Pular para o conteúdo principal

Saiba tudo o que você nunca quis saber sobre percevejos, esses sugadores de sangue

Esses insetos têm alta fertilidade (200 a 500 ovos por fêmea) e pode ficar mais de três meses sem alimentação; eles não são vetores de doenças graves


ROMAIN GARROUSTE
pesquisador do Instituto de Sistema,
Evolução e Biodiversidade e do
Museu Nacional de História Nacional,
da Universidade de Sorbonne 

The Conversation
plataforma de informação
e análise produzida por
acadêmicos e jornalistas

"Selfie" do Cimex lectularius
FOTO: CDC/WIKIMEDIA

Impossível não os perceber, mesmo que você tenha a sorte de nunca ter cruzado seu caminho, os percevejos estão no centro das atenções da mídia e da política.

Estes insetos indelicados não fazem diferença na qualidade das casas e instalam-se por todo o lado, desde hotéis de luxo a hospitais, habitações públicas e bairros burgueses. Seguindo a maioria das populações humanas modernas, estes insetos preferem agora a cidade.

O que explica este regresso e este sucesso em todos os nossos habitats, quais as soluções para nos livrarmos dele? 

A biologia deles explica seu sucesso? Além dos nossos medos e fobias, qual é o real impacto destes animais sugadores de sangue?

O que eles querem de nós?

Inseto sugador de sangue, o percevejo (Cimex lectularius) é um pequeno inseto hemíptero de 6 mm com grande capacidade sensorial para detectar suas presas no escuro ou com pouca luz. 

Sua biologia é a de um parasita externo: alta fertilidade (200 a 500 ovos por fêmea), capacidade de resistir à privação alimentar (mais de três meses sem alimentação, ou até mais), perda de asas, mas capacidade de transporte: roupas, móveis, bagagem, etc.) para se alimentar exclusivamente de sangue. 

Outra particularidade que pode explicar o seu sucesso é que os machos, bastante agressivos, praticam um curioso modo de reprodução injetando diretamente os espermatozoides no abdômen da fêmea com um órgão seringa, sem passar pelo trato genital, o que chamamos de inseminação traumática. Para encontrar fêmeas e, de forma mais ampla, seus membros da mesma espécie (e reagrupar).

Cimex lectularius
preparando-se para
uma refeição

FOTO: PIOTR NASKRECKI

As refeições de sangue são necessárias para que as larvas completem seu desenvolvimento e para que os adultos se reproduzam e ponham ovos. A picada, associada à saliva com diversas propriedades, causa coceira e alergias, e às vezes fobias sociais. Mas fique tranquilo: apesar de uma série de insetos que podem ser localmente significativos, até mesmo impressionantes, seu pequeno tamanho afeta apenas excepcionalmente a qualidade do sangue do hospedeiro (sem risco de anemia).

Devido ao seu companheirismo com os humanos, o percevejo é um dos animais mais amplamente distribuídos em todo o mundo. Pode viver em latitudes polares (estações, bases, etc.), em grandes altitudes (refúgios, acampamentos), em desertos e… em qualquer outro lugar.

Nos trópicos prolifera uma segunda espécie: Cimex hemipterus, mesmo modo de vida, mesmo apetite para os humanos.

Quente, na caverna

Mas por que esse maldito inseto nos “ama” tanto? Hemiptera Heteroptera da família Cimicidae, esse inseto estrito sugador de sangue só pode se alimentar de hospedeiros mamíferos de sangue quente. Ele transformou o aparelho bucal para picar os tegumentos de seu hospedeiro, de onde se aproxima em seus ninhos ou poleiros. Todas as espécies desta família (cerca de uma centena em todo o mundo) têm esta biologia sugadora de sangue e vivem à custa de vários hospedeiros, aves ou mamíferos como morcegos, nos seus ninhos ou habitats particulares, como cavernas.

É aqui que o clima entra em jogo. As primeiras populações humanas modernas tiveram de enfrentar várias glaciações nas partes temperadas do nosso planeta (a última na Europa remonta a -115.000 a -10.000 anos atrás) e utilizaram habitats em cavernas sempre que possível. Cimicidae e outros parasitas de morcegos, outros mamíferos e aves troglófilas viviam então em quase todos os lugares.

Pensamos, portanto, que foi neste habitat de refúgio que se estabeleceu o companheirismo com os humanos. As populações humanas começaram a levar esta espécie consigo durante as suas viagens e depois para os seus habitats ao ar livre, e ocorreu a verdadeira domesticação (comensalismo, para ser mais preciso).

Ainda é uma hipótese, mas que começa a ser apoiada pelos resultados da genética das populações atuais: duas linhagens de percevejos coabitariam, uma subserviente aos morcegos, a outra aos humanos. É a marca de uma microevolução que ainda não chegou ao fim: o aparecimento de duas espécies diferentes.

Percevejo em lençol
à espera do seu
'fornecedor' de sangue
FOTO: WIKIPÉDIA

Como pista adicional, começamos a encontrar evidências arqueológicas da presença de Cimicidae entre os primeiros humanos. Caso contrário, o primeiro Cimicidae conhecido foi encontrado no âmbar birmanês (cerca de 99 milhões de anos) e tinha asas.

Esta história relativamente “longa” pode estar apenas nos seus estágios iniciais porque parece que ainda não houve qualquer adaptação dos agentes patogénicos humanos a este “novo” vetor. Este é um problema crucial: se alguma vez os agentes patogénicos (vírus, bactérias) fossem transmitidos aos humanos através de percevejos, então já não seriam apenas picadas, que são certamente muito desagradáveis, mas não muito perigosas. O que o futuro nos reserva neste assunto?

Por que esse retorno?

Os percevejos foram bem controlados durante o século XX graças ao uso de inseticidas sintéticos, associados à melhoria das condições de vida nos habitats. O seu retorno estaria ligado ao fenômeno da resistência a esses inseticidas.

Refugiando-se em algumas zonas adequadas, os percevejos, tendo gradualmente adquirido esta resistência, conseguiram reconstruir populações e partir novamente para a conquista dos seus antigos territórios. Um movimento amplificado pelo aumento das viagens. 

A falta de informação, devido ao problema psicológico e social representado por uma infestação por percevejos, é uma limitação à sua erradicação (por exemplo entre proprietário e inquilino, hoteleiro e clientes, etc.).

Novas estratégias de controle

As estratégias de controle estão em pleno desenvolvimento, incluindo novos inseticidas “biológicos” (por exemplo, óleos essenciais).

A detecção é o primeiro passo e a discrição destes insetos faz com que por vezes recorramos a cães especialmente treinados. Permitem identificar refúgios domésticos (geralmente nos quartos, à volta das camas, etc.).

Lavar a uma temperatura mínima de 60°, congelar, aquecer acima de 45° (por exemplo ao passar roupa) são métodos a utilizar. O mesmo para móveis, se possível. Existem também métodos tradicionais: por exemplo, certas plantas pegajosas são utilizadas como adesivo para capturar insetos e sabe-se que substâncias em pó (farinha, diatomite, etc.) os repelem. Uma cama com os quatro pés cobertos de farinha fica assim protegida, mas os percevejos podem cair do teto.

Picadas de Cimex lectularius.
Elas ardem e coçam

FOTO: HERMANN LUYKEN / WIKIMEDIA

Em todos os casos, devem ser utilizadas combinações de métodos que permitam a detecção precoce, a perturbação trófica (evitando que os percevejos se alimentem e eventualmente morram de fome) e vários tratamentos. Mas o percevejo é astuto: pode “hibernar” (processo de diapausa a baixa temperatura, a partir de 16°C) o que permite aos percevejos adultos esperar por um amanhã melhor.

Quanto ao controle biológico, parece complexo de implementar. Na verdade, parece difícil libertar insetos e outros habitantes da casa, como aranhas, centopéias, psocídeos, insetos mascarados, etc., para lutar contra percevejos, apesar da sua eficácia comprovada.

Você deve ter entendido que os percevejos não são companheiros amigáveis, mas, no momento, não são vetores de doenças graves. Mas esta é uma situação que pode mudar e vale a pena pensar em combater melhor esses hóspedes indesejados. 

Um último elemento que ainda lhes encontra alguma utilidade: a polícia científica poderia de fato utilizá-los em investigações criminais. 

O DNA humano pode persistir por até 90 dias após uma refeição de sangue. O percevejo se juntaria então aos especialistas e um novo ramo da ciência forense, a “hemafagia forense” nasceria…

> Esse texto foi publicado originalmente em francês.

• Hospital de São Paulo investiga infecção rara por fungo em paciente de Covid-19

• Saiba o que é febre maculosa e quais as medidas para preveni-la

• Vírus de alta letalidade ressurge no Brasil após 20 anos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...

Andréa Beltrão crê em pessoas, não em Deus. 'Sou cética'

Atriz afirma  que só crê nela Andréa Beltrão (foto) chamou um padre para rezar no velório do seu irmão — ele morreu aos 19 anos de um aneurisma cerebral. A atriz tomou essa providência porque era o que parentes e amigos do seu irmão esperavam que houvesse. Se dependesse apenas dela, não haveria sacerdote no velório. Beltrão é ateia assumida.