Pular para o conteúdo principal

Governo tenta impedir que bancos esfolem usuários

Vamos ver se agora vai acabar a farra dos bancos com as tarifas que cobram dos usuários. A partir de abril de 2008, as tarifas ficarão congeladas por seis meses. Por que a medida só vale a partir daquela data, e não desde já, não entendi.

De qualquer forma, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu de 55 para 20 o número de tarifas básicas que podem ser cobradas pelos bancos das pessoas físicas. Isso não significa necessariamente que os gastos dos correntistas vão se reduzir drasticamente, porque algumas das tarifas extintas deverão incorporadas pelas 20 autorizadas.

Os bancos vêm tendo lucros estratosféricos no governo Lula, do primeiro e do segundo mandato, graças, em boa parte, ao abuso na cobrança das taxas de serviços. Para os banqueiros, o Lula tem sido mãe de tetas fartas.

Veja só: de acordo com a Folha de hoje, nos primeiros nove meses deste ano o faturamento dos bancos com as tarifas foi de R$ 40,8 bilhões, 17,2% a mais em relação ao mesmo período de 2006. Atente: a taxa de 17,2% está muito acima da inflação do período.

Isso prova que está havendo uma concorrência entre os bancos para ver quem esfola mais os correntistas, que pagam automaticamente os reajustes das tarifas (elas são descontadas da conta) e sem serem informados adequadamente de que houve aumento na cobrança.

Agora, seria o caso de se saber por que as tarifas aumentaram tanto nos últimos meses. Existe a possibilidade de que os bancos promoveram o aumento para se antecipar às medidas de controle do governo.

Outro fato que não precisa ser explicado é por que o governo demorou tanto para exercer maior controle sobre as tarifas.

Mas que ninguém espere que isso ocorra.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo