Pular para o conteúdo principal

Escola de Samba que homenageou Müller, colaborador de Darwin, é a campeã de Florianópolis

Por extensão, foi uma homenagem à ciência e à diversidade da natureza no Brasil. Darwin cita 17 vezes Müller no livro da teoria da evolução das espécies


A Escola de Samba Consulado, de Florianópolis, foi a campeã do Carnaval deste ano ao prestar homenagem ao alemão Fritz Müller que, radicado naquela região do país, manteve correspondência com o naturalista Charles Darwin, da teoria da evolução pela seleção natural. Foi, sobretudo, uma homenagem à ciência.

Müller chegou ao Brasil em 1852, com 30 anos. Doutor em filosofia e com Curso de Medicina, deixou a colônia de Blumenau, em 1856, para dar aulas no Liceu Provincial, em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis). Foi na capital, durante 11 anos analisando crustáceos e outros seres marinhos, que desenvolveu estudos que contribuíram para a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin.


Ateu, Fritz Müller se
recusou a prestar
juramento a Deus
na cerimônia de sua
formatura do curso
de medicina. Esse
oi um dos motivos
que o levaram sair
da Alemanha e se
fixar no Brasil.

Ateu, Fritz Müller se recusou a prestar juramento a Deus na cerimônia de sua formatura do curso de medicina. Esse foi um dos motivos que o levaram sair da Alemanha e se fixar no Brasil.

No livro A Evolução das Espécies, Darwin cita Müller 17 vezes.

O alemão chegou ao Brasil em 1852, com 30 anos. Doutor em filosofia e com Curso de Medicina, deixou a colônia de Blumenau, em 1856, para dar aulas no Liceu Provincial, em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis).

Durante 11 anos ele analisou crustáceos e outros seres marinhos, desenvolvendo estudos que contribuíram com a teoria da evolução das espécies de Darwin. O tema da escola de samba foi "Os delírios febris de Fritz Müller ". O desfile foi aberto com bromélias, flor que Fritz cultivava na casa onde morou em Blumenau.

> Com informação da Escola de Samba Consulado e de outras fontes.

Comentários

CBTF disse…
Agora os crentes estão em uma cruzada contra o Carnaval, já vi várias prefeituras cancelando a festa alegando falta de recursos públicos, o engraçado é que nunca cancelam as Marchas pra Jesus alegando falta de verba, mesmo sendo feitas com dinheiro público.

Post mais lidos nos últimos 7 dias