Pular para o conteúdo principal

Jornal vai acabar logo se não se reinventar

sabine_righetti

Se o jornal impresso não se reinventar, ele vai acabar em pouco tempo, sendo substituído pela internet, o que já começa a acontecer. Hoje, o jornal já está meio sem função.

Essa é a conclusão à qual chegou estudo de mestrado em Política Científica e Tecnológica de Sabine Righetti (foto), formada em jornalismo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Sabine observa que a internet é uma revolução tecnológica que ocorre em velocidade muito mais rápida em relação a outras evoluções de disseminação de informação e conhecimento.

Ela disse em entrevista ao IHU On-Line que no começo de seu estudo observou que os jornais impressos tendiam simplesmente a se reproduzirem em sua versão on-line, exagerando no uso de hiperlinks. Mas agora, falou, os jornais entenderam que não precisa ser assim.

“No entanto, ainda não há, a meu ver, uma identidade de texto. Ainda estamos vivendo a construção dessa identidade.”

Há uma tendência, disse, de que os textos sejam mais “quentes” e mais longos, com a incorporação à leitura de recursos de outras mídias, como o vídeo.

Para Sabine, as empresas jornalísticas, para sobreviverem, vão ter de “casar” a experiência da informação impressa com os recursos da internet, e esta é, por natureza, aglutinadora de mídias.

Sabine afirma que a crise dos jornais é anterior ao surgimento e consolidação da internet. Lembra que a partir dos 70 começaram a cair os investimentos publicitários em jornais e o número de leitores, em decorrência do cinema e da popularização da tv a cabo. E a internet intensificou essa crise.

Como agravante, disse, os jornais caíram em uma armadilha montada por eles próprios: para tentar garantir fluxo de caixa, enxugaram a redação com a demissão dos melhores jornalistas, os de maiores salários, e houve uma queda na qualidade da informação, distanciando-se assim ainda mais dos leitores e anunciantes. "As empresas que estudei cometeram esse erro."

Philippe Meyer, jornalista, escritor, apresentador da tv francesa e especialista em mídia, afirma que nos próximos 25 anos o jornal impresso estará totalmente  extinto. O que, de acordo com o estudo de Sabine, vai ocorrer sim, se o jornal não se reinventar.

> Editor do NYT prevê fim da edição impressa em cinco anos. (fevereiro de 2007)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.