Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 28 de julho de 2012

Igreja de Mississipi proíbe pastor de casar noivos negros

Charles Wilson e Te'Andrea
O casal foi avisado da proibição um dia antes do casamento
Constrangido, o pastor Stan Weatherford (foto abaixo) teve de informar Charles Wilson e Te'Andrea (ambos na foto acima) que não poderia casá-los no dia seguinte na Igreja Batista de Crystal Springs porque a congregação proibiu que ali se realizasse esse tipo de cerimônia entre pessoas negras. Crystal Springs é uma cidade com cerca de 6.000 habitantes do Estado de Mississipi, nos Estados Unidos. 

pastor Stan Weatherford
Weatherford teve celebrar
a união em outra igreja
Os noivos tiveram um baque porque jamais imaginaram que seriam vítimas de racismo na igreja que frequentavam, embora não fossem fiéis assíduos. Mas o pai de Te'Andrea é membro ativo da igreja, paga dízimo, e um tio dela trabalha lá.

Como não dava para mudar a data do casamento — já estava tudo preparado e seria um transtorno avisar os convidados —, o pastor celebrou o casamento na igreja mais próxima. Mas ficou o ressentimento do casal.

“Eu não gosto disso porque fui criada para não ser racista”, disse Te'Andrea. “Fui criada para amar e cuidar de todos.”

Igreja americana que negou casamento a negros pede desculpas.
agosto de 2012

Wilson criticou a atitude não só da congregação, mas também das pessoas que aceitaram uma determinação racista. “Como eles podem se apresentar como cristãos?”

O pastor afirmou ter ficado em uma situação difícil, porque não podia deixar de celebrar o casamento e nem desrespeitar a proibição da igreja.

A repercussão que o caso teve na imprensa fará com que a congregação batista recue de sua decisão, mas é de se supor que, mesmo assim, por algum bom tempo nenhum casal negro tente se casar lá.

No ano passado, uma igreja, também batista, chegou a proibir que um casal formado por uma branca e um negro assistisse ao culto, mas teve de desistir por causa das acusações de racismo.  


Igreja Batista fica na pequena cidade de Crystal Springs
Com informação das agências.

Igreja batista recua e aceita casal de branca com negro.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...