Pular para o conteúdo principal

Alimento não saudável vicia como cocaína, conclui estudo

Alimentos não saudáveis – portanto ricos em gordura, sal e açúcar, como batata frita, hambúrguer, salsicha e bolo – viciam o organismo como se fossem drogas, como cocaína e heroína.

Estudo publicado pela revista Nature Neurosciente mostrou que o mecanismo neurobiológico que induz à compulsão por alimento junk (lixo ou porcaria, em português) é o mesmo que cria dependência por drogas químicas.

Os estudiosos do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida (Estados Unidos), chegaram a essa conclusão a partir de experiência de três anos com ratos, que foram divididos em três grupos: um foi alimentado com quantidade normal de alimento saudável, outro com porções restritas de junk e o terceiro, com bolos, carnes gordas e tortas à vontade, entre outras comidas calóricas --  ou seja, com ‘lixo’ ilimitado.

Paul Kenny, coordenador da pesquisa, disse que, dos três grupos, os ratos dos alimentos calóricos, além de ficarem obesos rapidamente, passaram a comer compulsivamente, comportando-se como viciados.
Eles não deixavam o junk food nem quando recebiam choques.

Quando estimularam eletronicamente os pontos cerebrais responsáveis pelo prazer desses ratos, os cientistas constataram que precisavam intensificar cada vez mais os impulsos para a mesma quantidade de sensação de bem-estar.

“Quando removíamos as comidas calóricas e dávamos uma dieta saudável, eles simplesmente se recusavam a comer", afirmou Kenny.

Os ratos obesos chegaram a passar fome por duas semanas antes de se alimentar da comida saudável que estava a sua disposição.

Kenny afirmou que a pesquisa ainda não terminou e que, portanto, seria precipitado submeter os obesos a tratamentos utilizados em viciados em drogas. Mas ele admite que daqui a algum tempo isso possa ocorrer.

Mãe dá Mcocaína a filho


> McLanche resiste por seis meses à decomposição, mostram foto.
outubro de 2010

> Notícias sobre alimentos não saudáveis e obesidade.

Comentários

Anônimo disse…
isso é legal
Ricardo disse…
Nenhuma forma de prazer permanece impune. Isso nada mais é do que a tão aclamada "sabedoria da Mãe Natureza".
Anônimo disse…
olha e muito top mas precia resumir um pouquinho so ta brigadinha pela ajuda
Anônimo disse…
interesante obrigada me ajudou
Anônimo disse…
eu acho que precisa resumir um pouquinho
Anônimo disse…
eu axo isso uma porcaria ke nao devia estar na internet.cria vergonha na kara e para de fazer isso
Anônimo disse…
isso e uma pouka vergonha
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
isso foi muito zika

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Líder de igreja é acusado de abusar de dezenas de fiéis

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

História das traduções da Bíblia é marcada por muito ódio

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Fabricação de cimento, emissor de carbono, pode ser menos poluente com troca de matéria-prima

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Drauzio Varella: 'Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias'