Pular para o conteúdo principal

HSBC terá de indenizar cliente que ficou mais de 15min na fila

É lamentável o tratamento que o setor bancário dá ao cidadão. Poder-se-ia argumentar que ninguém é obrigado a se relacionar com bancos. Mas essa assertiva é falsa. O sistema empurra a todos para as garras do setor. Esse, por seu turno, só se preocupa com o lucro; com o ganho fácil. (...) É público e notório que os bancos vêm atendendo cada vez pior os seus clientes, ou os usuários dos seus serviços.

O texto acima faz parte da decisão do juiz Yale Sabo Mendes, do Juizado Especial Cível do bairro Planalto, em Cuiabá (MG), que condenou o HSBC a pagar indenização de R$ 4 mil a um correntista que teve de ficar na fila do banco por 46 minutos, portanto acima do limite de 15 minutos determinado por uma lei municipal.

Outras cidades têm leis parecidas, às quais os bancos resistem, porque alegam que são regidos pelas normas do Banco Central. Mas para o STF (Supremo Tribunal Federal), os municípios podem, sim, impor um limite no tempo do atendimento bancário, conforme ressalta o site Consultor Jurídico.

Para os bancos, só não há limites para os seus lucros, que não governo Lula têm batido recordes. Nada contra os lucros –eles fazem parte do jogo capitalista. Mas o bancos bem que poderiam destinar algumas migalhas para melhorar o atendimento aos correntistas. Refiro-me àqueles que têm saldo médio baixo, porque quem tem conta gorda é tratado com mesuras, cafezinhos e taxas diferenciadas de serviços.

De vez em quando, alguém reage aos bancos.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos