Pular para o conteúdo principal

Já pisou em cocô de cachorro ou gato? Cuidado, além de nojento é potencialmente infeccioso

Nos Estados Unidos, um estudo de 2020 encontrou parasitas intestinais em 85% dos pets examinados em parques 


Júlia Wuerz
professora assistente de ciência clínica de pequenos animais, Universidade da Flórida, EUA

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Você já saiu para caminhar e, ao dar o próximo passo, sentiu o barulho escorregadio do cocô sob o pé?

Não é apenas nojento. Além da bagunça e do cheiro, é potencialmente infeccioso. É por isso que cartazes lembrando os donos de animais de estimação de “controlar seu cachorro” e recolher seu cocô foram acompanhados em alguns lugares por avisos de que dejetos de animais de estimação podem espalhar doenças.

Como veterinário de cuidados primários de pequenos animais, lido diariamente com doenças causadas por cocô de cães e gatos. As fezes representam riscos zoonóticos potenciais, o que significa que podem transmitir doenças dos animais para as pessoas.

A realidade é que os resíduos deixados no solo podem espalhar parasitas potencialmente fatais não apenas entre cães e gatos, mas também entre animais selvagens e pessoas de todas as idades. Um estudo de 2020 encontrou parasitas intestinais em 85% dos parques para cães sem coleira nos Estados Unidos.

Embora as doenças humanas causadas por parasitas transmitidos pelo solo sejam consideradas pouco comuns, pelo menos nos Estados Unidos, estima-se que a Ascaris lumbricoides infecte cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. 

Recolher o cocô do
pet é obrigação para
manter a saúde pública

As placas em jardins que lembram você de cuidar do seu animal de estimação não são apenas uma tentativa de manter os espaços públicos limpos; eles estão pedindo que você ajude a proteger a saúde da sua comunidade.

O impacto do cocô

Parasitas comuns de cocô de cachorro incluem ancilostomídeos, lombrigas, coccídios e tricurídeos. Ancilostomídeos e lombrigas podem prosperar em uma variedade de espécies, incluindo humanos.

Suas larvas microscópicas podem entrar no corpo por pequenos arranhões na pele após contato com solo contaminado ou por ingestão oral acidental.

Lembre-se de que da próxima vez que você estiver ao ar livre e enxugar o suor do rosto com a mão suja e depois lamber os lábios ou tomar um gole — é simples assim. Depois que a mangueira ou a água da chuva enxaguam o cocô contaminado no solo, esses ovos do parasita podem sobreviver e infectar por meses ou anos.

Uma vez no corpo humano, as larvas da ancilostomíase e da lombriga podem amadurecer e migrar através da corrente sanguínea para os pulmões. A partir daí, a tosse os ajuda a ter acesso ao trato digestivo do hospedeiro, de onde lixiviam nutrientes fixando-se na parede intestinal. 

Pessoas com sistema imunológico saudável podem não apresentar sinais clínicos de infecção, mas em quantidades suficientes esses parasitas podem causar anemia e desnutrição. Podem até causar obstrução intestinal, exigindo intervenção cirúrgica, especialmente em crianças pequenas.

Além disso, os estágios larvais das lombrigas podem passar para o olho humano e, em casos raros, levar à cegueira permanente. Os ancilóstomos podem criar uma condição com coceira intensa chamada larva migrans cutânea , à medida que o verme larval se move logo sob a pele de seu hospedeiro.

Uma vez concluído o ciclo de vida do parasita, ele pode sair do corpo do hospedeiro como um verme adulto intacto, que se parece com um pequeno pedaço de espaguete cozido.
O impacto em outros animais


Cães e gatos também podem desenvolver os mesmos sintomas que as pessoas devido a infecções parasitárias. Além dos riscos de ancilostomídeos e lombrigas, os animais de estimação também são vulneráveis ​​a tricurídeos, giárdia e coccídia.

Além dos parasitas, o cocô abandonado também pode estar contaminado com vírus caninos ou felinos, como o parvovírus, o vírus da cinomose e o coronavírus canino, que podem criar doenças potencialmente fatais em outros cães e gatos, especialmente em animais adultos não vacinados e em cachorros e gatinhos.

Esses vírus atacam as células que se dividem rapidamente, em particular o revestimento intestinal e a medula óssea, deixando-as incapazes de absorver os nutrientes de maneira adequada e de produzir glóbulos vermelhos e brancos de reposição que ajudam na defesa contra esses e outros vírus. A vacinação pode proteger os animais de estimação.

Muitas espécies da vida selvagem local estão nos grupos familiares de canídeos e felinos. Eles também são suscetíveis a muitos dos mesmos parasitas e vírus que cães e gatos de estimação — embora tenham muito menos probabilidade de terem recebido os benefícios das vacinas. Coiotes, lobos, raposas, guaxinins, martas e linces correm o risco de contrair parvovírus, coronavírus e cinomose.

Gerenciamento de cocô

Portanto, onde quer que seu cão ou gato faça suas necessidades – no parque, no mato, na calçada ou até mesmo no seu quintal — recolha aquele cocô, mas evite sempre o contato com a pele. É mais seguro usar uma pá para colocar o cocô diretamente em um saco plástico ou colocar um saquinho na mão para pegar o cocô e puxar o saco plástico sobre ele. Embora seja tentador deixar para trás o “serviço suave” ou cocô aguado, esses são frequentemente os culpados mais prováveis ​​pela propagação de doenças.

Amarre o saco e certifique-se de colocá-lo em uma lata de lixo — e não em cima — para evitar a contaminação inadvertida de um vizinho ou trabalhador de saneamento. Lave imediatamente as mãos, principalmente antes de tocar no rosto, comer ou beber. Os desinfetantes para as mãos podem cuidar de muitos vírus na pele, mas não matam os ovos do parasita.

Outras fontes potenciais de exposição ao cocô — e aos parasitas — são as caixas de areia, as praias e a areia dos parques encontradas sob e ao redor dos playgrounds. A areia é confortável para descansar, divertida para construir castelos e suaviza o impacto se você cair de uma estrutura de jogo. Mas os gatos e outros pequenos mamíferos adoram usá-la como caixa sanitária, pois é fácil de cavar e absorve umidade.

Cobrir as caixas de areia quando não estiverem em uso e monitorar de perto o ambiente na praia e no playground são passos fundamentais para minimizar os riscos de exposição para todos.

Parasitas podem se instalar
em seu corpo pela pele ferida;
na foto, infecção por
ancilostomíase


Ao manter os seus animais de estimação em protocolos regulares de prevenção de parasitas, com testes anuais para parasitas intestinais e remoção rotineira de material fecal do ambiente, você pode ajudar a minimizar o potencial destas doenças entre todos os mamíferos do seu ambiente – humanos, animais de estimação e selvagens.

Como evitar parasitas:

— Recolha os resíduos e jogue-os fora com segurança, independentemente de onde seu animal de estimação faça cocô. Higienize suas mãos depois.

— Lave as mãos antes de comer ou toque no rosto enquanto faz jardinagem ou trabalha no quintal.

— Evite enxaguar o cocô no solo. Usar chuva ou mangueira de jardim apenas remove a sujeira visível, não os problemas microscópicos.

— Certifique-se de que as caixas de areia estejam cobertas quando não estiverem em uso.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...