Pular para o conteúdo principal

Ateus contam no Facebook da Atea como a intolerância os atinge


Página mantida
por colaboradores da 
associação atrai uma
 parcela significativa
 de descrentes

Desde que revelou ser ateia, a jovem Laura Bisinella tem sido vítima de intolerância religiosa na escola e em sua sua família, que a pressiona para que volte a ser cristã. Ela contou que é forçada a frequentar a igreja. Ela postou na página da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) do Facebook o seu desabafo. “Isso me conforta”, disse.

Outros ateus têm usado o Face da Atea para denunciar os preconceitos que sofrem. Esse é o caso de Izabella Palis Fernandes.

Ela era espírita, e sua família agora se esforça para que volte a frequentar o centro de sessões. Além disso, nas redes sociais, algumas pessoas a excluíram de sua lista de “amigos”, porque, argumentou Izabella, “‘desrespeitar’ as religiões parece ser algo inadmissível”. Afirmou que deixa de se sentir sozinha quando acessa a página da Atea porque lá encontra outros ateus, alguns deles, inclusive, vítimas de intolerância, como ela.

Marcela Valino também frequenta a página para não se sentir só, embora acredite que os ateus precisam de mais união entre eles.

O Facebook da Atea tem neste momento 333 mil seguidores — a associação é “meio satânica”, informou a página, fazendo uma brincadeira com o número da besta, o 666, de acordo com a tradição cristã.

Certamente nem todos que acompanham a página da associação são ateus ou agnósticos, mas ainda assim trata-se de um número significativo, levando em conta que, de acordo com o Censo de 2010, o Brasil tinha naquele ano 615,1 mil ateus e 124,4 mil agnósticos. O que significa que uma parcela expressiva dos descrentes brasileiros acessa a página do Face da Atea.


A página se propõe a ser na rede social um endereço de ativismo ateísta, humor e informação, entre outros temas de interesse dos céticos. Ela é alimentada por voluntários.

Os posts de humor costumam ser os mais polêmicos. Alguns deles são criticados até por ateus e outros levantam ira de religiosos, que julgam haver desrespeito para com sua crença.

Algumas ilustrações de humor, de fato, extrapolam o bom gosto, mas o que parece orientar esses posts é a postura da nova geração de descrentes segundo a qual a religião deve ser questionada com contundência, sem dó nem piedade, quando for preciso, como ocorre, aliás, com qualquer outro tema que seja objeto de debate público.

Para esses ateus, a religião não desfruta de um tratamento diferenciado que a exclui do crítica mais contundente e até do escracho. Por esse ponto de vista, a religião pode ser sagrada para seus seguidores, e não, evidentemente, para os descrentes. Os crentes nem sempre entendem isso.

O Face da Atea é a parte mais visível das atividades da associação.

No relatório de 2013 de atividades da associação constam, por exemplo, a participação do presidente Daniel Sottomaior em debate sobre o preconceito contra ateus e sobre diversidade sexual e seminários sobre intolerância religiosa.

Sottomaior falou em várias ocasiões à imprensa e escreveu artigos. Ele ainda participou de programa na TV como o "Super Pop", da Rede TV!, "Mulheres", da TV Gazeta e "Em Revista", da Rede Brazil.

A Atea também protocolou representação no Ministério Público pedindo providência para acabar com a ostentação de símbolos religiosos em escola pública de Formiga (MG). Encaminhou pedido à direção de um colégio de Esteio (RS) para que impeça bullying a um estudante ateu.

Acionou o Ministério Público contra o custeio de evento religioso com verba pública na cidade de Vargem Alta (ES).

Eu julho promoveu em cinco cidades ato de “desbatismo” contra a visita do papa Francisco.

Participou em protestos contra a presença do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A associação responde diariamente a centenas de e-mails. Muitas das respostas precisam de auxílio jurídico e encaminhamentos.

A Atea é a única entidade que sistematicamente combate a discriminação contra ateus e defende a laicidade do Estado.


Estado laico no Brasil é quase uma causa perdida, afirma Sottomaior

Atea faz balanço de suas atividades em defesa do Estado laico

BBC Brasil destaca empenho da Atea na defesa da laicidade




Ateus americanos usam frase de campanha da Atea

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...