Pular para o conteúdo principal

Discurso de Michelle Bolsonaro aponta para a supremacia cristã, afirma teólogo

O regime político que se ajusta às palavras da ex-primeira dama é o da teocracia, como o do Irã, onde o governo está submetido à religião


Com pretensão de obter uma cadeira no Senado, ou até mesmo chegar à Presidência da República, Michelle, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem um discurso político sem nenhuma substância, mas as palavras dela apontam para uma supremacia cristã — um regime governo que se compara ao do Irã, uma teocracia islâmica.

Ao se referir ao que a ex-primeira dama disse na manifestação de apoio a Bolsonaro, em 25 de fevereiro, o teólogo Ronilso Pacheco, do Instituto de Estudos da Religião, afirmou que ela prega um governo que se submeta a normas do cristianismo.

“Ela diz, em outras palavras, que durante muito tempo abriu-se mão de reconhecer e militar por uma supremacia cristã conservadora no Brasil.”

"O Brasil é do Senhor"
FOTO: REPRODUÇÃO DA REDE SOCIAL

Na avenida Paulista, em São Paulo, no carro de som da manifestação, Michelle se dirigiu à multidão como se estivesse em um culto pentecostal. Chorou dizendo que “o Brasil é do Senhor”, defendendo “os valores e princípios cristãos”.

Acrescentou: “Por um bom tempo fomos negligentes ao ponto de falarmos que não poderia misturar política com religião, e o mal ocupou o espaço. Chegou o momento da libertação. Eu creio em um Deus todo poderoso capaz de restaurar e curar nossa nação”

O teólogo afirmou que Michelle está equivocada porque, no Brasil, “política e religião já estão profundamente misturadas”.

O que é preciso, segundo ele, é garantir que essa “relação seja democrática”.

Vinicius do Valle, do Observatório Evangélico, afirmou que o discurso de Michelle pressupõe a destruição da laicidade de Estado, impondo, inclusive, o cristianismo sobre as outras religiões.

“Ela faz isso de uma forma muito sagaz, dizendo que a religião cristã representa o bem. Quem vai ser a favor do mal? Isso é muito populista e muito popular. Ainda mais em uma sociedade religiosa como a brasileira.”

> Com informação da Folha de S.Paulo e rede social.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento