Pular para o conteúdo principal

Freiras sofrem abuso de arcebispo. E ele é 'condenado' a fazer tratamento

As 20 vítimas são freiras enclausuradas da ordem das Carmelitas Descalças do Mosteiro de San Bernardo, no norte da Argentina


Nala Gnirut

Em uma decisão que lança luz sobre um capítulo obscuro da Igreja Católica da Argentina, a juíza Carolina Cáceres condenou o arcebispo Mario Antonio Cargnello e outros clérigos de alto escalão por abuso de 20 freiras da ordem das Carmelitas Descalças do Mosteiro de San Bernardo, em Salta, no norte do país.

A decisão judicial não incluiu pena de prisão ou outras medidas restritivas de liberdade para o arcebispo, mas apenas tratamento psicológico e participação em treinamento sobre discriminação de gênero. 

A condenação foi baseada na omissão e negligência de Cargnello em relação ao abuso sexual sofrido por 20 freiras Carmelitas Descalças do Mosteiro de San Bernardo por mais de duas décadas.

As freiras, que vivem em reclusão dedicadas à solidão, ao silêncio e à oração contemplativa, sofreram abusos físicos, psicológicos e econômicos por mais de duas décadas, segundo a juíza.

Arcebispo Cargnello
foi acusado de
esbofetar as freiras
FOTO: DIVULGAÇÃO

O escândalo, que veio à tona em 2022, expôs uma série de maus-tratos, incluindo insultos verbais, ameaças, humilhações e agressões físicas.

Em seu veredicto, Cáceres descreveu o comportamento do arcebispo Cargnello como “violência física e psicológica de gênero”.

As freiras relataram episódios em que Cargnello as agarrava, esbofeteava, sacudia e até mesmo as silenciava apertando seus lábios. Em um caso particularmente chocante, o arcebispo teria atacado uma freira, golpeando-a enquanto lutava para tirar uma câmera de suas mãos.

Embora os clérigos neguem as acusações, o advogado do arcebispo Cargnello, Eduardo Romani, afirmou que, mesmo discordando da base da decisão, o arcebispo cumprirá a ordem de tratamento e treinamento.

As freiras expressaram alívio e esperança de que a decisão represente um passo importante na luta contra o abuso na Igreja Católica.

O caso das freiras de Salta se soma a uma série de denúncias de abuso sexual e de poder na Igreja Católica em todo o mundo. Motivadas pelo movimento #MeToo, as freiras estão se sentindo mais empoderadas para denunciar os abusos que sofrem, usando a hashtag #NunsToo nas redes sociais.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes