Pular para o conteúdo principal

Pesquisa examina como a diversidade evolutiva da flora suporta condições extremas

Estudo analisa a vegetação dos ecossistemas rupestres e os impactos gerados nela pelas alterações climáticas


CAMILLA ALMEIDA
jornalista

Jornal da USP

Paisagens que escapam das visões clássicas de diversidade biológica também guardam informações valiosas sobre a vida no Planeta. Esse é o caso dos ecossistemas rupestres, que se desenvolvem em condições consideradas extremas. Entre eles estão os campos rupestres, como os que crescem nos solos ácidos da Chapada Diamantina (BA); as cangas, vegetação das crostas de ferro da Serra dos Carajás (PA); e os campos de altitude, encontrados na Serra Geral, no Sul do país.

Pesquisa do Instituto de Biociências (IB) da USP, do Instituto Tecnológico Vale e da University of Tartu, da Estônia, buscou analisar a diversidade evolutiva da vegetação de ambientes como estes. Os pesquisadores constataram que, mesmo com suas adaptações, a flora sofre impactos das mudanças climáticas.

A diversidade evolutiva, ou filogenética, diz respeito a uma medida de biodiversidade que se baseia nas relações evolutivas entre um grupo de espécies. 

“Não existe tanta informação disponível sobre biomas rupestres. Então, quando surgiu a oportunidade de estudar esse assunto, achei que seria interessante tentar entender a diversidade evolutiva de plantas e sua relação com o clima”, explica Johnny Massante, pós-doutorando no IB, ao Jornal da USP.

No canto superior esquerdo,
um campo rupestre; no superior
direito, a canga; no inferior
esquerdo, campo de altitude; e
no inferior direto, o inselbergue

REPRODUÇÃO DA IMAGEM: WHENDEL SILVA

Foram realizados testes de correlações para verificar o impacto das alterações climáticas nos índices de diversidade. A vegetação instalada nas áreas estudadas é próxima evolutivamente – o que implica em um compartilhamento de características importantes que asseguram sua sobrevivência em tais ambientes. Contudo, com a alteração de clima, espécies de outros tipos de vegetação e com diferentes aspectos podem se estabelecer nas localidades.

“Isso pode gerar problemas como invasão biológica. Se espécies que ocorrem naturalmente fora desses ambientes encontram condições para se estabelecer e formar populações viáveis, as espécies locais podem ter suas populações reduzidas, já que há outras espécies competindo pelos mesmos recursos e nutrientes e as condições climáticas já não são mais ideais para sua manutenção”, diz Massante. 

Ele ainda alerta para o perigo de extinção de espécies endêmicas – aquelas próprias de tais áreas e que detém características muito específicas de sobrevivência.

O estudo levou em consideração quase 6 mil espécies vegetais lenhosas e ervas de 129 localidades de paisagens antigas, climaticamente estáveis e com solos inférteis – OCBILs, em inglês. 

Foram analisadas áreas de campos rupestres, campos de altitude, cangas e inselbergues (formações rochosas isoladas em meio a superfícies planas, como os monólitos de Quixadá, no sertão do Ceará). 

Além disso, dados de variação de temperatura e precipitação foram levados em consideração para calcular métricas de biodiversidade para cada área. Traçada a estrutura, foi possível inferir que em ecossistemas rupestres, a vegetação não possui uma grande idade e diversidade evolutivas, e que as espécies possuem um alto grau de parentesco.

“Geralmente ambientes montanhosos são considerados verdadeiras arenas de rápida e recente evolução porque pesquisas já mostraram que a taxa de geração de novas espécies nesses ambientes é muito alta. A literatura também sugere que ambientes climaticamente mais estáveis permitem a persistência de linhagens de plantas diversificadas em tempos mais remotos”, explica o pesquisador.

Conservação e preservação

Os biomas rupestres são conhecidos pela sua flora de características marcantes: árvores com folhas pequenas, espessas e quebradiças. Essas são adaptações que dificultam a perda de nutrientes e água, assim auxiliando as plantas a viverem em um ambiente onde tais elementos são escassos. Essas áreas ainda contam com um alto grau de endemismo e são essenciais para a manutenção de múltiplos rios e nascentes.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar o limite de 1,5°C nos próximos cinco anos. 

O aumento da temperatura mundial pode ocasionar graves consequências para a fauna e a flora mundial em larga escala. Dentro desse preocupante cenário, o pesquisador destaca a necessidade de estudos sobre tais impactos negativos sobre essas vegetações a fim de se traçar estratégias de conservação e restauração.

Além disso, o baixo número de pesquisas que exploram a biodiversidade de ecossistemas rupestres também desperta preocupação no especialista. 

“A quantidade de estudos nessas regiões é comparativamente menor do que comparada à florestas. No entanto, as vegetações rupestres são cruciais, comparáveis em importância com as florestas. Sua diversidade extraordinária de plantas desempenha funções essenciais nos ecossistemas, como a preservação de rios”, explica Massante.

> Os resultados do estudo foram publicados no artigo Looking similar but all different: Phylogenetic signature of Brazilian rocky outcrops and the influence of temperature variability on their phylogenetic structure, na revista Journal of Ecology. Mais informações: email jhonny.massante@usp.br, com Jhonny Capichoni Massante.

• Avaliação global revela que 40% dos anfíbios estão ameaçados de extinção

• Consequências da seca severa afetam mais de 300 comunidades de 22 cidades da Amazônia 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Registro de 'trigamia' é 'putaria', afirma psicóloga cristã

Marisa Lobo disse que, ao saber do caso, desejou a volta logo de Jesus A psicóloga Marisa Lobo (foto) ficou indignada com o registro de um contrato por um cartório de Tupã (SP) onde duas mulheres e um homem declaram ter envolvimento emocional entre si, vivendo sob o mesmo teto há três anos. Para a “psicóloga cristã”, como ela se apresenta, o nome dessa união é “orgia” e o que o cartório legalizou foi uma “putaria”. Ela disse ter usado essa palavra para se “fazer entender sem falsos moralismos”. De acordo com o cartório, o trio oficializou a sua união, estabelecendo as mesmas regras de um casamento tradicional, para garantir os direitos de cada um deles e dos filhos, como o de herança. Um deles foi nomeado como administrador dos bens. Lobo escreveu que, quando tomou conhecimento dessa “trigamia”, teve vontade de pedir “Jesus, volte logo”, porque se lembrou da decadência moral de Sodoma e Gomorra. “Como membro da sociedade estou chocada, como profissional e militante...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica O prefeito Gilberto Kassab (PSD), na foto,  disse que vai vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo que aprovou o Dia do Orgulho Heterossexual. Trata-se de um recuo porque, na época da aprovação do projeto, ele disse que a nova data não tinha caráter homofóbico. Agora, Kassab disse que se trata de uma medida “despropositada”, conforme entrevista que deu ao jornal Agora São Paulo. "O heterossexual é maioria, não é vítima de violência, não sofre discriminação, preconceito, ameaças ou constrangimentos. Não precisa de dia para se afirmar", disse. O prefeito falou haver somente sentido em datas que estimulem “a tolerância e a paz” em relação, por exemplo, a mulheres e negros e minorias que são vítimas de ofensas e brutalidades. Na campanha de 2008 da eleição municipal, a propaganda na TV de Marta Suplicy (PT) chegou a insinuar que o então seu adversário Kassab era gay, embora ela ti...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...