Pular para o conteúdo principal

Padre e pastor reagem ao fim do proselitismo religioso em TV estatal

O padre Dionel Amaral e o pastor Flávio Lima, da Igreja Batista, criticaram a decisão do Conselho Curador da EBC (Empresas Brasileira de Comunicação) de acabar com os programas de proselitismo religioso dos quais eles são responsáveis na TV Brasil.

No domingo, após a transmissão da Santa Missa celebrada pelo arcebispo Orani Tempesta, do Rio, Amaral pediu aos fiéis para que mandassem à presidente Dilma Rouseff carta para que a decisão seja cancelada.

Como se a própria Igreja Católica não tivesse emissoras de TVs, o padre disse que os dois programas na TV estatal levam mensagens cristãs às pessoas que não podem sair de casa.

O padre argumentou que a extinção dos programas se opõe ao acordo assinado entre o Vaticano e o Brasil.

O pastor Lima, diretor do programa Reencontro, disse que os religiosos são vítimas de preconceitos. “[Os membros do Conselho Curador] nunca nos consultaram em nada.”

Por unanimidade, os membros do conselho conselho decidiram extinguir a programação de proselitismo religioso com o argumento de que as emissoras da EBC têm de estar alinhadas com o caráter laico do Estado.

No prazo de seis meses, os programas católicos e evangélicos serão substituídos por apresentações de cunho cultural sobre todas as crenças existentes no Brasil.

"Fizemos o que tínhamos de fazer", disse a presidente do conselho curador, Ima Célia Guimarães Vieira. "Ponderamos de vários lados. Apenas duas religiões usavam os meios públicos de comunicação. Estamos dando uma oportunidade para ampliar as religiões."

Com informação da Folha e do arquivo deste blog.

Órgãos públicos no Amazonas estão impregnados de símbolos católicos.
março de 2011

Religião no Estado laico.   > Religião na TV.

Comentários

Anônimo disse…
Pornô Gospel

Os programas veiculados por evangélicos não podem ser distinguidos dos programas ShopBUY, SHOPTIME, POLISHOP e outros que promovem o comércio gospel televisado
.
Os sabonetes milagrosos, sabonete consagrado, toalhinha molhada de suor, toalha ungida, toalha milagrosa, sal ungido, água ungida, óleo para unção, óleo de Israel, óleo da alegria, óleo santo, óleo de Rosa de Sarom e refrigerante evangélico são recomendados e “martelados” repetidamente á exaustão sobre o telespectador imobilizado mentalmente.

Nem Jesus resistiria a tanta pressão pastorizada na TV dos vendilhões do templo moderno.

Só vendo...
Anônimo disse…
Irônico não é?Qualquer coisinha eles logo reclamam de preconceito...Gozado né?!!Todo mundo é obrigado a ver programa religioso na tv aberta e as emissoras são obrigadas a negociar os horários com eles.Realmente,ele não têm moral para criticar ninguém.A religião defende e promove todos os preconceitos menos o religioso.Muito irônico!!!
Anônimo disse…
Religião tbm não é essa hegemonia tbm não!!!O que tem de crente e de católico decepcionado e fora das igrejas não é moleza.... Entre ser membro ativo,fiel e participativo nessas seitas e apenas declarar-se religioso existe uma diferença colossal.E esse proselitismo religioso via tv é uma indecorosidade!!!!!
Esses vagabundos vendedores de ilusão precisam é de ocupações eéria e que tragam mais benefícios para o País, do que para as suas já gordas contas bancárias. CHARLATANISMO É CRIME, seja qualquer título sob o qual seja praticado.
Carwp disse…
Meu parabéns a todos perseguidores das religiões. Agora quero ver vocês retirarem do ar os programas com temas violentos, especialmente os filmes e seriados que ensinam os psicopatas como agirem e matarem. Por qual motivo esses programas não são retirados do ar?
Anônimo disse…
todos que creticam a programação evangelica é pq são todos do mundo,e não querem ter conhecimento de Deus.mas um dia os tais vão ter que se ajoelhar diante de Deus para convessa que cristo é o senhor.até vc Dilma .cuidado vc pode morre daqui pra manhã...a vida pertence a Deus.
cuidado mentirosa.
vou fazer o povo ficar contra vc sua mentirosa.

ha eu não sou contra os reliosos não,eu sou a favor.
depois que ganhou faz esse papelão ai ne..
cuitado.
Anônimo disse…
A Dilma,assim como o Lula,não é marionete de igreja.Ela já tem minha simpatia ainda que o governo não preste!!Essa gente de igreja( principalmente seus líderes religiosos gananciosos)tem que reconhecer o lugarzinho deles!!
Anônimo disse…
o problema é o seguinte, a quem questionou o motivo de não se tirar filmes violentos do ar, em detrimento dos proselitismos televisivos.
voce nunca foi no teatro, provavelmente.
lá voce escolhe a peça e ve o que quer. na tv é o mesmo, se o filme é agressivo para voce, tem gente que adora, tanto que estes filmes são sucesso. veja o caso do exterminador do futuro.
hilander, filmes de gladiadores, etc.
voce tem a opção de mudar de canal, mas todos tem.
caso voce não saiba, filmes e teatro, são a transformação de peças literárias em outras mídias, no caso filmes.
agora, quando se trata da transmissão de programas religiosos, voce esta ferindo a constituição, já que o pais é laico.
seus troxas, f. d put.a, vão ler a constituição, seus p.o.rras e ve se para de encher o s.aco de quem não tem as mesmas idéias de voces. voces são uns pobres coitados, que só sabem ler um livro, se é que leram, pegam umas partes e partem pra cima de que leu tudo e viu um monte de erros crassos, como:
se Deus criou o mundo, fez adão, fez, eva. ele fizeram caim e abel, só os 4. ai caim mata abel, foge e vai se casar com uma mulher de "outras terras" p.orra. isto é chamar todos de idiotas. onde estava este povo.
depois vem a historia da sodoma e gomorra.
as filhas embebedam o pai e o estupram, legal, né.
ddepois vem o diluvio, matou todu mundo na terra. só que esqueceram que tinham culturas milenares nos andes. no japão, e outros lugares. como é que morreu todo mundo?
esta fé, estimula a matar quem pensa diferente, tá ai a inquisição, o proprio abraão, ou moises, sei lá, ao descer do morro, mandou matar todos que fizeram o bezerro de ouro.
não se tem nenhum registro de Cristo ou outros que aparecem nos livros. e os romanos eram tremendamente organizados.
voces acreditam em estórias da carochinha, lendas, e tem tanta fé(só assim para crer tanto) que não permitem que os outros não acreditem ou descordem.
pelo amor de Deus, parem de encher nosso s.aco.
Unknown disse…
deixa eu ver... filmes violentos...
Que tal aquelas dúzias de filmes bíblicos sangrentos...

Um lá de Sansão, outro de Sodoma/Gomorra
Outro ensinando como destrinchar a carne de jesus.

Ô coisa bem instrutiva...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...