Pular para o conteúdo principal

Abdelmassih teria manipulado células de animais em clínica

Roger Abdelmassih, o especialista em reprodução humana assistida mais conhecido do país, manipulava em sua clínica culturas de células de animais cultivadas por uma empresa de pesquisas veterinárias. 

A denúncia é do engenheiro químico Paulo Henrique Ferraz Bastos (foto abaixo), sócio dessa empresa do interior paulista que prestou serviços à clínica de Abdelmassih por mais de dois anos.

PAULO BASTOS

O engenheiro disse que rompeu o contrato com o médico porque lhe incomodava ter as suas pesquisas feitas com animais sendo aproveitadas por uma clínica de fertilização de humanos.

Ao dar entrevistas ao Fantástico que foi apresentado ontem à noite, Bastos não entrou em detalhes sobre o serviço que prestou a Abdelmassih. Não revelou, por exemplo, os animais de suas pesquisas.

Uma ex-paciente do médico contou a este blog que ficou sabendo em março deste ano de Bastos que a clínica de Abdelmassih fazia experiências em mulheres com células de animais.

“Ele [Bastos] me disse que coisas terríveis aconteciam lá”, afirmou essa ex-paciente, que é uma das que acusam Abdelmassih de abuso sexual.

O ginecologista Vicente, filho de Abdelmassih, era um dos contatos entre a clínica e a empresa veterinária.

Bastos falou ao Fantástico que teve de mudar de cidade porque, para não contar o que sabe, foi ameaçado de morte. “Me falaram que no Brasil é muito fácil ser assassinado.”

O MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo, que denunciou (acusou formalmente) Abdelmassih à Justiça por estupro e atentado violento ao pudor, agora investiga se a clínica faz manipulação genética indevida. Bastos será chamado para depor.

Recentemente, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) inspecionou os laboratórios da clínica, mas não se sabe se constatou alguma irregularidade. 

O órgão só decidiu suspender o registro profissional de Abdelmassih depois que a Justiça negou um pedido de habeas corpus — o médico está preso desde o dia 17 deste mês. 

Dias antes, a maioria dos conselheiros do órgão tinha rejeitado uma proposta de afastar temporariamente Abdelmassih de suas atividades. 


Pelo depoimento de ex-pacientes, a clínica pode ter mantido um banco clandestino de óvulos e de espermas. Se essa informação for confirmada, o Ministério Público vai quer saber como a clínica obtinha tais células, se, no caso dos óvulos, das próprias pacientes, sem que elas soubessem, o que seria furto, ou se de jovens sob pagamento.

Há o caso de um empresário do Espírito Santo que descobriu com exame de DNA que os gêmeos que sua mulher teve por intermédio de tratamento com Abdelmassih foram fecundados com o esperma de um doador. 

A Polícia Civil e o Ministério Público têm relatos de ex-pacientes segundo os quais, a mulheres de mais idade, o médico oferecia o uso de citoplasma (células que envolvem o núcleo do óvulo) de jovens, para aumentar a probabilidade de fertilização.

A uma paciente a quem propôs “turbinar o óvulo”, o médico disse que o marido dela não precisava saber do procedimento. 

A paciente perguntou de quem seria o citoplasma. Abdelmassih, irritado, teria respondido que não era de “nenhuma neguinha de rua”.

Filhos de óvulos turbinados podem ter o DNA da mulher cujo citoplasma foi usado na fertilização, além o dos pais.

Abdelmassih sempre se vangloriou de obter uma taxa de êxito em fertilizações maior do que a de seus concorrentes, os quais ele chama de “invejosos”.

Os advogados do médico ainda não apresentaram à Justiça a defesa que estão preparando para refutar cada uma das acusações. Eles estão solicitando de algumas ex-pacientes testemunho em favor do médico.

Sobre a quantidade de mulheres que acusam Abdelmassih de assédio sexual — o total agora é de 65 e pode subir mais nos próximos dias —, o principal argumento dos advogados do médico será de que ex-pacientes oportunistas estão querendo montar “uma indústria de indenização”.




Justiça de Santa Catarina determina que casal vacine seus três filhos

Vacina tríplice não aumenta risco de autismo, concluiu pesquisa

Canadense antivacina causa surto de sarampo em Vancouver

Estado de Nova Iorque obriga judeus ortodoxos a vacinarem seus filhos




Comentários

Anônimo disse…
Existe um velho ditado que diz assim: "Qanto mais mexe, mais fede"
Estamos vendo a cada dia, uma descoberta pior que a outra.

E para ROGER ex Dr. eu digo: " SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME" Chegou tua vez...
Anônimo disse…
No meu caso ele apresentou um contrato denominado Consentimento Informado, cujo teor me obrigava a doar os meus embriões restantes para pesquisas genéticas. Contudo, não me foi fornecida cópia deste contrato e, embora eu não desejasse assinar o documento, ele me foi apresentado alguns minutos antes de implantar os embriões, ou seja, em situação emocional completamente adversa. Acredito que isso possa ter sido uma espécie de coação e hoje não sei como posso reaver os meus embriões deixados na clínica. Será que utilizaram para pesquisas fraudulentes?
Anônimo disse…
anônimo das 12:08, estou na mesma situação que você! assinar o termo na "hora H" considero anti-ético porque vocÊ está em vulnerabilidad eemocional e, segundo a resolução do conselho nacional de saúde n° 196/2000, a pessoa deve receber uma cópia deste termo assinado pelo responsável técnico pela pesquisa. Sabe, estou até duvidando que eles tenham, de fato, encontrado espermatozóide no meu marido.... acho que eles inventaram isso só para conseguir nosso $$$$.
Lucio Ferro disse…
Esse cara tácada dia mais enrolado. Será que os tão falados altos índices de sucesso da sua clínica são fruto só de competência e trabalho árduo? Parece que quantomais investigar mais podres vão aparecer.
Setembrino Barzinni disse…
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, com esta avalanche de denúncias não vai fechar a Clinica do Doutor Roger Abdelmassih e suspender definitivamente o seu Registro Profissional? O que falta mais?
Na minha terra Natal a Itália, crimes como estes, com requintes de crueldade e covardia jamais seriam admitidos e a Justiça seria rápida.
Anônimo disse…
Setembrino Barzinni, você já ouviu falar em julgamento? Ou acha que qualquer um pode falar o que quer (por exemplo, o tal engenheiro químico)sobre alguém e já se admite a culpa? No seu país é assim? No Brasil espero que a justiça seja feita! Vá viver na sua terra natal!
Anônimo disse…
Existem provas? A defesa vai vir vamos ver quem vai se dar bem
regina disse…
Quem defende este monstro é porque não sofreu as consequencias dos atos inescrupulosos deste homem que só pensava em seus lucros e seu sucesso como geneticista, fazendo fama no mundo. Eu que tive minha vida quase ceifada por este monstro sei o que é isto, espero que ele pague por isto. Deus sabe o que eu sofri por culpa deste monstro.
Anônimo disse…
Informe-se melhor quanto à informação que dá neste blog quanto a "Uma ex-paciente do médico contou a este blog que ficou sabendo em março deste ano de Bastos que a clínica de Abdelmassih fazia experiências em mulheres com células de animais. “Ele [Bastos] me disse que coisas terríveis aconteciam lá”, afirmou essa ex-paciente, que é uma das que acusam Abdelmassih de abuso sexual". Não sei qual a intenção do sr "engenheiro químico", mas aguarde, ele será desmascarado. Parem com esse terrorismo! Quais os interesses por trás de tudo isso? E é ao Dr. Roger que chamam de montro?
Anônimo disse…
´´NEGUINHA DE RUA´´

MOVIMENTO NEGRO DO BRASIL

agora é com vcs ? a raça negra foi gravemente ofendida por esse CRIMINOSO CANALHA !!!

os amigos do DR ROGER tbmn postam na comu

EU ODEIO O DR ROGER no orkut

inclusive tem parentes dele lá postando...


ELE JA ESTA A UM ANO dilapidando seu patrimonio pra evitar ter de indenizar as vitimas...

talvez as tais DIVIDAS dele de mais de 4 milhoes de reais seja até FORJADAS a um falso devedor pra ele tranferir a divida pra outra pessoa...e nao pagar as vitimas
Anônimo disse…
Anônimo das 11:42, Por que imagina que são parentes dele postando? Você os conhece? Pelo jeito conhece bem a família!!!! Por que não poderiam ser amigos, que o querem bem, e que NÃO ACREDITAM NO QUE ESTÁ ACONTECENDO. TODOS TÊM OS SEUS DIREITOS. RESPEITE OS NOSSO!
Claudia Fiúza de Toledo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Comentários que fazem acusações levianas a parentes do réu Roger Abdelmassih não estão sendo publicados.
Anônimo disse…
Na clinica do dr Roger tudo e permitido,inclusive o aborto consentido.Ao serem implantados multiplos embrioes,se todos vingarem,podemos tranquilamente,reduzir o numero.Presenciei,um caso,em que foi oferecido uma reduçao de quadruplos,mas a paciente recusou a intervençao....Uma clinica que se propoe a dar filhos a casais inferteis,tambem pode aborta-los com a maior tranquilidade...Sera que os casais são informados antes da intervenção ?sera que uma vida vale um aborto?E o risco de vida mãe e bebês ?Fica tudo nas mãos do casal,do obstetra e do neonatologista....
Anônimo disse…
Nota de Esclarecimento

A Clínica e Centro de Pesquisa Abdelmassih vem a público esclarecer
fatos da reportagem exibida pelo fantástico de ontem, 23/8. O
engenheiro químico, Paulo Henrique Ferraz Bastos, que fez pesadas
acusações contra esta Clínica, jamais pisou aqui e jamais colaborou
com médicos em nenhum setor desta Clínica. Trata-se de desconhecido que responderá judicialmente pelas acusações que fez.
Ficamos perplexos ao constatar que o jornalismo pautado pelas boas
práticas da Rede Globo não foi seguido neste caso. Tivessem tomado as cautelas mínimas de checagem, saberiam que este senhor nunca teve qualquer contato com esta Clínica.
Desconhecemos quais são as motivações deste Senhor. O jornalismo da TV Globo, reconhecido por sua seriedade, não deve se deixar levar pelo clima de comoção e histeria que se seguiu à prisão do Dr.
Roger Abdelmassih. É necessário ter calma e serenidade para evitar que
injustiças irremediáveis sejam cometidas agora.
Temos confiança plena nos métodos e procedimentos adotados nesta
Clínica, frutos de pesquisa e de trabalho sério de profissionais.

E é mencionado no blog Paulo Lopes, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2009

Vicente Abdelmassih – Médico
Soraia Abdelmassih – Biomédica
Clinica e Centro de Pesquisa Abdelmassih
tel> 11 3087.1555
Eliza disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Adriana diz:
= Sou paciente da clinica e confio plenamente na equipe médica que nos acompanha.
Espero e desejo de que tudo se esclareça, afinal de contas existem muitos profissionais nesta area que querem a desgraça do Dr Roger.
Bruna Grossi disse…
Roger, Vicente e a promotora DE Sacco formam uma quadrilha de psicopatas,devassos,tarados, cheios de aberrações sexuais, que devem ser denunciados ao Tribunal internacional por crime contra a humanidade. Este bando mistura, medicina,dinheiro e justiça.Eles estão rindo das vítimas.
Anônimo disse…
JUSTIÇA PARA ISABELLA NARDONE, AGORA QUEREMOS VER JUSTIÇA NO CASO DO MÉDICO MONSTRO 56 ESTUPROS NÃO ISSO NÃO PODE SER COINCIDENCIA. NÃO NÃO,TÁ se vendo que o cara é cheio dos rolos
Anônimo disse…
Bom, e esse tal de Doutor Lister Salgueiro que durante muitos anos foi gerente da clinica do Doutor Roger esse cara sabe muita coisa ele deveria ser indiciado, se eu presidisse esse inquerito logo destrinchava toda essa sacanagem. Acho que todos os empregados dessa clinica deveriam ser convocados a depor ai queria ver se os podres não iam aparecer.
SENHORAS VITIMAS SOLICITEM ISSO PELOS SEUS ADVOGADOS
Anônimo disse…
Senhorita que fez o comentario dizendo que é paciente da clinica do Dr. Roger, filha vôce é mulher como eu sou já trabalhei com ele, acho que ele merece tudo o que está passando afinal presenciamos muitas coisa.
Anônimo disse…
hahahahahaha, que comédia!!!
Anônimo disse…
Como ficou o caso delatado pelo engenheiro químico? Os cientistas russos estão trabalhando no Departamento de Genética do Instituto Butantã, ligado à USP. E o engenheiro e suas acusações sem provas onde estão ? (as tais 70 horas de gravação que ele disse ter à revista Época nunca apareceram) Será que ele está fugindo do "poderoso" Roger ainda? O Ministério Público já apurou os crimes biológicos cometidos na clínica do médico?
Angela Tucker disse…
Olá Paulo, você sabe dizer qual foi o resultado do inquérito policial aberto para apurar esses crimes biológicos. São mais de 5 anos, já deveria haver uma resposta. Obrigada pela atenção.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes