Pular para o conteúdo principal

Homem come frango cru durante 25 dias. E sobrevive a essa dieta mortal

Esse é um exemplo sobre o que não comer porque as defesas inatas contra intoxicação alimentar podem não responder


Primrose Freestone
professora sênior de microbiologia, Universidade de Leicester, Inglaterra

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

John (sobrenome omitido) é um influenciador da Flórida que ganhou notoriedade ao comer frango cru por pelo menos 25 dias.

Ele usa um liquidificador para triturar o frango cru (asa e peito) com temperos, ovos crus e alface antes de beber este smoothie de frango. Frango e ovos crus apresentam um risco significativo de infecção por bactérias nocivas, como salmonela e campylobacter, que podem causar doenças graves.

Os sintomas de intoxicação alimentar incluem febre, náuseas, vômitos, diarreia e infecções sanguíneas que, mesmo em pessoas saudáveis, podem levar à hospitalização e à morte. Então, por que John não adoeceu com intoxicação alimentar devido a uma dieta tão pouco convencional e potencialmente mortal?

John diz que contatou médicos sobre os aspectos de segurança de sua dieta de frango cru, o que nos faz pensar se antibióticos profiláticos foram aconselhados para protegê-lo de infecções. Mesmo que não, John, como todos os humanos, possui mecanismos de proteção inatos contra intoxicações alimentares. O estômago possui fluidos altamente ácidos com pH de 1,5 a 2.

Os germes de intoxicação alimentar são sensíveis ao ácido, o que danifica o seu DNA, e o ácido estomacal pode até matá-los. No estômago, os germes também têm de ultrapassar outras barreiras, como as enzimas digestivas, a retenção de muco e as defesas do sistema imunitário.

O estômago esvazia após cerca de quatro horas, então há um bom tempo para o ácido estomacal higienizar o frango cru misturado de John, tornando os germes do frango menos capazes de estabelecer uma infecção.

Nem sempre se pode confiar em defesas inatas

No entanto, mesmo em adultos saudáveis, se o número de bactérias for elevado, o ácido estomacal e as defesas imunitárias podem não ser suficientes para reduzir o seu número a um nível seguro.

Só há um jeito de
evitar a intoxicação:
cozinhar o frango

FOTO: DARIA MIROSHNIKOVA / SHUTTERSTOCK

Nossas defesas inatas contra intoxicação alimentar podem funcionar de forma menos eficaz em crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com um problema de saúde subjacente ou com sistema imunológico enfraquecido.

Tomar antiácidos regularmente também aumenta o risco de intoxicação alimentar ao neutralizar o ácido estomacal.

John mistura seu frango de maneira incomum, criando uma ampla área de superfície para o ataque do ácido estomacal. Além disso, a fonte do frango e dos temperos alimentares pode ajudar a protegê-lo de infecções.

John diz que compra seu frango de uma fazenda específica, então provavelmente é seguro presumir que o frango é muito fresco e de um rebanho que pode ter uma incidência menor de salmonela e campylobacter do que aves de uma fonte comercial maior.


A frescura é importante, pois o número de germes nocivos aumenta quanto mais velha é a carne. Se o frango que John está comendo for muito fresco e ele não consumir muito, o número de germes pode ser muito baixo para atingir uma dose infecciosa.

No entanto, qualquer que seja o pedigree do frango, a segurança da carne crua não é possível garantir, e o que parece e cheira a fresco ainda pode estar perigosamente carregado de germes.

Temperos

John disse a seus seguidores que usa temperos como molho de soja e ervas para melhorar a falta de sabor do frango cru. Sabe-se que o molho de soja promove a digestão, aumentando a secreção de ácido estomacal em humanos, o que ajudaria a matar quaisquer germes presentes nos alimentos. 

O molho de soja também possui atividade antimicrobiana direta contra bactérias como Shigella flexneri, Staphylococcus aureus, Vibrio cholera, Salmonella enteritidis e Escherichia coli.

Os molhos de pimenta também inibem bactérias que causam intoxicação alimentar, e muitas ervas contêm compostos antimicrobianos e têm sido usadas como conservantes há séculos.

Ervas aromáticas, como o tomilho, são potentes inibidores do crescimento de germes, especialmente os tipos de germes encontrados em aves.

Como você deve comer frango

Não sabemos o que John está fazendo para proteger sua saúde enquanto come frango cru, mas o que está claro é que ele está jogando uma roleta de intoxicação alimentar.

Você não pode remover as bactérias do frango cru ou mesmo de qualquer carne crua. A única maneira de tornar a carne segura para consumo é cozinhá-la. O calor mata eficazmente os germes nocivos e a salmonela são neutralizados a temperaturas superiores a 75°C.

Cozinhar o frango corretamente é a única maneira de comer frango com segurança e não correr o risco de uma intoxicação alimentar potencialmente mortal.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Suécia corta subsídios das igrejas fundamentalistas e impõe novas restrições

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...