Pular para o conteúdo principal

Conglomerados da mídia raptaram a internet

polvo Em entrevista ao Estadão de domingo, Ignácio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, disse que a internet, embora seja tida como um meio de manifestação dos cidadãos, está sendo absorvida pelos conglomerados da mídia.

Disse:

"Todos podemos abrir um blog, que nos permite falar com todo o planeta. Mas na realidade, se consideramos o ranking dos sites de informação mais freqüentados em qualquer país, vemos que os primeiros lugares são ocupados por empresas de mídia que domina a informação nesse país. Por isso, a internet só veio reforçar o poderio desses conglomerados".

Uma péssima notícia, segundo ele.

Ramonet observou que a preocupação desses conglomerados não é como a qualidade da informação. Nem sequer com a veracidade, acrescentou, porque o interessa (é uma obsessão) é só a rentabilidade da empresa, o que explica a prioridade que tem sido dada à informação-espetáculo, desprezando-se a formação e a educação dos cidadãos.

Falou:

"O que importa é um maior número de pessoas consumindo essa informação-lixo. Porque, hoje em dia, o negócio noticioso não consiste em vender novidades aos cidadãos, mas vender cidadãos aos anunciantes. Essa é a nova equação, que constitui uma regressão copernicana".

Para Ramonet, só há um jeito de mudar essa situação: denunciar as mentiras, manipulações e o silêncio dos meios de comunicação.

Mas, quanto ao Brasil, pergunto: as pessoas estão suficientemente preparadas para isso?

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo