Pular para o conteúdo principal

Água não é infinita e é preciso saber usá-la para evitar a escassez

Água deve ser usado com parcimônia porque a produção de alimentos depende dela 



José Martínez Fernández

professor de Geografia Física, Universidade de Salamanca, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

O Dicionário da Real Academia Espanhola define o termo percepção como a “sensação interior que resulta de uma impressão material produzida nos sentidos corporais” ou como “conhecimento, ideia”.

A percepção dos problemas ambientais que nos rodeiam pode ser um obstáculo para podermos enfrentá-los adequadamente. A transmissão do conhecimento por meio da divulgação é uma ferramenta essencial para a conscientização social. Sem a cumplicidade de uma sociedade informada, será difícil resolver adequadamente os problemas da água.

Há algum tempo, durante um dia de trabalho de campo, tive a oportunidade de passar um bom tempo explicando a um agricultor que irrigava a sua parcela com água subterrânea a necessidade de aproveitar bem o recurso (aplicar a dose adequada, no horário mais conveniente).

Transmiti ao homem que, caso contrário, ele extrairia mais água do que o necessário e, com isso, contribuiria para a superexploração do aquífero.

O uso da água
tem de ser consciente

Após alguns momentos de reflexão e descrença, o agricultor questionou o meu argumento com uma alteração na íntegra e uma frase lapidar: “Para quê? Se a água nascer lá.” Isso estaria próximo do que expressa o primeiro significado do dicionário.

Infelizmente, a percepção de uma parte importante da sociedade relativamente aos problemas ambientais, em geral, e aos problemas hídricos, em particular, está em linha com o que foi expresso por aquele agricultor. Ele baseou a sua ideia na existência de um recurso infinito, baseado no seu empirismo e numa transmissão de conhecimento provavelmente secular.

O ano de 2025 marca 50 anos desde a publicação do relatório do Clube de Roma (Os Limites do Crescimento) sobre os limites do crescimento, e a realidade mostra que ainda há muito a fazer neste sentido. 

O imenso avanço da ciência e da tecnologia em matéria de água é de pouca utilidade se os utilizadores finais do recurso, os cidadãos, continuarem a operar com base na ignorância ou na desinformação.

Percepção, eficiência e riscos

Qualquer esforço feito em termos de divulgação e sensibilização pode ser extremamente útil e ter um impacto significativo. Podemos extrair o exemplo mais claro do mundo da agricultura.

Cerca de três quartos da água retirada do sistema natural são utilizados exclusivamente para irrigar campos agrícolas e, portanto, para uma tarefa tão essencial como fornecer os alimentos de que a população se alimenta, entre outras coisas. 

Isso significa que uma redução dessa quantidade de água, por mais modesta que seja, significaria a libertação de um volume considerável de recursos, a atenuação do stress a que estão sujeitos os sistemas hidrológicos em muitas regiões e um contributo inestimável para a adaptação às alterações climáticas.
O enorme investimento feito em planos de modernização da irrigação de pouca utilidade, em termos de utilização eficiente da água, se os utilizadores finais, os agricultores, continuarem a tomar decisões sem ter em conta as limitações do recurso. Muitas vezes o fazem com base em critérios de empirismo e tradição, sem considerar o conhecimento e a tecnologia que hoje estão à sua disposição para produzir mais e melhor, reduzindo o uso de recursos como energia e água.

Disseminação e conscientização

O esforço para alcançar uma percepção mais fundamentada da sociedade também pode contribuir para derrubar o desastroso axioma segundo o qual “a água que não é usada se perde”, o que é a base, em parte, do dilema intencional que às vezes se coloca entre o uso racional da água e do progresso econômico.

Os cidadãos devem ter ferramentas à disposição para compreender que os recursos hídricos que determinadas atividades humanas não consomem são essenciais para a obtenção de outros recursos básicos (alimentação, energia, cultura, qualidade de vida...) e para o desempenho de funções nos sistemas naturais que nos são essenciais mesmo que sejam menos tangíveis (equilíbrio, regulação, harmonia, biodiversidade...).

A divulgação e a sensibilização constituem um aliado essencial para prevenir, enfrentar ou atenuar situações de crise relacionadas com a água, cada vez mais frequentes neste cenário inexorável de alterações climáticas.

O exemplo mais óbvio é a seca e a atitude generalizada da sociedade face a este fenômeno, simbolizada de forma intransponível pelo conceito de ciclo hidroilógico

O desinteresse dos cidadãos (especialmente nas áreas urbanas) pelos problemas hídricos é comum e notória. Até que um dia ele abre a torneira e percebe, perturbado, que não cai uma única gota. Esse comportamento extremo, que passa instantaneamente da indiferença à histeria sempre que ocorre um episódio de seca, é a prova mais clara de falta de consciência.

As secas são fenômenos recorrentes e tudo indica que serão mais frequentes no futuro. Isto significa que, depois de uma seca, com certeza e depois de um período mais ou menos prolongado, virá a próxima. 

Assim, a chave para este tipo de crise hídrica reside na gestão coletiva e individual sensata e responsável do recurso em períodos normais ou abundantes.

Percepção e reciprocidade

É justo reconhecer que parte do défice de informação e sensibilização também pode ser consequência desse tipo de combinação entre arrogância e desinteresse que o mundo da ciência por vezes manifesta em relação ao resto da sociedade.

Numa ocasião, enquanto um grupo de colegas estava ocupado a selecionar uma bacia hidrográfica adequada para um projeto de investigação, tivemos um encontro com um pastor que passava com o seu gado. Esse bom homem, gentilmente e após lhe ter dado um ligeiro início à conversa, explicou-nos detalhadamente o funcionamento hidrológico da bacia que pretendíamos monitorizar e as chaves para a compreender.


Depois de alguns anos de árduo e frutífero trabalho científico, tivemos que nos render às evidências e verificar que o que havíamos feito era, basicamente, corroborar com a ajuda da ciência o que o pastor nos explicou intuitivamente no dia do nosso encontro. Esse seria um caso mais próximo do que é citado no segundo sentido citado no dicionário.

A minha experiência diz-me que a combinação do conhecimento científico e do conhecimento popular resultante da experiência constitui uma ferramenta inestimável que conduz ao enriquecimento mútuo e a uma melhor compreensão da realidade.

Essa interação é também um instrumento muito útil para conseguir uma divulgação eficaz. Com base no envolvimento decisivo do mundo da ciência, numa correta estratégia de divulgação e numa adequada consciência social, conseguiremos a cumplicidade dos cidadãos para enfrentar os desafios da água neste contexto de mudança global.A fim

> Esse artigo foi publicado originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...