Pular para o conteúdo principal

Tribunal na Espanha inocenta médica que fez transfusão em Testemunha de Jeová

Pela sentença judicial, o tratamento do hospital ocorreu conforme a boa prática profissional 


O Tribunal Penal de Lleida, cidade no nordeste da Espanha, inocentou a médica que em 2016 administrou uma transfusão de sangue em um paciente adepto das Testemunhas de Jeová, para salvá-lo.

Interpretando alguns trechos da Bíblia, essa religião fundamentalista prega que Deus proíbe esse procedimento e quem o fizer não irá para o Paraíso. Em Atos 15:20, Deus afirma: “Abstenham-se do sangue.”


Doação de sangue é ato de
apreço à vida de uma pessoa
muitas vezes desconhecida.
Como é possível uma
religião ser contra isso?

Nenhuma outra crença tem o mesmo entendendo, e isso reforça a pregação das Testemunhas de Jeová de que elas são a verdadeira Igreja de Deus.

Quem se submete à transfusão, mesmo inconsciente, é discriminado nas congregações, colocado no ostracismo, rejeitado até por parentes.

O tribunal espanhol sentenciou que a médica agiu corretamente, conforme a “lex artis”, expressão do latim que significa “atos, decisões ou procedimentos consagrados em dado momento pela boa e diligente prática profissional”.

Os autos registram que, no hospital, o paciente se recusou a receber a transfusão quando estava acompanhado de membros da sua congregação, mas depois, com a piora de seu estado de saúde, ele delegou a decisão a seu irmão, que optou pelo procedimento da ciência médica.

Durante a transfusão de quatro bolsas de sangue, o paciente estava consciente, não se opondo aos médicos.

> Com informação do El Diario e de outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Estudantes reagem a colegas que usaram intervalos da escola para proselitismo religioso

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'