Pular para o conteúdo principal

Gatos domésticos extinguem mais animais do que qualquer outro predador

Esses fofos e pequenos felinos acabaram com a espécie de um pássaro de uma ilha da Nova Zelândia. Mas os gatos não podem ser colocados como 'bode expiatório' dos problemas ecológicos


Manuel Peinado Lorca
diretor do Real Jardim Botânico da Universidade de Alcalá, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Algumas espécies exóticas, como o caranguejo americano, o sapo-cururu, a rã-touro ou o guaxinim, dominam frequentemente as estatísticas e os relatórios sobre o envolvimento de animais invasores na extinção de espécies. No entanto, poucos deles causaram estragos na biodiversidade comparável ao de um dos animais domésticos mais encantadores: os gatos.

Existem cerca de quatro milhões de gatos só nos lares espanhóis, 120 mil dos quais acabam abandonados nas ruas todos os anos.

Predador, solitário e caçador implacável. Ágil, rápido, voraz e com forte instinto territorial. O gato é um carnívoro cruel, um animal cativante e indomado e um exemplo de perfeição evolutiva. Estas características fazem dele uma espécie extremamente resistente à domesticação e propensa à liberdade e à desobediência.

Os gatos extinguiram mais vertebrados do que qualquer outro predador devido ao seu cosmopolitismo, à sua eficácia como carnívoros e à sua enorme capacidade de adaptação que lhes permitiu colonizar desde as ilhas subantárticas até às muito áridas e quentes perto dos trópicos. Mas também uma grande fertilidade que os torna uma bomba demográfica muito difícil de deter.

A extinção mais rápida de uma espécie foi causada por um gato. Seu nome era Tibbles e ele era o animal de estimação do faroleiro da Ilha Stephens, um pequeno afloramento rochoso entre as duas principais ilhas da Nova Zelândia. Vivia uma estranha ave noturna que não voava, semelhante a uma cambaxirra, que foi descrita em 1895 como Xenicus lyalli.

São conhecidos um total de treze exemplares, os mesmos que Tibbles colocou aos pés de seu mestre. Fã de ornitologia, o faroleiro os empalhou antes de enviá-los para Rothschild. Desde então não foram encontrados mais exemplares, por isso esta ave, em cuja caça se especializou Tibbles — que os descobriu e os exterminou sozinho no rigoroso inverno de 1895 —, partilha com o dodô Raphus cucullatus a terrível honra de ser uma espécie extinta antes de ser descrito pela ciência.

Eles devoram mais de um milhão de pássaros por ano.

O gato se aliou ao homem e
se tornou a espécie de felino
mais bem sucedida, com
população mundial de
600 milhões de indivíduos


Com base em estimativas muito conservadoras, alguns autores estimam que os gatos consomem mais de um milhão de aves por ano em ilhas como o Kerguelen, e sabe-se que em apenas 75 anos causaram o desaparecimento de várias espécies de répteis em pequenas ilhas como Santa Luzia (Cabo Verde).

Há o caso das Ilhas Canárias: a chegada do gato ao arquipélago há 2.000 anos é considerada uma das causas do desaparecimento de algumas aves, de dois roedores gigantes e do lagarto gigante de La Palma.

Apesar de sua pequena estatura e dos encantadores memes de gatinhos que enchem as redes sociais, os gatos domésticos (Felis catus) são máquinas de matar armadas com garras retráteis, presas afiadas e visão noturna. E esses predadores poderosos estão sempre à procura de presas para caçar ou de carniça para limpar, porque comem tudo o que está disponível.

À medida que os humanos espalharam os gatos pelo mundo nos últimos milhares de anos, estes felinos ferozes, provavelmente domesticados há 10.000 anos no Oriente Próximo, vivem hoje em todos os continentes, exceto na Antártica, e foram introduzidos em centenas de ilhas, tornando-os um dos as espécies mais amplamente distribuídas.

Dieta muito variada

Devido ao seu cosmopolitismo, os gatos alteraram muitos dos ecossistemas nos quais foram introduzidos. Transmitem novas doenças a muitas espécies, incluindo humanos, os seus impactos ecológicos excedem os causados ​​pelos felinos nativos e outros mesopredadores, ameaçam a integridade genética dos felídeos selvagens, alimentam-se da fauna nativa e têm levado muitas espécies à extinção

Os gatos caipiras (ou seja, gatos domésticos ou não domésticos com acesso ao ambiente externo) estão entre as espécies invasoras mais problemáticas do mundo.

Uma meta-análise — baseada em 530 artigos, livros e relatórios científicos que abrangem mais de um século — serviu para publicar o primeiro registo completo dos animais que os gatos domésticos comem. A lista é longa: 2.084 espécies diferentes.

A maioria corresponde a aves (981 espécies), seguidas de répteis (463), mamíferos (431), insetos (119), anfíbios (57) e outros grupos taxonômicos (33). Embora as presas mais comuns sejam camundongos, ratos, pardais e coelhos, também há registros de gatos caçando presas mais surpreendentes, como tartarugas marinhas verdes de Galápagos, emas e até gado doméstico. Algumas das criaturas listadas, incluindo os humanos, são grandes demais para os gatos caçarem, mas refletem suas tendências necrófagas.

Quase 350 destas espécies aparecem em diferentes listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção e várias já estão extintas. Muitos são pequenos pássaros, mamíferos e répteis endêmicos de ilhas que não possuem predadores naturais semelhantes aos felinos, o que significa que presas desavisadas carecem de respostas defensivas. 

Onze espécies registradas, incluindo o corvo havaiano, a codorna da Nova Zelândia e o rato-coelho australiano de patas brancas, são classificadas como extintas.

Os dados do artigo são conservadores, mas os registros apontam que os gatos que comem muito mais do que se pode identificar. Por exemplo, embora os insetos representem apenas um pouco menos de 6% das espécies consumidas pelos gatos, o número é provavelmente subestimado devido à dificuldade de identificar restos de insetos nos estômagos e fezes dos gatos em comparação com restos de penas ou de ossos de vertebrados.

Deve se ressaltar que não se deve tomar os gatos como "bode expiatório"  de problemas ecológicos. Se os humanos não mudam o seu próprio comportamento para proteger a biodiversidade, por que deveríamos esperar que os gatos mudassem o deles?

Ave noturna que não voava,
o Xenicus lyalli foi presa
fácil para o gato
FOTO: CARNEGIE MUSEUM DE PITTSBURGH

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica