Pular para o conteúdo principal

Padre associa a tragédia das enchentes ao ateísmo de gaúchos. Vingança de Deus?

Em poucos dias, é o segundo caso de fanatismo religioso que atribui a catástrofe no Sul à ira divina


Paulo Lopes
trabalhou na Folha de S.Paulo, Agência Folha, Diário Popular, Editora Abril e em outras publicações

O padre Paulo Silva, do Mato Grosso do Sul, deu a entender que as enchentes no Rio Grande do Sul é uma vingança de Deus porque, segundo ele, o povo gaúcho “é o mais ateu” do Brasil.

Em um sermão no fim de semana da Paróquia São Vicente de Paulo em Nova Andradina, Silva, que ressalta ser gaúcho, afirmou também que outra causa da tragédia é o excesso “centros de macumba” em Porto Alegre, referindo-se aos locais de cerimônia de religiões de matriz africana.

O padre repetiu, assim, a intolerância religiosa manifestada pela influenciadora “apaixonada por Jesus” Michele Dias Abreu, para quem a ira divina se voltou contra os gaúchos devido à expansão da macumba. 

O Ministério Público apresentou denúncia à Justiça acusando Michele de incitação à intolerância religiosa.


As enchentes arrasaram
cidades do Sul. Até agora,
foram encontrados
157 corpos. Com a
vazão das águas e a
descoberta de outras
vítimas, esse número
logo passará de 200.
Os desalojados são
mais de 581 mil.

Desde o início, a tragédia é instrumentalizada por bolsonaristas com fake news para minimizar a ajuda do governo federal às vítimas. Agora há ataques de fanáticos religiosos que tentam culpar os próprios gaúchos pelas enchentes, invocando a ira divina.

A exemplo do que ocorreu com a influenciadora Michele, o vídeo do Paulo Silva viralizou por pessoas indignadas com tanta falta de compaixão.

Em vez de uma abordagem que colocasse em destaque a incompetência das autoridades em prever as enchentes e os efeitos do aquecimento global, o padre, no sermão, insistiu em colocar a culpa nas vítimas.

“Há muito tempo, o meu povo tem se afastado de Deus. Deus não precisa mandar sofrimento para nossa vida porque ele não faz isso, mas nós mesmos às vezes buscamos, na fragilidade humana, coisas ruins para nós”, disse.

"O Rio Grande do Sul, há muito tempo, abraçou a bruxaria e o satanismo."

A influenciadora se desculpou Michele, dizer ter errado na maneira de se expressar. “Foi um comentário totalmente infeliz e desnecessário.” Mesmo assim o Ministério Público a denunciou.

Certamente o padre também pedirá desculpas, mas ele não corre o risco de ser levado à Justiça porque religiosos têm o álibi falar em nome de Deus e com base na Bíblia, como se o Brasil não fosse um país laico.

Comentários

Robert Saint disse…
Esse manipulador adora lidar com ignorantes e gerar medo neles com seu Deus carrasco. E como explicaria o terremoto de 1755, que destruiu Lisboa e matou um terço da população mais temente à Deus da Europa? Esse padre é um divulgador de ódio e desamor, e só quer aparecer. Desprezo a ele.
Afonso Guedes disse…
Digam a esse imbecil que em 1755 Lisboa sofreu um terremoto e um tsunami . Era um domingo, dia de todos os santos, pela manhã, todos oravam em suas igrejas. Só a grande catedral de pedra não caiu totalmente. Naquela manhã morreram 80.000 portugueses católicos fervorosos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Fabricação de cimento, emissor de carbono, pode ser menos poluente com troca de matéria-prima

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Drauzio Varella: 'Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias'