Pular para o conteúdo principal

Abdelmassih teria manipulado células de animais em clínica

Roger Abdelmassih, o especialista em reprodução humana assistida mais conhecido do país, manipulava em sua clínica culturas de células de animais cultivadas por uma empresa de pesquisas veterinárias. 

A denúncia é do engenheiro químico Paulo Henrique Ferraz Bastos (foto abaixo), sócio dessa empresa do interior paulista que prestou serviços à clínica de Abdelmassih por mais de dois anos.

PAULO BASTOS

O engenheiro disse que rompeu o contrato com o médico porque lhe incomodava ter as suas pesquisas feitas com animais sendo aproveitadas por uma clínica de fertilização de humanos.

Ao dar entrevistas ao Fantástico que foi apresentado ontem à noite, Bastos não entrou em detalhes sobre o serviço que prestou a Abdelmassih. Não revelou, por exemplo, os animais de suas pesquisas.

Uma ex-paciente do médico contou a este blog que ficou sabendo em março deste ano de Bastos que a clínica de Abdelmassih fazia experiências em mulheres com células de animais.

“Ele [Bastos] me disse que coisas terríveis aconteciam lá”, afirmou essa ex-paciente, que é uma das que acusam Abdelmassih de abuso sexual.

O ginecologista Vicente, filho de Abdelmassih, era um dos contatos entre a clínica e a empresa veterinária.

Bastos falou ao Fantástico que teve de mudar de cidade porque, para não contar o que sabe, foi ameaçado de morte. “Me falaram que no Brasil é muito fácil ser assassinado.”

O MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo, que denunciou (acusou formalmente) Abdelmassih à Justiça por estupro e atentado violento ao pudor, agora investiga se a clínica faz manipulação genética indevida. Bastos será chamado para depor.

Recentemente, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) inspecionou os laboratórios da clínica, mas não se sabe se constatou alguma irregularidade. 

O órgão só decidiu suspender o registro profissional de Abdelmassih depois que a Justiça negou um pedido de habeas corpus — o médico está preso desde o dia 17 deste mês. 

Dias antes, a maioria dos conselheiros do órgão tinha rejeitado uma proposta de afastar temporariamente Abdelmassih de suas atividades. 


Pelo depoimento de ex-pacientes, a clínica pode ter mantido um banco clandestino de óvulos e de espermas. Se essa informação for confirmada, o Ministério Público vai quer saber como a clínica obtinha tais células, se, no caso dos óvulos, das próprias pacientes, sem que elas soubessem, o que seria furto, ou se de jovens sob pagamento.

Há o caso de um empresário do Espírito Santo que descobriu com exame de DNA que os gêmeos que sua mulher teve por intermédio de tratamento com Abdelmassih foram fecundados com o esperma de um doador. 

A Polícia Civil e o Ministério Público têm relatos de ex-pacientes segundo os quais, a mulheres de mais idade, o médico oferecia o uso de citoplasma (células que envolvem o núcleo do óvulo) de jovens, para aumentar a probabilidade de fertilização.

A uma paciente a quem propôs “turbinar o óvulo”, o médico disse que o marido dela não precisava saber do procedimento. 

A paciente perguntou de quem seria o citoplasma. Abdelmassih, irritado, teria respondido que não era de “nenhuma neguinha de rua”.

Filhos de óvulos turbinados podem ter o DNA da mulher cujo citoplasma foi usado na fertilização, além o dos pais.

Abdelmassih sempre se vangloriou de obter uma taxa de êxito em fertilizações maior do que a de seus concorrentes, os quais ele chama de “invejosos”.

Os advogados do médico ainda não apresentaram à Justiça a defesa que estão preparando para refutar cada uma das acusações. Eles estão solicitando de algumas ex-pacientes testemunho em favor do médico.

Sobre a quantidade de mulheres que acusam Abdelmassih de assédio sexual — o total agora é de 65 e pode subir mais nos próximos dias —, o principal argumento dos advogados do médico será de que ex-pacientes oportunistas estão querendo montar “uma indústria de indenização”.




Justiça de Santa Catarina determina que casal vacine seus três filhos

Vacina tríplice não aumenta risco de autismo, concluiu pesquisa

Canadense antivacina causa surto de sarampo em Vancouver

Estado de Nova Iorque obriga judeus ortodoxos a vacinarem seus filhos




Comentários

Anônimo disse…
Existe um velho ditado que diz assim: "Qanto mais mexe, mais fede"
Estamos vendo a cada dia, uma descoberta pior que a outra.

E para ROGER ex Dr. eu digo: " SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME" Chegou tua vez...
Anônimo disse…
No meu caso ele apresentou um contrato denominado Consentimento Informado, cujo teor me obrigava a doar os meus embriões restantes para pesquisas genéticas. Contudo, não me foi fornecida cópia deste contrato e, embora eu não desejasse assinar o documento, ele me foi apresentado alguns minutos antes de implantar os embriões, ou seja, em situação emocional completamente adversa. Acredito que isso possa ter sido uma espécie de coação e hoje não sei como posso reaver os meus embriões deixados na clínica. Será que utilizaram para pesquisas fraudulentes?
Anônimo disse…
anônimo das 12:08, estou na mesma situação que você! assinar o termo na "hora H" considero anti-ético porque vocÊ está em vulnerabilidad eemocional e, segundo a resolução do conselho nacional de saúde n° 196/2000, a pessoa deve receber uma cópia deste termo assinado pelo responsável técnico pela pesquisa. Sabe, estou até duvidando que eles tenham, de fato, encontrado espermatozóide no meu marido.... acho que eles inventaram isso só para conseguir nosso $$$$.
Lucio Ferro disse…
Esse cara tácada dia mais enrolado. Será que os tão falados altos índices de sucesso da sua clínica são fruto só de competência e trabalho árduo? Parece que quantomais investigar mais podres vão aparecer.
Setembrino Barzinni disse…
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, com esta avalanche de denúncias não vai fechar a Clinica do Doutor Roger Abdelmassih e suspender definitivamente o seu Registro Profissional? O que falta mais?
Na minha terra Natal a Itália, crimes como estes, com requintes de crueldade e covardia jamais seriam admitidos e a Justiça seria rápida.
Anônimo disse…
Setembrino Barzinni, você já ouviu falar em julgamento? Ou acha que qualquer um pode falar o que quer (por exemplo, o tal engenheiro químico)sobre alguém e já se admite a culpa? No seu país é assim? No Brasil espero que a justiça seja feita! Vá viver na sua terra natal!
Anônimo disse…
Existem provas? A defesa vai vir vamos ver quem vai se dar bem
regina disse…
Quem defende este monstro é porque não sofreu as consequencias dos atos inescrupulosos deste homem que só pensava em seus lucros e seu sucesso como geneticista, fazendo fama no mundo. Eu que tive minha vida quase ceifada por este monstro sei o que é isto, espero que ele pague por isto. Deus sabe o que eu sofri por culpa deste monstro.
Anônimo disse…
Informe-se melhor quanto à informação que dá neste blog quanto a "Uma ex-paciente do médico contou a este blog que ficou sabendo em março deste ano de Bastos que a clínica de Abdelmassih fazia experiências em mulheres com células de animais. “Ele [Bastos] me disse que coisas terríveis aconteciam lá”, afirmou essa ex-paciente, que é uma das que acusam Abdelmassih de abuso sexual". Não sei qual a intenção do sr "engenheiro químico", mas aguarde, ele será desmascarado. Parem com esse terrorismo! Quais os interesses por trás de tudo isso? E é ao Dr. Roger que chamam de montro?
Anônimo disse…
´´NEGUINHA DE RUA´´

MOVIMENTO NEGRO DO BRASIL

agora é com vcs ? a raça negra foi gravemente ofendida por esse CRIMINOSO CANALHA !!!

os amigos do DR ROGER tbmn postam na comu

EU ODEIO O DR ROGER no orkut

inclusive tem parentes dele lá postando...


ELE JA ESTA A UM ANO dilapidando seu patrimonio pra evitar ter de indenizar as vitimas...

talvez as tais DIVIDAS dele de mais de 4 milhoes de reais seja até FORJADAS a um falso devedor pra ele tranferir a divida pra outra pessoa...e nao pagar as vitimas
Anônimo disse…
Anônimo das 11:42, Por que imagina que são parentes dele postando? Você os conhece? Pelo jeito conhece bem a família!!!! Por que não poderiam ser amigos, que o querem bem, e que NÃO ACREDITAM NO QUE ESTÁ ACONTECENDO. TODOS TÊM OS SEUS DIREITOS. RESPEITE OS NOSSO!
Claudia Fiúza de Toledo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Comentários que fazem acusações levianas a parentes do réu Roger Abdelmassih não estão sendo publicados.
Anônimo disse…
Na clinica do dr Roger tudo e permitido,inclusive o aborto consentido.Ao serem implantados multiplos embrioes,se todos vingarem,podemos tranquilamente,reduzir o numero.Presenciei,um caso,em que foi oferecido uma reduçao de quadruplos,mas a paciente recusou a intervençao....Uma clinica que se propoe a dar filhos a casais inferteis,tambem pode aborta-los com a maior tranquilidade...Sera que os casais são informados antes da intervenção ?sera que uma vida vale um aborto?E o risco de vida mãe e bebês ?Fica tudo nas mãos do casal,do obstetra e do neonatologista....
Anônimo disse…
Nota de Esclarecimento

A Clínica e Centro de Pesquisa Abdelmassih vem a público esclarecer
fatos da reportagem exibida pelo fantástico de ontem, 23/8. O
engenheiro químico, Paulo Henrique Ferraz Bastos, que fez pesadas
acusações contra esta Clínica, jamais pisou aqui e jamais colaborou
com médicos em nenhum setor desta Clínica. Trata-se de desconhecido que responderá judicialmente pelas acusações que fez.
Ficamos perplexos ao constatar que o jornalismo pautado pelas boas
práticas da Rede Globo não foi seguido neste caso. Tivessem tomado as cautelas mínimas de checagem, saberiam que este senhor nunca teve qualquer contato com esta Clínica.
Desconhecemos quais são as motivações deste Senhor. O jornalismo da TV Globo, reconhecido por sua seriedade, não deve se deixar levar pelo clima de comoção e histeria que se seguiu à prisão do Dr.
Roger Abdelmassih. É necessário ter calma e serenidade para evitar que
injustiças irremediáveis sejam cometidas agora.
Temos confiança plena nos métodos e procedimentos adotados nesta
Clínica, frutos de pesquisa e de trabalho sério de profissionais.

E é mencionado no blog Paulo Lopes, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2009

Vicente Abdelmassih – Médico
Soraia Abdelmassih – Biomédica
Clinica e Centro de Pesquisa Abdelmassih
tel> 11 3087.1555
Eliza disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Adriana diz:
= Sou paciente da clinica e confio plenamente na equipe médica que nos acompanha.
Espero e desejo de que tudo se esclareça, afinal de contas existem muitos profissionais nesta area que querem a desgraça do Dr Roger.
Bruna Grossi disse…
Roger, Vicente e a promotora DE Sacco formam uma quadrilha de psicopatas,devassos,tarados, cheios de aberrações sexuais, que devem ser denunciados ao Tribunal internacional por crime contra a humanidade. Este bando mistura, medicina,dinheiro e justiça.Eles estão rindo das vítimas.
Anônimo disse…
JUSTIÇA PARA ISABELLA NARDONE, AGORA QUEREMOS VER JUSTIÇA NO CASO DO MÉDICO MONSTRO 56 ESTUPROS NÃO ISSO NÃO PODE SER COINCIDENCIA. NÃO NÃO,TÁ se vendo que o cara é cheio dos rolos
Anônimo disse…
Bom, e esse tal de Doutor Lister Salgueiro que durante muitos anos foi gerente da clinica do Doutor Roger esse cara sabe muita coisa ele deveria ser indiciado, se eu presidisse esse inquerito logo destrinchava toda essa sacanagem. Acho que todos os empregados dessa clinica deveriam ser convocados a depor ai queria ver se os podres não iam aparecer.
SENHORAS VITIMAS SOLICITEM ISSO PELOS SEUS ADVOGADOS
Anônimo disse…
Senhorita que fez o comentario dizendo que é paciente da clinica do Dr. Roger, filha vôce é mulher como eu sou já trabalhei com ele, acho que ele merece tudo o que está passando afinal presenciamos muitas coisa.
Anônimo disse…
hahahahahaha, que comédia!!!
Anônimo disse…
Como ficou o caso delatado pelo engenheiro químico? Os cientistas russos estão trabalhando no Departamento de Genética do Instituto Butantã, ligado à USP. E o engenheiro e suas acusações sem provas onde estão ? (as tais 70 horas de gravação que ele disse ter à revista Época nunca apareceram) Será que ele está fugindo do "poderoso" Roger ainda? O Ministério Público já apurou os crimes biológicos cometidos na clínica do médico?
Angela Tucker disse…
Olá Paulo, você sabe dizer qual foi o resultado do inquérito policial aberto para apurar esses crimes biológicos. São mais de 5 anos, já deveria haver uma resposta. Obrigada pela atenção.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch...