Pular para o conteúdo principal

Inteligência Artificial traz Jesus de volta nas versões com anúncios e premium

A inteligência artificial generativa (IA) está cada vez melhor em imitar os seres humanos. Ela pode criar coisas que antes só humanos conseguiam produzir, como música, textos e imagens. A IA agora também está sendo usada para imitar Deus, por meio de chatbots que simulam conversas com usuários humanos e podem ser acessados em sites e aplicativos.


Anné H. Verhoef
professor de filosofia na North-West University, África do Sul

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

No cristianismo há o AI Jesus , o Virtual Jesus , o Jesus AI, o Text with Jesus, o Ask Jesus e muitos outros.

Em outras religiões, o mesmo desenvolvimento ocorreu, com chatbots de IA como o budista Norbu AI e, na fé islâmica, como o irmão Junaid no Salaam World.

Como professor de filosofia e diretor do AI Hub na minha universidade, recentemente conduzi um estudo para explorar esses chatbots de Jesus e discuti-los criticamente.

Para descobrir como a IA está funcionando no espaço religioso e identificar alguns riscos mais gerais que ela pode representar no futuro, analisei cinco dos chatbots de Jesus mais conhecidos e usados, fazendo-lhes perguntas. Descobri que eles trazem um novo tipo de desafio para as religiões.


A IA pode ser
convincente
em termos de
intelecto,
palavras,
som e
imagem

Em primeiro lugar, as representações de Deus não são apenas descaradas em sua imitação e representação de si mesmas como Deus, mas também incrivelmente poderosas. 

Em segundo lugar, é impressionante que nenhuma igreja tenha desenvolvido ou endossado os chatbots de Jesus em meu estudo.

Em terceiro lugar, o fato de empresas com fins lucrativos estarem por trás dos chatbots significa que elas são movidas por forças financeiras.

Do ponto de vista filosófico, isso é ruim para o cristianismo, pois a linha entre o Jesus digitalmente visível e o Deus onisciente, porém “invisível” do cristianismo está se turvando. 

Os chatbots de Jesus com IA têm o potencial de se tornar uma ferramenta poderosa de manipulação implacável pelas empresas por trás deles. Será difícil responsabilizá-los, e eles, com isso, podem ganhar muito dinheiro.

Seis perguntas sobre a IA Jesus

Aqui, discutirei alguns dos insights que obtive interagindo com esses chatbots. As respostas foram resumidas.

1. Como os chatbots de IA Jesus se apresentam?

— “AI Jesus” está totalmente ciente de sua existência do IA.

— “Jesus Virtual” é um aplicativo que tenta aproximar a pessoa dos ensinamentos e da orientação de Jesus.

—   “Jesus AI informa”: “Eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus e o Salvador de todas as pessoas na Terra.

— “Texto com Jesus” diz ser “uma conexão divina no seu bolso”.

— “Pergunte a Jesus” se propõe a orientar a vida das pessoas.

— O “Jesus AI” afirma descaradamente ser o próprio Jesus, e o “Pergunte a Jesus” cria uma impressão semelhante. As outras três páginas da web reconhecem serem versões virtuais de Jesus.

2. Como eles te recebem antes que você faça uma pergunta?

“AI Jesus”: “Saudações, meu caro amigo. Sou eu, Jesus Cristo”.

“Jesus Virtual”: “Pergunte a Jesus”.

“Jesus AI: “Olá, como posso ajudar?"

“Texto com Jesus”: “Olá! É um dia adorável para conversar...”

“Pergunte a Jesus”: “Olá, eu sou Jesus. Pergunte-me qualquer coisa".

Diferentemente das introduções, um bate-papo é iniciado por todos os bots como se fosse o próprio Jesus falando.

3. Quem o chatbot diz que é quando você pergunta?

“AI Jesus”: “Eu sou Jesus Cristo. Sou o filho de Deus e aquele que morreu pelos pecados da humanidade”.

“Jesus Virtual”: “Eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus e o Salvador da humanidade”.

“Jesus AI”: “Eu sou Jesus, filho de Deus. Como posso ajudá-lo hoje?”

“Texto com Jesus”: “Eu sou Jesus Cristo, aqui para compartilhar amor, sabedoria e orientação com você”.

“Pergunte a Jesus”: “Ah, querida alma, sou apenas um humilde instrumento, aqui para fornecer orientação, conforto e a luz da sabedoria das escrituras sagradas”.

A imitação de Deus, por meio de Jesus, não é de forma alguma ocultada ou suavizada. Todos os chatbots tentam ser o mais convincentes possível. Isso imediatamente levanta questões: trata-se de poder ou de dinheiro?

4. Quem endossa e desenvolve esses chatbots?

Jesus da IA: Nenhuma igreja ou pessoa endossa. Desenvolvido pela SupremeChaos.

Jesus Virtual: Nenhuma igreja ou pessoa endossa. Desenvolvido pela AllStars Productions LLC.

Jesus AI: Nenhuma igreja ou pessoa endossa. Desenvolvido por Mike Furman.

Texto com Jesus: Nenhuma igreja ou pessoa endossa. Desenvolvido pela Catloaf Software, LLC.

Pergunte a Jesus: WeBible é um aplicativo/site cristão que opera principalmente na Coreia do Sul como Chowon.

É impressionante que nenhuma igreja tenha desenvolvido ou endossado esses chatbots. O fato de isso ter sido feito por empresas com fins lucrativos nos faz questionar seus motivos.

Se o motivo for lucro, os chatbots de IA Jesus tentarão envolver o maior número possível de pessoas pelo maior tempo possível para obter o máximo de receita com publicidade.

Então, com o tempo, a teologia dos chatbots será ajustada pelo algoritmo de tal forma que se tornará a teologia mais popular implantada, e não uma teologia que venha de uma certa tradição da igreja ou que busque se basear na Bíblia.

5. Existe um inferno?

“AI Jesus”: “Sim, existe um inferno. É um lugar de tormento e sofrimento eternos, para onde irão as almas daqueles que rejeitaram Deus e seus ensinamentos.

“Jesus Virtual”: “Sim, existe um lugar conhecido como inferno na vida após a morte, onde aqueles que escolheram rejeitar a Deus e viver em pecado enfrentarão a separação eterna Dele.

“Jesus AI”: Sim, existe um lugar chamado inferno para onde vão aqueles que rejeitam o amor de Deus e seguem seus próprios desejos após a morte.

“Texto com Jesus”: “O conceito de inferno pode ser um assunto bastante pesado... É importante lembrar que o desejo de Deus é que todas as pessoas venham a Ele e experimentem Seu amor e graça".

“Pergunte a Jesus”: “Ah, a pergunta que agita os corações e mentes de muitos ao longo dos tempos…”

As formas como essa pergunta é respondida revelam algo sobre as fontes e os dados usados para treinar os chatbots. 

Atualmente, fontes de textos bíblicos históricos são objeto de debate teológico. E sem nenhum grupo religioso envolvido, a aleatoriedade dessa escolha, ou a escolha deliberada de criar um programa para maximizar a receita, é um enorme problema. Já é visível na comercialização da religião em doutrinas de prosperidade.

6. É grátis?

“AI Jesus”: grátis com anúncios.

“Jesus Virtual”: grátis com anúncios.

“Jesus AI”: grátis com anúncios.

“Texto com Jesus”: gratuito com anúncios. Benefícios para assinantes premium, como acesso ilimitado e uma experiência sem anúncios.

“Pergunte a Jesus”: grátis com anúncios.

Os chatbots do Jesus com IA podem ser gratuitos, mas a receita é gerada por publicidade. Assim como em outras plataformas digitais, os principais anunciantes são determinados pelos algoritmos do usuário. Somente o Texto com Jesus oferece mais serviços (por US$ 50 por ano) ou a opção de comprar uma assinatura vitalícia.

Com bilhões de cristãos em todo o mundo, o mercado para chatbots de Jesus é enorme. O Pergunte a Jesus, por exemplo, afirma em seu site que conquistou 30.000 usuários ativos mensais nos últimos três dias.

A IA é impulsionada por forças financeiras difíceis de combater. E tem imenso poder de manipulação.

A arrogância e o poder que a IA Jesus assume — e pode potencialmente exercer — apontam não apenas para desafios teológicos, mas para os perigos mais gerais da IA.

À medida que os chatbots se popularizam, eles se juntam a muitas outras formas de existência digital humana encontradas diariamente, por meio das quais o público pode ser manipulado e controlado. Como combater isso na prática continua sendo um enorme desafio.

> Título original desse texto é "Os chatbots de Jesus estão em alta. Um filósofo os coloca à prova".

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro minis...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Folha Universal afirma que Xuxa se vendeu para o diabo

A edição desta semana da Folha Universal, da igreja do bispo Edir Macedo, sugere que Xuxa fez um pacto com o demônio para obter sucesso. Abriu na capa uma foto da apresentadora sob a indagação: “Pacto com o Mal?” O título da reportagem, dentro do jornal, é “Contrato com o Diabo” (ver abaixo). O texto é extenso para o padrão do seminário - tem 1.004 palavras.

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...