Pular para o conteúdo principal

Ali deixa o ateísmo e se converte ao cristianismo com argumento de extrema direita, diz estudioso

Ricardo Oliveira da Silva comenta que a escritora se equivoca ao atribuir ao cristianismo méritos que ele não tem


A anunciar a sua conversão ao cristianismo, a escritora Ayaan Hirsi Ali usou argumento de extrema direita segundo o qual o cristianismo pode salvar o Ocidente de ataques de forças poderosas, afirma Ricardo Oliveira da Silva, doutor em história e autor de livros sobre o ateísmo.

Em seu canal no Youtube [vídeo abaixo], Silva avalia que a conversão de Ali foi mais pautada por motivos políticos do que espirituais, com a adoção de ideias "reacionárias", o que a aproxima de Donald Trump, por exemplo.

Nascida na Somália, Ali se notabilizou por criticar o Islã, religião na qual se criou. Foi firme em defender os direitos humanos, com destaque para a autodeterminação das mulheres muçulmanas. A própria Ali foi submetida à mutilação genital, uma tradição religiosa que a deixou traumatizada.

Nos anos 90 ela pediu asilo no Holanda, declarou-se ateia, escreveu livros, tornando-se uma referência dentro do movimento ateísta. Morando atualmente nos Estados Unidos, semanas atrás ela publicou um artigo anunciando que se tornou cristã, surpreendendo ateus de todo o mundo.

Pela explicação de Ali, a conversão dela se deve mais a uma estratégia política do que à crença ou não em um deus. Só de passagem ela diz que estava sentido um vazio "espiritual".

No entendimento da escritora, o ateísmo é "fraco" para se apor aos grandes desafios deste século e somente o cristianismo tem condições de deter as três forças que ameaçam os valores da civilização ocidental: (1ª) o ressurgimento do autoritarismo e expansionismo da China e da Rússia, (2ª) a ascensão global do islamismo e (3ª) a disseminação de ideologia que corrói "a fibra moral da próxima geração".

Silva argumenta que Ayaan está equivocada porque o Ocidente é uma "ideia que foi construída" por povos europeus que se colocaram como superiores a outros para justificar o seu expansionismo e prevalência.

Diz que Ali faz uma leitura idealizada do cristianismo, atribuindo-lhe méritos que ele não possui, como a garantia à liberdade de expressão, uma conquista da sociedade.

Trata-se, da parte da escritora, de uma postura "enviesada, bastante parcial", porque, na história do conhecimento, o cristianismo se opôs à ciência, que avançou apesar dele, afirma o estudioso.

Silva é professor de história na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Tem se dedicado ao estudo do ateísmo brasileiro. Escreveu os livros Ateísmo do Brasil, Espectro do AteísmoMarxismo e Escrita da História: Os Intelectuais e a Questão Agrária no Brasil (1950/1960).

Comentários

betoquintas disse…
O que o ateu não admite é que existe ateu de direita. Aayan apenas adotou o Cristianismo porque identificou-se com os grupos de conservadores, de direita, que vivem envolvidos e associados com o fundamentalista cristão. Assim que ela perder a utilidade, será descartada.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos