Pular para o conteúdo principal

Documentário mostra o culto à Mãe Deusa, ex-gerente de fast-food. E como tudo deu errado

Série documental de três partes lançada em 2023 pela HBO. Cotação IMDd: 7,3/10. Conta a história da carismática Amy Carlson, a criadora de uma seita. Ela ficou milionária e foi assassinada


Love Has Won: O Culto da Mãe Deusa é um documentário de três partes dirigido e produzido por Hannah Olson que conta a história ex-gerente de fast-food Amy Carlson que fundou a seita Love Has Won, no qual se declarou a "Mãe Deusa".

O documentário começa com uma entrevista com Carlson, que narra que sempre foi espiritual, mas que teve uma experiência de iluminação em 2017, que a levou a acreditar que era uma entidade divina.

Carlson então começou a atrair seguidores online, e logo o Love Has Won se tornou um culto com milhares de membros em todo o mundo.

O mostra que Carlson era carismática e manipuladora. Controlava seus seguidores, obrigando-os a obedecer sem nada questionar. Era também gananciosa, enriquecendo-se com a seita.

Os seguidores sofreram graves consequências. Muitos deles abandonaram suas famílias e amigos para se juntarem ao culto. Perderam a liberdade, submetidos a abusos físicos e psicológicos.

Em 2021, Carlson foi encontrada morta em sua casa, em Colorado Springs, Colorado. Sua morte foi inicialmente atribuída a uma overdose de drogas, mas uma investigação posterior revelou que ela havia sido assassinada.

O documentário é um alerta sobre os perigos do fanatismo religioso. Ele mostra como uma pessoa carismática e manipuladora pode usar a religião para controlar e explorar as pessoas. É bem produzido. Apresenta depoimentos de ex-fiéis e imagens de arquivo que ajudam a reconstituir a história do culto.



> Com informação do documentário "Love Has Won: O Culto da Mãe Deusa (2023)", artigo "Amy Carlson, a Mãe Deusa do culto que prometia a salvação" (BBC, 2021) e artigo "Morte de líder de culto nos EUA é investigada como assassinato" (The New York Times, 2021).

• Documentário mostra impacto do fanatismo religioso na saúde da mulher

• Filme propõe reflexão sobre a sedução do fanatismo islâmico

• Testemunhas de Jeová removem vídeos em que filha rejeita mãe desassociada

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica