Pular para o conteúdo principal

Jornal vai acabar logo se não se reinventar

sabine_righetti

Se o jornal impresso não se reinventar, ele vai acabar em pouco tempo, sendo substituído pela internet, o que já começa a acontecer. Hoje, o jornal já está meio sem função.

Essa é a conclusão à qual chegou estudo de mestrado em Política Científica e Tecnológica de Sabine Righetti (foto), formada em jornalismo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Sabine observa que a internet é uma revolução tecnológica que ocorre em velocidade muito mais rápida em relação a outras evoluções de disseminação de informação e conhecimento.

Ela disse em entrevista ao IHU On-Line que no começo de seu estudo observou que os jornais impressos tendiam simplesmente a se reproduzirem em sua versão on-line, exagerando no uso de hiperlinks. Mas agora, falou, os jornais entenderam que não precisa ser assim.

“No entanto, ainda não há, a meu ver, uma identidade de texto. Ainda estamos vivendo a construção dessa identidade.”

Há uma tendência, disse, de que os textos sejam mais “quentes” e mais longos, com a incorporação à leitura de recursos de outras mídias, como o vídeo.

Para Sabine, as empresas jornalísticas, para sobreviverem, vão ter de “casar” a experiência da informação impressa com os recursos da internet, e esta é, por natureza, aglutinadora de mídias.

Sabine afirma que a crise dos jornais é anterior ao surgimento e consolidação da internet. Lembra que a partir dos 70 começaram a cair os investimentos publicitários em jornais e o número de leitores, em decorrência do cinema e da popularização da tv a cabo. E a internet intensificou essa crise.

Como agravante, disse, os jornais caíram em uma armadilha montada por eles próprios: para tentar garantir fluxo de caixa, enxugaram a redação com a demissão dos melhores jornalistas, os de maiores salários, e houve uma queda na qualidade da informação, distanciando-se assim ainda mais dos leitores e anunciantes. "As empresas que estudei cometeram esse erro."

Philippe Meyer, jornalista, escritor, apresentador da tv francesa e especialista em mídia, afirma que nos próximos 25 anos o jornal impresso estará totalmente  extinto. O que, de acordo com o estudo de Sabine, vai ocorrer sim, se o jornal não se reinventar.

> Editor do NYT prevê fim da edição impressa em cinco anos. (fevereiro de 2007)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo