Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Católicos deixarão de ser maioria no Brasil em 2030, diz demógrafo

Houve uma aceleração
 no declínio do número de
 fiéis da Igreja Católica
Os católicos deixarão de ser maioria na população brasileira em 2030, ou seja, daqui a 18 anos, quando serão alcançados pelos evangélicos, permanecendo um empate em torno de 40% até 2040. A partir de então, os evangélicos se tornarão hegemônicos.

Essa previsão foi feita pelo demógrafo e professor da Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas) José Eustáquio Diniz Alves a partir dos resultados do Censo de 2010 que acabam de ser liberados pelo IBGE.

Ele disse que já se esperava que o Censo apontasse uma redução do número dos católicos, mas os números mostraram que houve uma aceleração no processo, ao mesmo tempo em que se consolidou o avanço dos evangélicos.

“Pela primeira vez, além de a população crescer mais, os católicos decresceram, perderam seguidores”, disse Alves ao jornal “O Globo”. “Antes, só cresciam em ritmo menor, o que fazia com que, relativamente ao total da população, caísse.”

O processo se manterá acelerado porque, entre outros fatores, a maioria dos católicos se encontra em uma faixa etária mais adiantada em relação aos evangélicos. “Quando essas pessoas morrerem, haverá uma queda do número de fiéis ainda maior.”

Em relação aos evangélicos, disse Alves, o número de mulheres em idade reprodutiva (até 40 anos) garantirá, por si só, a expansão deles. A proporção, nesse caso, é de cem mulheres para cada 77,6 homens.

Outros fatores estão contribuindo para que o Brasil se torne um país de maioria evangélica, como a “customização” de denominações para atender a demanda de diferentes grupos sociais. Há, por exemplo, igrejas para surfistas, como a Bola de Neve, e algumas destinadas a homossexuais.

Nas projeções do demógrafo, o desempate entre católicos e evangélicos ocorrerá após de 2040. Eles passarão ser, respectivamente, 40% e 42% da população.





Brasil caminha para algo raro: mudança de religião hegemônica
por Hélio Schwartsman em junho de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...