Pular para o conteúdo principal

Receita Federal suspende isenção concedida por Bolsonaro às igrejas

O benefício tinha sido anunciado por Bolsonaro nas vésperas das eleições de 2022; agora líderes evangélicos apostam na aprovação de uma PEC


A Receita Federal suspendeu a ampliação de isenção de impostos e contribuições sociais sobre remuneração paga por entidade religiosas a pastores, padres e professores.

O benefício tinha sido concedido pelo presidente Jair Bolsonaro em julho de 2022, antes da campanha eleitoral. A Receita nunca divulgou uma estimativa de quanto, com isso, ele deixaria de arrecadar.


Pela decisão do atual governo, assinada pelo secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, os valores pagos pelas igrejas a pastores e por instituições vocacionais voltam a ser considerados remuneração direita.

Líderes de igrejas evangélicas apostam na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) apresentada pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e bispo da Igreja Universal que, se aprovada, amplia a imunidade tributária aos templos.

A estratégia de Crivella, para que a PEC seja aprovada, é estender o benefício a partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

A Constituição prevê imunidade fiscal (que pela PEC seria alargada) às igrejas, mas não às demais entidades agrupadas por Crivella.

> Com informação de Diário Oficial e de outras fontes.

Comentários

CBTF disse…
Boa, Lula honrou meu voto, agora as igrejas precisam começar a pagar impostos, chega de mamata.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Secularização avança na Islândia. Casamentos civis superam os religiosos