Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Líder da Anglicana foi executivo da indústria de petróleo


Justin Welby
Justin Welby se tornou
sacerdote nos anos 1990

Em substituição a Rowan Williams, Justin Welby (foto), 56, será o novo arcebispo de Canterbury, que é o cargo máximo da Igreja Anglicana, a maior denominação cristã do Reino Unido. Welby trabalhou na companhia francesa Elf e no grupo Enterprise Oil.

Sua ascensão religiosa foi rápida. Ele se tornou sacerdote nos anos 1990 e em 2007 já era deão de Liverpool. Em novembro de 2011 obteve o posto de bispo. Ele foi eleito o 105º arcebispo de Canterbury vencendo concorrentes que estão na igreja há muito mais tempo do que ele.

Neste ano, Welby participou de uma comissão parlamentar que investigou a ética das instituições bancárias do Reino Unido.

O atual arcebispo tem se esforçado para aprovar a possibilidade de as mulheres se tornarem bispas, o que deverá fazê-lo como sua última grande decisão, até o fim do ano. Defensor do casamento gay, sua gestão foi marcada por polêmica, o que fez com que sacerdotes saíssem da denominação rumo à Igreja Católica.

A Igreja Anglicana (ou Igreja da Inglaterra) tem 100 milhões de seguidores no mundo, com forte presença na América do Norte e África.

Com informação das agências.

Sínodo rejeita possibilidade de Igreja Anglicana ter bispas
novembro de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...