Em entrevista ao Estadão de domingo, Ignácio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, disse que a internet, embora seja tida como um meio de manifestação dos cidadãos, está sendo absorvida pelos conglomerados da mídia.
Disse:
"Todos podemos abrir um blog, que nos permite falar com todo o planeta. Mas na realidade, se consideramos o ranking dos sites de informação mais freqüentados em qualquer país, vemos que os primeiros lugares são ocupados por empresas de mídia que domina a informação nesse país. Por isso, a internet só veio reforçar o poderio desses conglomerados".
Uma péssima notícia, segundo ele.
Ramonet observou que a preocupação desses conglomerados não é como a qualidade da informação. Nem sequer com a veracidade, acrescentou, porque o interessa (é uma obsessão) é só a rentabilidade da empresa, o que explica a prioridade que tem sido dada à informação-espetáculo, desprezando-se a formação e a educação dos cidadãos.
Falou:
"O que importa é um maior número de pessoas consumindo essa informação-lixo. Porque, hoje em dia, o negócio noticioso não consiste em vender novidades aos cidadãos, mas vender cidadãos aos anunciantes. Essa é a nova equação, que constitui uma regressão copernicana".
Para Ramonet, só há um jeito de mudar essa situação: denunciar as mentiras, manipulações e o silêncio dos meios de comunicação.
Mas, quanto ao Brasil, pergunto: as pessoas estão suficientemente preparadas para isso?
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