Pular para o conteúdo principal

Entidade reage à oficialização da frei Caneca em rua gay

rua_freiCaneca

Moradores na Frei Caneca (foto), de São Paulo, estão se mobilizando para impedir que a Câmara dos Vereadores dê como oficial o local como a rua gay da cidade. A designação seria apenas temática, porque a rua não mudaria de nome.

A iniciativa de obter o reconhecimento formal de que a Caneca é a rua gay da cidade é de Douglas Drumond (foto), empresário e militante GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes).

Douglas argumenta que, queira-se ou não, o local já é um point e endereço residencial de homossexuais. A oficialização, segundo ele, atrairia para a Caneca mais lojas de produtos gays e a rua passaria a ser visitada por homossexuais de todo o país. Seria mais uma atração turística de São Paulo.

O projeto que ele enviou aos vereadores prevê o alargamento das calçadas e mudança na iluminação, com alusão ao arco-íris, que é o símbolo GLS.

Depois que Drumond deu entrevista à televisão defendendo o projeto, integrantes da Samorcc (Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César) reuniram-se às pressas para se opor à idéia.
Célia Marcondes Smith, a advogado da Samorcc, argumenta que a rua não pode se tornar um gueto e tem de continuar a ser de todos. “A Caneca é uma rua de família e nela há uma igreja de cem anos.”

As reuniões da sociedade têm sido na igreja, que fica ao lado da recém criada Associação GLS Casarão Brasil, cujo presidente é o Drumond.

Embora ceda uma sala para as reuniões da sociedade, o padre do bairro não fala à imprensa sobre o assunto.

Alguns gays afirmam que o padre não deveria tomar partido. “Também somos filhos de Deus”, diz um deles. “Será que também poderemos ter reuniões na igreja?”

representantegayDrumond (foto) discorda de que o local vá se tornar em um gueto. Diz que a maioria dos comerciantes do bairro é favorável ao projeto, porque haveria maior movimentação de clientes. Ele até citou o exemplo de um açougueiro que, embora não seja homossexual, quer que a Caneca se assuma como gay, que "saia do armário".

A Câmara Municipal não tem prazo para decidir. Como se trata de um tema polêmico, os vereadores deverão examinar o projeto só depois das eleições deste ano.

O frei que deu o nome à rua foi batizado como Joaquim da Silva Rabelo Caneca. Nasceu em Recife em 1779 e morreu em 1825.

Seu pai, Domingos, era tanoleiro (artesão de tonéis, pipas, barris etc). Ele acrescentou o Caneca ao seu nome por causa do seu ofício.

Quando se ordenou em 1801, Joaquim introduziu ao seu nome Amor Divino. Ficou frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca.

Ou seja, a seu favor os gays poderão dizer, com todo respeito, que o frei era um amor.

Casos de homofobia.

Comentários

Anônimo disse…
Nada mais justo ter uma rua gay, quem e contra isso, nao ta deixando de ser preconceituoso, e se e preconceituoso pq visita a rua frei caneca? se ja tem fama de rua gay.
Anônimo disse…
A rua já é totalmente gay, pra quê rotular?? Era só o que faltava, imagina um ônibus cheio de turistas passando pela "rua gay" e o pessoal olhando como se estivessem num zoológico....gay não é bicho pra servir de atração turística, gay é gente, merece respeito, e não é dessa forma que iremos conquistá-lo.
Anônimo disse…
eu moro na rua frei caneca há 10 anos.Sou contra essa oficialização de rua gay. Os próprios gays que moram na rua são contra. Nós trabalhamos durante o dia e precisamos de paz a noite para descansar. Nós não queremos ser vistos como seres diferentes, não queremos que `turistas´ venham nos ver. Isto não é zoológico. Aqui moram pessoas normais. A opção sexual não nos torna diferentes de ninguém. Isto só interessa a comerciantes que veêm nisto um novo filão para ganhar dinheiro.
Anônimo disse…
Não existe nada pior do que minorias neuróticas-xiitas. Esse pessoal GLS é composto por pessoas superficiais e fúteis. Qual é a importancia de uma rua Gay? Porque esse Drumond que deve ser um gayzinho tré-lé-lé não vai procurar alguma coisa útil para fazer? Eu moro na rua Frei Caneca e não me importo com a viadagem, mas se meu imóvel desvalorizar? quem paga a conta?
Anônimo disse…
Discordo, o pessoal dos movimentos GLS é sério, o que não quer dizer que eu concorde com tudo o que fazem. Rua gay é uma coisa absurda, rua não tem orientação sexual, uma rua é um bem público, e não deve ser rotulada por ser mais usada por um grupo específico de pessoas, isso abre um precedente grave. Se todos temos direitos iguais, então isto abre o precedente para a rua dos brancos, a rua dos católicos, a rua dos comunistas, a rua dos nudistas. O pessoal do movimento GLS devia reconsiderar, a idéia pode ser engraçada e até inocente, mas o precedente não é. E é importante ter em conta que discriminar é exatamente isso : reparar na diferença. Se um dado território é marcado como 'gay', isso também é discriminação, e curiosamente promovida pelo próprio movimento GLS. E concordo com todas as críticas anteriores relativas ao problema do 'zoológico'. Se existe uma rua gay, então podem contar com a visita de umas excursões turísticas cheias de curiosos na esperança de fotografarem um veado em estado selvagem :D É isso que o movimento GLS quer ? Visibilidade à custa da sua própria reputação de seriedade ?
Anônimo disse…
O gay precisa entender que é um homem como outro qualquer, com a diferença de que o que faz na cama não precisa ser da conta de ninguém.Nem moro em Sampa para comentar, mas uma rua é bem público e é de todos. O gay que tanto briga pela não discriminação está com essa atitute discriminado. Igualdade é para todos e quem mora nessa rua não vai querer que se transforme em Rego Freitas que é das travecas e que se tornou lugar perigoso e antro de marginas. Gayzada, vamos por os gays do lado bom da vida. Guetos é coisa de passado. No Brasil se convive com diversidade cultural e é exemplo para o mundo. Não deivem que diferenças te ponham de lado. Estar juntos e se respeitar é sim exercício da cidadania.
Anônimo disse…
Acho que a rua deveria continuar a ter o mesmo nome,que tenha gays nao importa mas que o projeto va em frente é otimo,pois ira valorizar os imovéis do bairro.
J. F. Souza disse…
Ola Pessoal!
Sao Paulo tem a maior parada gay do mundo e na hora do "carnaval" todos vao apreciar sejam gays ou nao. Uma rua e vizinhanca que possua a sua maioria gay e seja designada uma area gay na Cidade de Sao Paulo seria nao apenas um privilegio aos gays como tambem aos heterosexuais que respeitam as pessoas independente de religao ou opcao sexual.
Eu moro em Toronto - ON - Canada e aqui a rua dos GLST e' a Church St. ou seja traduzindo "Rua da Igreja". Alem de uma vizinhanca requintada e de bom gosto e' uma rua visitadas por todos e nela nao so' moram GLST, mas pessoas normais.
Chega de falso moralismo e viva a verdadeira democracia com respeito aos direitos individuais.
Eu amo SP e o Brazil e precisamos ser mais abertos a nossa diversidade e respeitar a todos nao importa se voce e' catolico, evangelico, judeu, mulcumamo ou agnostico. Eu espero que nao so essa comunidade tenha uma rua, mas seus direitos respeitados.
Obrigado a Cidade de Sao Paulo por essa iniciativa e um abraco a todos

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Delírios bolsonaristas