Pular para o conteúdo principal

Supermercado revista menino porque de 'preto a gente desconfia'

Um funcionário do Supermercado Assim Ltda., de Patos de Minas (MG), revistou R., um menino, porque achou que tinha furtado alguma coisa, mas não encontrou nada em seus bolsos. A mãe reclamou com a direção do supermercado e ouviu, entre outras coisas, que “quando é preto a gente desconfia”.

A discriminação ocorreu em abril de 2006. Agora, a 13ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) de Minas Gerais condenou o supermercado a pagar ao menino R$ 10 mil por danos morais.

Em primeira instância, a Justiça tinha decidido que não havia provas suficientes do suposto racismo e indeferiu o pedido de reparação apresentado pela mãe em nome do menino.

Contudo, para o desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata, relator do caso, uma das testemunhas contou “com riqueza de detalhes” o que tinha havido, apontando o local exato da revista ao menino. Ele estranhou que os relatos das testemunhas de defesa do supermercado -- todos funcionários -- fossem muito parecidos entre si, como se estivessem sido ensaiados.

janeiro de 2011

Comentários

Christian Paz disse…
10 mil só ?

Deveria ter fechado o supermercado e colocado a pessoa que falou isso na cadeia !
Anônimo disse…
cadê os ateus p/ opinar?
Anônimo disse…
É estranho né... Sempre que há uma postagem sobre racismo os ateus se omitem ou pior, defendem o racista dizendo que é "patrulha intelectual", é hipocrisia "politicamente coreta"....

Cada vez mais parece que os ateus são racistas também.... que fofo....
Anônimus disse…
Eles querem dizer que se é negro é ladrão...
Eles não tomam vergonha mesmo...
Bruninho Freitas disse…
Eu sou ateu. ateu, cidadão, humano e negro. E obviamente me solidarizo com a causa do garoto, e no lugar dele eu também estaria processando o mercado e o segurança. além do mais...concordo plenamente com uma postagem em que diz que 10.000 é pouco, nada paga tal constrangimento.
Anônimo disse…
Isso ainda acontece , que barbaro! Gente assim , não merece nada!
Bobo Ninja disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
esse racismo mata viu?? q horror.. deviam prender esse idiota que falou isso!!
Unknown disse…
o que tem haver religião com preconceito?
seu burro
Anônimo disse…
Realmente, o que religião tem a ver com preconceito? Ninguém deve ser preconceituoso, seja cristão, muçulmano, judeu, ateu, hindu, budista ou espírita. Misturar os dois assuntos é, no mínimo, recurso de quem não tem argumentos e tenta insuflar a mente dos que não sabem diferenciar lobos e cordeiros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

A ciência sempre venceu os confrontos com a religião. Mas os crentes não se rendem. Até quando?

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

Como usar a blasfêmia sem ofender as pessoas? Saiba como ser um bom blasfemador