Pular para o conteúdo principal

Ensino do criacionismo é uma afronta à escola, diz professor

Becker afirma
que criacionismo
é religião pura
A proposta da deputada estadual e pastora Liziane Bayer (PSD), do Rio Grande do Sul, de introduzir nas escolas públicas e privadas o ensino criacionista é uma afronta às escolas, disse Fernando Becker (foto), professor de Psicologia da Educação na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O criacionismo é baseado em crença, não em evidencia, afirmou o professor ao jornal Zero Hora. “É um total contrassenso que vai contra qualquer sentido científico.”

Becker afirmou que a função da escola não é fazer proselitismo religioso, mas proporcionar conhecimento à população, que, se não fosse assim, não teria acesso aos resultados da ciência. “E o criacionismo é religião pura.”

Liziane apresentou um projeto de lei por achar injusto que as escolas ensinem apenas a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), e não também a versão bíblica de que Deus é o criador de tudo.
Para ela, se o criacionismo fosse ensinado nas escolas, a família gaúcha passaria a ter “o direito de escolher se descende de um macaco ou de outro bicho, ou se foi criada por Deus”.

O professor de filosofia Luiz Carlos Bombassaro, também da UFRGS, afirmou que não se pode comparar o ensino de ciência, baseado em evidências e no que é possível comprovar, com o de criacionismo, cujo conteúdo é religioso e dogmático.

Bombassaro disse que alguns defensores do criacionismo consideram sua crença como ciência, mas se recusam a questioná-lo, como seria normal em uma área em evolução de conhecimento.

O projeto de lei da pastora da Igreja Internacional da Graça de Deus vai ter de ser submetido a comissões da Assembleia Legislativa antes de chegar ao plenário, para ser votado, se não for arquivado durante a tramitação.

O deputado Tarcísio Zimmermann (PT) é um dos opositores ao projeto porque, disse, as aulas de religião (que são facultativas) já difundem o criacionismo.

Ele fez um desafio a sua colega Liziane: apresentar uma argumentação científica que sustente o criacionismo.

Com informação do Zero Hora e da Assembleia Legislativa do RGS, com foto de divulgação.





Crer que um deus criou tudo é preguiça mental, afirma Krauss

Comentários

cultfriend disse…
Façam o seguinte desafio a essa deputada: vamos expor o criacionismo bíblico aos mesmos testes de falseabilidade que a ciência exige para validar algo e, se as hipóteses cristãs passarem nos testes, aí a gente conversa sobre a tal proposta apresentada.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos