Pular para o conteúdo principal

Já pisou em cocô de cachorro ou gato? Cuidado, além de nojento é potencialmente infeccioso

Nos Estados Unidos, um estudo de 2020 encontrou parasitas intestinais em 85% dos pets examinados em parques 


Júlia Wuerz
professora assistente de ciência clínica de pequenos animais, Universidade da Flórida, EUA

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Você já saiu para caminhar e, ao dar o próximo passo, sentiu o barulho escorregadio do cocô sob o pé?

Não é apenas nojento. Além da bagunça e do cheiro, é potencialmente infeccioso. É por isso que cartazes lembrando os donos de animais de estimação de “controlar seu cachorro” e recolher seu cocô foram acompanhados em alguns lugares por avisos de que dejetos de animais de estimação podem espalhar doenças.

Como veterinário de cuidados primários de pequenos animais, lido diariamente com doenças causadas por cocô de cães e gatos. As fezes representam riscos zoonóticos potenciais, o que significa que podem transmitir doenças dos animais para as pessoas.

A realidade é que os resíduos deixados no solo podem espalhar parasitas potencialmente fatais não apenas entre cães e gatos, mas também entre animais selvagens e pessoas de todas as idades. Um estudo de 2020 encontrou parasitas intestinais em 85% dos parques para cães sem coleira nos Estados Unidos.

Embora as doenças humanas causadas por parasitas transmitidos pelo solo sejam consideradas pouco comuns, pelo menos nos Estados Unidos, estima-se que a Ascaris lumbricoides infecte cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. 

Recolher o cocô do
pet é obrigação para
manter a saúde pública

As placas em jardins que lembram você de cuidar do seu animal de estimação não são apenas uma tentativa de manter os espaços públicos limpos; eles estão pedindo que você ajude a proteger a saúde da sua comunidade.

O impacto do cocô

Parasitas comuns de cocô de cachorro incluem ancilostomídeos, lombrigas, coccídios e tricurídeos. Ancilostomídeos e lombrigas podem prosperar em uma variedade de espécies, incluindo humanos.

Suas larvas microscópicas podem entrar no corpo por pequenos arranhões na pele após contato com solo contaminado ou por ingestão oral acidental.

Lembre-se de que da próxima vez que você estiver ao ar livre e enxugar o suor do rosto com a mão suja e depois lamber os lábios ou tomar um gole — é simples assim. Depois que a mangueira ou a água da chuva enxaguam o cocô contaminado no solo, esses ovos do parasita podem sobreviver e infectar por meses ou anos.

Uma vez no corpo humano, as larvas da ancilostomíase e da lombriga podem amadurecer e migrar através da corrente sanguínea para os pulmões. A partir daí, a tosse os ajuda a ter acesso ao trato digestivo do hospedeiro, de onde lixiviam nutrientes fixando-se na parede intestinal. 

Pessoas com sistema imunológico saudável podem não apresentar sinais clínicos de infecção, mas em quantidades suficientes esses parasitas podem causar anemia e desnutrição. Podem até causar obstrução intestinal, exigindo intervenção cirúrgica, especialmente em crianças pequenas.

Além disso, os estágios larvais das lombrigas podem passar para o olho humano e, em casos raros, levar à cegueira permanente. Os ancilóstomos podem criar uma condição com coceira intensa chamada larva migrans cutânea , à medida que o verme larval se move logo sob a pele de seu hospedeiro.

Uma vez concluído o ciclo de vida do parasita, ele pode sair do corpo do hospedeiro como um verme adulto intacto, que se parece com um pequeno pedaço de espaguete cozido.
O impacto em outros animais


Cães e gatos também podem desenvolver os mesmos sintomas que as pessoas devido a infecções parasitárias. Além dos riscos de ancilostomídeos e lombrigas, os animais de estimação também são vulneráveis ​​a tricurídeos, giárdia e coccídia.

Além dos parasitas, o cocô abandonado também pode estar contaminado com vírus caninos ou felinos, como o parvovírus, o vírus da cinomose e o coronavírus canino, que podem criar doenças potencialmente fatais em outros cães e gatos, especialmente em animais adultos não vacinados e em cachorros e gatinhos.

Esses vírus atacam as células que se dividem rapidamente, em particular o revestimento intestinal e a medula óssea, deixando-as incapazes de absorver os nutrientes de maneira adequada e de produzir glóbulos vermelhos e brancos de reposição que ajudam na defesa contra esses e outros vírus. A vacinação pode proteger os animais de estimação.

Muitas espécies da vida selvagem local estão nos grupos familiares de canídeos e felinos. Eles também são suscetíveis a muitos dos mesmos parasitas e vírus que cães e gatos de estimação — embora tenham muito menos probabilidade de terem recebido os benefícios das vacinas. Coiotes, lobos, raposas, guaxinins, martas e linces correm o risco de contrair parvovírus, coronavírus e cinomose.

Gerenciamento de cocô

Portanto, onde quer que seu cão ou gato faça suas necessidades – no parque, no mato, na calçada ou até mesmo no seu quintal — recolha aquele cocô, mas evite sempre o contato com a pele. É mais seguro usar uma pá para colocar o cocô diretamente em um saco plástico ou colocar um saquinho na mão para pegar o cocô e puxar o saco plástico sobre ele. Embora seja tentador deixar para trás o “serviço suave” ou cocô aguado, esses são frequentemente os culpados mais prováveis ​​pela propagação de doenças.

Amarre o saco e certifique-se de colocá-lo em uma lata de lixo — e não em cima — para evitar a contaminação inadvertida de um vizinho ou trabalhador de saneamento. Lave imediatamente as mãos, principalmente antes de tocar no rosto, comer ou beber. Os desinfetantes para as mãos podem cuidar de muitos vírus na pele, mas não matam os ovos do parasita.

Outras fontes potenciais de exposição ao cocô — e aos parasitas — são as caixas de areia, as praias e a areia dos parques encontradas sob e ao redor dos playgrounds. A areia é confortável para descansar, divertida para construir castelos e suaviza o impacto se você cair de uma estrutura de jogo. Mas os gatos e outros pequenos mamíferos adoram usá-la como caixa sanitária, pois é fácil de cavar e absorve umidade.

Cobrir as caixas de areia quando não estiverem em uso e monitorar de perto o ambiente na praia e no playground são passos fundamentais para minimizar os riscos de exposição para todos.

Parasitas podem se instalar
em seu corpo pela pele ferida;
na foto, infecção por
ancilostomíase


Ao manter os seus animais de estimação em protocolos regulares de prevenção de parasitas, com testes anuais para parasitas intestinais e remoção rotineira de material fecal do ambiente, você pode ajudar a minimizar o potencial destas doenças entre todos os mamíferos do seu ambiente – humanos, animais de estimação e selvagens.

Como evitar parasitas:

— Recolha os resíduos e jogue-os fora com segurança, independentemente de onde seu animal de estimação faça cocô. Higienize suas mãos depois.

— Lave as mãos antes de comer ou toque no rosto enquanto faz jardinagem ou trabalha no quintal.

— Evite enxaguar o cocô no solo. Usar chuva ou mangueira de jardim apenas remove a sujeira visível, não os problemas microscópicos.

— Certifique-se de que as caixas de areia estejam cobertas quando não estiverem em uso.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...