iglesia del silencio: de mártires y pederastas”, de Fernando M. Gonzalez, da Universidad Nacional Autônoma do Mexico.

Neste blog, em http://e-paulopes.blogspot.com/2009/03/caso-do-padre-marcial-maciel-o-devasso.html, você saberá mais sobre esses autores e suas revelações.
Anônimo disse…
Seus comentarios quanto ao Padre Alvaro são totalmente infundados, eu o conheço e sei que seria incapaz de fazer qualquer ato absurdo e ridiculo citado no texto acima... Isso esta errado, não basta basear em noticias infundadas, antes de relatar algo, vc primeiramente deve ter certeza do veracidade dos fatos...
O Fundador pode ter cometido erros, mais dentro da Legiao existe pessoas boas e o Padre Alvaro e uma dessas
Paulo Lopes disse…
Paulo Oliveira: primeiro você duvidou do que escrevi e pediu minhas fontes, e eu citei dois livros. E aí, SEM QUE LESSE NENHUM DOS LIVROS, NADA, você argumentou que preciso ter certeza “da veracidade dos fatos”.

Ora, Paulo, discordar por discordar não dá. Você precisa ter informações para discordar, porque, caso contrário, estará sendo leviano.

Quanto ao padre Álvaro Corcuera, anote, essa "boa pessoa" vai ser afastada pelo Vaticano da Legionários de Cristo. É apenas uma questão de tempo.

Aliás, diante de tantas denúncias envolvendo a ordem, Corcuera já deveria ter se demitido, se tivesse um mínimo de decência.
Lucio Ferro disse…
Pior do que um padre criminoso pedófilo só quem defende esta imundície.
Anônimo disse…
Issuh sim merece e asho poko pena di morte tem ki sofrer uum poko antes dii um FDP dessi morrer .!!
affz ' Homen pior animal ki exiiste se podemos xamar di inimal !!
Geraldo Amauri Ferraz disse…
-precizamos
ser pessoas fortes,para que não venhamos a vumitar com tanta sujeira citadas,isto não tem
cabimento.
Eu não acredito no que li,sobre o Pr.Maciel,este homem e tão poderoso que ate mesmo morto da medo na gente.
De uma coisa e certa Deus será seu juiz,isto nos conforta com ex-legionario mandado embora
Anônimo disse…
Conheci vários legionários, e ,admtidas a boa-fé e a convicção religiosa do senso comum, que acredita ser a instituição vaticana a depositária única e fiel da verdade revelada; podemos dizer que são mais vítimas do abuso religioso e da exploração financeira que qualquer outra coisa. Como os da opus dei, focolarinos e neocatecumenato, fortemente marcados pela sugestão, chantagem emocional e outras pressões psicológicas; não admira que estejam surpresos e até estupefactos diante de tudo isso...Não devem ser mais apenados que já foram com críticas e humilhações sociais, cumpre informá-los e esclarecê-los, para que no futuro estes falsos profetas acoplados ao papismo não façam mais vítimas.
Anônimo disse…
é claro que houve abuso, e que ESTA É UMA PRÁTICA GENERALIZADA na tradição histórica da empresa multinacional da fé chamada igreja; desde quando me entendo por gente sei de histórias de padres abusadores, que, como diz a filha do ex-seminarista e promotor abusador no blog contra a pedofilia, FORAM POR SUA VEZ ABUSADOS NO PASSADO NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ONDE CONFINADOS, APRENDERAM TAL PRÁTICA DESMORALIZADORA. e ainda vêm os coniventes, os acobertadores, com essa história de PEDIDO DE DESCULPAS...que desculpas que nada!Têm de indenizar as vítimas, pagar terapia e terapeutas pra elas , custear alguma forma de tratamento, para que vençam os traumas e se recuperem do estresse pós-traumático que ainda as atormenta, mesmo apos tanto tempo passado!
Anônimo disse…
Apesar de tudo isso...continuarei rezando e
tendo fé na única igreja verdadeira, a única
igreja fundada por Jesus Cristo, a minha
santa igreja católica, apostólica, romana.
Fora da Igreja não há salvação.
"par onde iremos, senhor?"
só tu tens palavras de vida eterna.
Teresa Cristina M. Magalhães.
Anônimo disse…
Eu por mim continuarei tendo fé no unicórnio cor de rosa...Também na camisinha, no anticoncepcional, no acido acetilsalicílico, no hemograma, no controle do sódio e atividade física, mais salutares que a infalibilidade papal.
Anônimo disse…
Cadeia para esses criminosos. O seu fundador escapou das garras da justiça humana pela morte mas ja está pagando no Inferno!

Essa ''ordem'' tem que ser riscada do mapa e suas vítimas indenizadas.

Leonardo Uribe.
Anônimo disse…
só pq um errou todos pagam o pato??
sim o padre MACIEL errou mas quem de vc´s ai nunca errou na vida??
q adianta xingar e criticar quem nao pode se defender??
eu conheço o padre ÀLvaro corcuera e é uma pessoa muito caritativa que naum merece tanta calúni infundada
Anônimo disse…
essas pessoas so pensam em dinheiro .........
o padre maciel já morreu e a calúnia continua !
vc's q criticam a Legião de Cristo já conhecem direito pra saber se todos são iguais
Acho que não então aconselho que conheçam primeiro!!!!!
Anônimo disse…
O pior, é que graças ao acobertamento, à dissimulação, ocultamento e obstrução da verdade, estratégias milenares do papado e da igreja romana; canalhas como este se locupletam dos bens e da virtude alheias, para dar vazão aos seus sádicos instintos sacrodonjuanescos; atigindo a longevidade e morrendo numa velhice tranquila, proporcionada pelo dinheiro e boa fé dos símplices; sem nunca ir a julgamento, nem receber a merecida punição pelos seus erros...já que ele mesmo não acreditava em deus, nem em inferno depois da morte.
Anônimo disse…
Paulo, bom trabalho seu... siga em frente .. quanto a Alvaro Corcuera, devo discordar contigo sobre a verdade de abusos, não há pelo menos até o presente momento, fonte fidedigna ... sim há zum zum zum ... sou ex legionario de cristo, o primeiro brasileiro, conheço pessoalmente a varios atores que anunciaram valorasamente a verdade ..... ex-lcbrasil@hotmail.com

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

'Quando saí [do  convento], era como eu  tivesse renascido' Elizabeth Murad (foto), de Fort Pierce (EUA), lembra bem do dia em que saiu do convento há 41 anos. Sua sensação foi de alívio. Ela tocou as folhas de cada árvore pela qual passou. Ouviu os pássaros enquanto seus olhos azuis percorriam o céu, as flores e grama. Naquele dia, tudo lhe parecia mais belo. “Quando saí, era como se eu estivesse renascido”, contou. "Eu estava usando de novo os meus sentidos, querendo tocar em tudo e sentir o cheiro de tudo. Senti o vento soprando em meu cabelo pela primeira vez depois de um longo tempo." Ela ficou 13 anos em um convento franciscano de Nova Jersey. Hoje, aos 73 anos, Elizabeth é militante ateísta. É filiada a uma fundação que denuncia as violações da separação entre o Estado e Igreja. Ela tem lutado contra a intenção de organizações religiosas de serem beneficiadas com dinheiro público. Também participa do grupo Treasure Coast , de humanistas seculares.

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo