Pular para o conteúdo principal

Receita Federal suspende isenção concedida por Bolsonaro às igrejas

O benefício tinha sido anunciado por Bolsonaro nas vésperas das eleições de 2022; agora líderes evangélicos apostam na aprovação de uma PEC


A Receita Federal suspendeu a ampliação de isenção de impostos e contribuições sociais sobre remuneração paga por entidade religiosas a pastores, padres e professores.

O benefício tinha sido concedido pelo presidente Jair Bolsonaro em julho de 2022, antes da campanha eleitoral. A Receita nunca divulgou uma estimativa de quanto, com isso, ele deixaria de arrecadar.


Pela decisão do atual governo, assinada pelo secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, os valores pagos pelas igrejas a pastores e por instituições vocacionais voltam a ser considerados remuneração direita.

Líderes de igrejas evangélicas apostam na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) apresentada pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e bispo da Igreja Universal que, se aprovada, amplia a imunidade tributária aos templos.

A estratégia de Crivella, para que a PEC seja aprovada, é estender o benefício a partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos.

A Constituição prevê imunidade fiscal (que pela PEC seria alargada) às igrejas, mas não às demais entidades agrupadas por Crivella.

> Com informação de Diário Oficial e de outras fontes.

Comentários

CBTF disse…
Boa, Lula honrou meu voto, agora as igrejas precisam começar a pagar impostos, chega de mamata.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'