Pular para o conteúdo principal

Para você enxergar bem, os olhos precisam se mover. Por quê?

Nossos olhos se movem com rapidez e em vários sentidos, e não temos consciência de para onde estamos olhando exatamente


Maria do Pilar Aivar Rodriguez
professora de psicologia e pesquisadora sobre percepção e atenção, atua na Universidade Autônoma de Madrid, Espanha

Victoria Plaza
pesquisadora dos processos de aprendizagem e na memória humana. Atua na Universidade Autônoma de Madrid

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Tendemos a pensar que nossos olhos funcionam igual a uma câmera. Em parte é assim: os olhos têm a estrutura de uma câmera escura e possuem lentes (córnea, cristalino) que refratam a luz. Porém, há uma diferença fundamental: nossos olhos só enxergam bem se se movimentarem!

Se movermos a câmera ao tirar uma foto, o resultado será muito ruim. Mas isso não acontece no caso da visão. Precisamos mover nossos olhos para ver corretamente.

É muito fácil demonstrar a importância do movimento ocular. Se olharmos atentamente para a cruz central da imagem abaixo por cerca de 10 segundos, veremos que as diferentes cores começam a se misturar e desaparecer. Assim que movermos nossos olhos, eles ficarão visíveis novamente.

Diferenças de cores
"somem" se o olhar se
fixar na pequena cruz

Este efeito é denominado efeito Troxler, em homenagem ao seu descobridor. Mostra que o movimento ocular é importante para não esgotar as células receptoras da retina (bastonetes e cones). Portanto, mesmo quando mantemos o olhar fixo em um ponto, nossos olhos nunca ficam completamente imóveis

Como os olhos se movem?

É muito interessante ver a diversidade de formas como nossos olhos se movem. Podemos manter nosso olhar fixo em um objeto em movimento para segui-lo. Neste caso, os olhos se moverão na mesma velocidade do objeto. Quando os objetos se aproximam ou se afastam de nós, também movemos os olhos para poder focar com clareza. Se movermos a cabeça ou o corpo, os olhos compensam o efeito desse movimento para que nosso olhar fique estável.

Também podemos mover nosso olhar de um objeto para outro. Esses movimentos são chamados de sacadas e nos fornecem muitas informações sobre como resolvemos muitas tarefas. As sacadas ocorrem com muita frequência, cerca de três vezes por segundo. Ou seja, estamos continuamente mudando a posição do nosso olhar.

Como podemos saber o que estamos vendo?

O movimento ocular é estudado principalmente com sistemas de gravação baseados em infravermelho. Esses aparelhos emitem luz infravermelha (invisível para nós) e registram como ela é refletida na superfície do olho, de forma inofensiva. Com essa informação, eles podem estimar a posição do olhar.

Existem vários modelos com características diferentes. Alguns são adequados para analisar como as tarefas são executadas em uma tela: ler, analisar uma imagem, um vídeo ou um site. Outros permitem registrar o nosso olhar em tarefas mais ativas, por exemplo, ao pegar objetos ou caminhar. No nosso grupo de pesquisa e na UAM temos vários modelos diferentes (EyeLink, Tobii, Pupil Labs).

Para onde exatamente olhamos?

O estudo das sacadas nos permitiu saber detalhadamente o que vemos e o que não vemos. Esta seleção depende principalmente da tarefa que estamos realizando. Aqui resumimos os resultados mais interessantes:

Selecionamos o que é importante. O olhar é direcionado apenas para os objetos que vamos utilizar ou para as áreas informativas da cena. Outros elementos são ignorados. É como se eles não existissem. Por exemplo, se procurarmos algo vermelho, dificilmente prestaremos atenção em objetos de outras cores. Se olharmos para um rosto, focaremos nos olhos e na boca, porque isso nos ajuda a compreender as palavras e expressões da outra pessoa.

Quase sempre sabemos onde encontrar as informações relevantes. Em contextos conhecidos, o olhar é direcionado com muita precisão para a posição exata dos objetos. Noutras situações, olhamos para as áreas onde é mais provável encontrá-los. Por exemplo, procuraremos uma chávena numa superfície antes de procurarmos em locais mais improváveis, como o chão. Também aprendemos rapidamente onde encontrar objetos relevantes para uma tarefa.

Procuramos informações exatamente quando elas são necessárias. O olhar salta de objeto em objeto, mas de forma que obtemos a informação justamente quando precisamos dela. É por isso que podemos não ver algo, como um sinal de trânsito, se estiver no lugar errado ou onde não esperamos. Em tarefas mais complexas podemos antecipar o que vamos precisar e analisar antes de precisarmos.

O olhar tem um papel central no controle da ação. Quando movemos as mãos ou o corpo, a posição do nosso olhar muitas vezes indica para onde vamos realizar a ação ou para onde vamos. Por exemplo, se vamos pegar um copo, olharemos para o centro de sua superfície, onde o seguraremos com os dedos. Porém, se vamos enchê-lo com água olharemos para a borda superior do copo. Quando caminhamos em terreno difícil, nosso olhar antecipa nossos pés em alguns passos.

Não temos consciência de para onde estamos olhando exatamente. Se você nos perguntar, teremos dificuldade em dizer quais objetos olhamos. Por exemplo, pensamos que ao ler arrastamos os olhos pelas palavras, mas na realidade os nossos olhos saltam, percorrendo várias palavras ao mesmo tempo. Acreditamos também que a melhor estratégia para acertar uma bola é segui-la com os olhos. No entanto, bons jogadores antecipam a sua posição futura. Nossos olhos são mais rápidos que nosso pensamento.

Por que é útil saber tudo isso?

O estudo do movimento dos olhos nos dá muitas informações. Permite compreender em que prestamos atenção ao realizar tarefas complexas e rápidas, como desporto e condução. Também nos ajuda a compreender por que temos dificuldade em detectar coisas relevantes, como um sinal de dano numa mamografia.

No ambiente clínico, permite-nos compreender com maior profundidade os problemas sofridos, por exemplo, pelos pacientes de Parkinson e pelas pessoas com perturbações do espectro do autismo. 

O olhar abre uma janela para o funcionamento da nossa mente.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...