Bispo que acobertou estuprador de menina pede pra sair

Hagarty fez um "pacto secreto"
 para que a vítima ficasse quieta
O bispo Séamus Hegarty (na caricatura), 71, da diocese irlandesa de Derry, apresentou sua renúncia ao papa Bento 16 por estar sendo acusado de ter feito um “pacto secreto” para que uma vítima de abuso sexual não fosse à Justiça.

No ano passado, o jornal The Belfast Telegraph publicou que uma jovem foi abusada por um padre ao longo de uma década, começando quando ela tinha 8 anos de idade, e que estava impedida de levar o caso aos tribunais porque tinha assinado uma cláusula de confidencialidade com a Igreja Católica. A única providência que Hegarty tomou em relação ao padre foi transferi-lo de paróquia.  

Segundo o jornal, a vítima teria recebido 12 mil libras esterlinas (cerca de R$ 33,8 mil) e uma carta de desculpas do agressor em troca de seu silêncio.

O Vaticano informou que a renúncia foi aceita de acordo com o Código do Direito Canônico, que tem um artigo estabelecendo que um bispo pode se afastar de suas atividades em caso de “doença ou outra causa grave”.

Até agora, com Hegarty, cinco bispos irlandês pediram afastamento ou foram afastado pela igreja em decorrência de acobertamento de padres pedófilos.

Dois relatórios mostram que sacerdotes católicos abusaram de milhares de crianças nas últimas décadas, com a conivência, inclusive, do Vaticano. Por causa disso a Irlanda fechou sua embaixada na Santa Sé, sobre o pretexto de redução de gastos.

Com informação das agências.

Pedofilia faz a ex-catolicíssima Irlanda fechar embaixada na Santa Sé
novembro de 2011

Comentários

  1. sou cristão,mas concordo que todo crime tem que ser punido,principalmente este de abuso de crianças(crime hediondo).
    Tem que ser punido pela lei eclesiastica,pela lei juridica do país e podem ter certeza,vai ser punido por Deus!
    Padres,bispos,pastores,rabinos e qualquer lider religioso,que cometer crime,tem que pagar!

    ResponderExcluir
  2. Agora ele vai tomar um sorvete na Gelato Mio em Springfiel, lá ele será bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Pediu pra sair?! Que piada! Deveria apodrecer na cadeia, junto com todo o antro de pedófilos da ICAR! Por que não prendem esses malditos?! Além de passaporte deplomático eles tem imunidade também?! Seria cômico se não fosse trágico!

    Ah, mas tem vezes que leio uma noticia dessas e queria que o inferno realmente existisse!

    ResponderExcluir
  4. deveria pedir pra entrar... (na cela)

    ResponderExcluir
  5. Capitão Nascimento (BOPE)23 de novembro de 2011 17:13

    "Pede pra sair!""Pede pra sair!""Pede pra sair, senão vai sair debaixo de porrada!

    ResponderExcluir
  6. Por gentileza amigos, convidem esses pedófilos para irem para o xadrez, se possível!

    ResponderExcluir
  7. isso que dá, tirar o direito dos caras casarem, apesar de nao justificar, melhor pegar um garota de programa uai, deve ser preso e condenado, se for verdade as acusaçoes.

    ResponderExcluir
  8. Izaque Bastos, acontece que temos também pastores protestantes pedófilo seu hipocrita!

    Eu pensei que um dos princípios cristãos era tirar primeiro o cisco no nosso olho para depois tirar o do próximo!

    Izaque Bastos é um hipócrita que não vê que dentro das seitas protestantes também tem pedófilia aos montes.

    ResponderExcluir
  9. e daí fii, dei minha opiniao e pronto só isso? se tem nas protestantes, que prendam e condenem tambem, sou contra safados em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  10. Izaque Bastos disse...
    isso que dá, tirar o direito dos caras casarem, apesar de nao justificar, melhor pegar um garota de programa uai, deve ser preso e condenado, se for verdade as acusaçoes.
    -------------------------

    Aqui concordo com o Izaque: o celibato é algo que pode até explicar, mas não justifica.

    Essa prática do celibato me é estranha: onde o casamento de um padre com uma mulher atrapalharia o sacerdócio?

    ResponderExcluir
  11. Essa prática do celibato me é estranha: onde o casamento de um padre com uma mulher atrapalharia o sacerdócio?

    Senta que lá vem história!

    A criação do celibato não tem nada a ver com teologia, mas com política e economia. Tanto isso é verdade que ele não existiu sempre, mas foi adotado por volta dos séculos XI e XII.

    As razões da introdução do celibato têm a ver com o feudalismo. Como somente o primogênito herdava o feudo, os filhos mais novos dos nobres não tinham senão duas opções de sobrevivência: o vermelho (a carreira militar) e o negro (a carreira religiosa), mas ver nota ao final. Os que se dedicavam à carreira militar morreriam na guerra ou conquistariam feudo próprio. Os que entravam para a igreja adquiriam poder através dela (que era a grande senhora feudal da Idade Média).

    Como esses rapazes entravam para a igreja de mãos abanando (visto que não tinham herança alguma, no máximo um "dote"), a ICAR não queria que eles tirassem dela nenhuma propriedade através da herança de seus filhos. Porque o que não faltava era mulher querendo os padres e bispos, pelo poder e fartura de que desfrutavam ("comer como um padre, gordo como um abade" e outras frases não surgiram do nada).

    A estratégia para o celibato envolveu duas frentes: primeiro a condenação dos padres renitentes à clausura e segundo a punição severa das mulheres E FILHOS de padres. Várias bulas papais e leis promulgadas entre os século XI e XIII autorizavam qualquer senhor cristão a tomar como escravos a família de um padre, não apenas impunemente, mas definitivamente e com a bênção papal: escravizar mulher e filhos de um padre era algo "honesto a se fazer" e muito larápio o fazia para extorquir dinheiro do padre.

    Sobre os construtos culturais envolvidos na dissuasão da mulher quanto a unir-se a padres, gostaria de recomendar um humilde textinho meu: http://letras-eletricas.blogspot.com/2010/09/mula-sem-cabeca.html

    * na verdade haveria uma terceira carreira, o banditismo (ou seja, tornar-se 'cavaleiro andante').

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, os comentários do Gouvêa sempre inspiradores e esclarecedores. Obrigado por voltar, Mestre Jedi ;)

    ResponderExcluir
  13. "e daí fii, dei minha opiniao e pronto só isso? se tem nas protestantes, que prendam e condenem tambem, sou contra safados em qualquer lugar."

    Que ótimo Iazaque!, então não esconda no meu protestante.

    Ok hipocrita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário