Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lei impõe pai-nosso nas escolas públicas e privadas de Apucarana

vereador José Airton Araújo, o Deco
Deco, o autor da lei, disse ser preciso
que as "pessoas voltem para Deus" 
A Câmara Municipal de Apucarana (centro-norte do Paraná) aprovou na semana passada por unanimidade em 1ª discussão projeto de lei que obriga os 58.000 estudantes das escolas públicas e privados a rezarem o pai-nosso todos os dias, no início da primeira aula.

A cidade tem mais de 120 mil habitantes e fica a 369 km de Curitiba, a capital. A Câmara tem 11 vereadores.

O projeto de lei é de autoria do vereador evangélico José Airton Araújo (PR). Ele disse que tomou essa iniciativa porque, neste “tempo de violência e desesperança”, “é preciso que as pessoas se voltem para Deus”, o que, acrescentou, tem de ocorrer “já na infância”.

“Se a gente não doutrinar os jovens na direção do bem, os traficantes e demais bandidos podem fazer isso na direção do mal, como já se vê hoje nas escolas de muitas cidades.”

Araújo disse que quem se recusar a orar não será punido. “[O cumprimento da lei] vai ficar para a consciência de cada um”, disse o vereador, que é fiel da Assembleia de Deus.

Ateus vão pedir ao MPE medidas contra lei do pai-nosso no Paraná.
28 de junho de 2012

Embora ele tenha destacado que o pai-nosso “é a oração que Cristo deixou para os seus seguidores”, e o “cristianismo é a religião da maioria esmagadora do povo brasileiro”, a lei é inconstitucional. O vereador é conhecido como "Deco do Cachorro Quente", porque ainda trabalha como vendedor ambulante.

O Ministério Público poderá contestar a lei na Justiça com o argumento de que o artigo 19 da Constituição, o da laicidade do Estado brasileiro, impede que qualquer instância de governo legisle ou se envolva com crença religiosa.

Na Bahia, o Tribunal de Justiça concedeu em abril ao MP liminar suspendendo a lei do pai-nosso aprovada pela Câmara de Ilhéus e sancionada pelo prefeito Newton Lima (PT).

Com informação do TN Online

Tribunal suspende lei que impôs pai-nosso nas escolas de Ilhéus. 
abril de 2012

CNBB afirma que escolas não podem impor o pai-nosso aos alunos.
abril de 2012

Lei do pai-nosso de Ilhéus.    Religião no Estado laico.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...