Pular para o conteúdo principal

Universal resistiu, mas agora terá de devolver à ex-fiel um Golf 98

dizimo

O caso já tinha sido julgado em primeira instância. Em dezembro de 2007, o juiz Jeová Sardinha de Moraes, da 7ª Vara Cível de Goiânia, determinou à Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) que devolvesse um carro doado por uma fiel. Também decidiu que a igreja teria de pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais à mãe da fiel – ela teria sido xingada por um pastor quando tentou obter o carro de volta.  

Mas Iurd não se conformou em ter de devolver o automóvel e acionou o seu departamento jurídico para apelar da sentença em instância superior.

Quase dois anos depois, saiu a decisão do TJ (Tribunal de Justiça) de Goiás: a igreja se livrou do pagamento da indenização, mas vai ter mesmo de devolver o VW-Golf, ano 1998, à dona de casa Gilmosa Ferreira dos Santos.

O carro tinha sido doado à igreja durante um evento chamado de “Fogueira Santa de Israel” por Edilene Ferreira dos Santos, filha de Gilmosa.

De acordo com a Gilmosa, a sua filha, emocionalmente fragilizada por causa da morte do marido, foi convencida pelo bispo Agacemar Clayton Nunes de Farias  a fazer doações em troca de paz espiritual.

Angustiada, o moça deu seus bens e o carro da mãe. O pastor lhe teria dito que é preciso fazer sacrifício financeiro para que se obtenha a graça divina.  

Gilmosa passou o Golf no nome da filha sem saber que ela ia entregá-lo ao pastor Farias, conforme consta no processo.

O juiz Ronnie Paes Sandre, do TJ-GO, considerou a doação nula porque não se tratou de um ato consciente.  “A apelada [a dona Gilmosa] alegou que sua filha foi ludibriada pela fé, visando recompensa divina que não experimentou.”

O juiz também ficou sensibilizado com a pobreza das  duas mulheres. O velho VW-Golf vermelho representa a maior parte do patrimônio delas.

A Iurd ainda não se manifestou sobre a decisão do TJ. Não se sabe, portanto, se ela vai apelar mais uma vez da condenação.

> Dízimo, a exploração em nome de Jesus.

Comentários

Lucio Ferro disse…
É a associação entre uma pessoa com baixo nível intelectual, altamente propensa a professar uma fé qualquer,e um safado que aprendeu bem a explorar criaturas pobres de espírito, essa é a essência de todas a religiões.
Unknown disse…
A essência de todas as religiões é o amor. Ocorre que hoje, devido ao capitalismo ser a religião única e hegemônica, é compreensível que todas as religiões tenham se submetido vergonhosa e clamorosamente ao mercado, de modo que elas mesmas são mercados rivais, competindo entre si. Como quase ninguém mais no planeta sente-se culpado nem acredita realmente estar ofendendo a Deus pela prática do sexo, como outrora; mudaram também os sentimentos de medo e culpa, agora não mais do inferno pós-morte, mas da pobreza, da vergonha social presente e atual. O que faz as pessoas doarem seus poucos bens É A PROMESSA MENTIROSA DE QUE IRÃO PROSPERAR MATERIALMENTE, que serão "abençoados" mil vezes mais...FINANCEIRAMENTE! O que não isenta os lobos devoradores de rebanhos de serem dignos de estarem TODOS NA PRISÃO, COMO SALTEADORES, BANDIDOS, ESTELIONATÁRIOS E APROVEITADORES DA FRAGILIDADE E VULNERABILIDADE EM QUE SE ENCONTRAM OS SERES HUMANOS HOJE, ESCRAVOS DE APARÊNCIA, COM MEDO DE SEREM REJEITADOS POR NÃO EXIBIREM OS SIMBOLOS CAPITALISTAS DA GLORIA E DO SUCESSO...Se não fora portanto a corrupção religiosa de todos os valores, a sua violação cultural e social por anti-valores, NÃO HAVERIA CLÉRIGOS EXPLORADORES, NEM TANTOS CRENTES CONIVENTES E DEIXANDO-SE LUDIBRIR COMO VÍTIMAS INFANTIS...
Um Estado democrático de direito pode e deve sim, coibir tais práticas contraventoras e crimes, e colocar tais bandidos onde devem estar , na cadeia.
Diego disse…
O Lúcio Ferro e o Fabian disseram tudo. Nada que eu comentar aqui vai acrescentar mais nada!
Disseram tudo e disseram muito; e o disseram muito bem!
Paulo, e esse comentário aqui, vou mandar todo em maiúsculo sim:

ACHO TEU BLOG SUPER INTERESSANTE!
Anônimo disse…
isso na verdade é uma tremenda pilantragem agora onde esta na biblia q tem que dar as coisas para receber a paz de Espirito, isso é uma palhaçada se for verdade isso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.