Pular para o conteúdo principal

França proíbe abaya nas escolas. 'Não se pode identificar a religião dos alunos olhando para eles'

A decisão foi tomada após a constatação do aumento do número de alunos que usavam a vestimenta, principalmente no ensino fundamental e médio


rfi

"Decidi que o uso da abaya será proibido na escola", respondeu categórico o ministro Gabriel Attal em uma entrevista ao canal TF1, na noite de domingo (27). "Quando entramos em uma sala de aula, não devemos ser capazes de identificar a religião dos alunos olhando para ele", explicou.

A lei que proíbe o uso de símbolos religiosos nos estabelecimentos de ensino franceses, adotada em março de 2004, garante a aplicação do princípio da laicidade no país.

De acordo com o jornal Le Figaro, a declaração de Attal atende às expectativas de diretores, professores e outros profissionais, que aguardavam um posicionamento do governo francês sobre a questão. Até agora, cabia a eles a decisão de aceitar ou recusar o uso da vestimenta nos colégios.

Conselho Muçulmano
diz que vestimenta não
é religiosa, mas cultural

Com a medida, Gabriel Attal, nomeado para a pasta da Educação em julho desde ano, mostra, a poucos dias da volta às aulas na França, que o Estado laico é um valor da República Francesa, e representa "uma liberdade", segundo o site do jornal Libération.

Na última quinta-feira (24), ele já havia declarado que "onde a República é colocada à prova, nós devemos nos unir".

Regra "necessária e justa"

O Le Monde enfatiza a regra "necessária e justa", na opinião de Attal, estaria alinhada com outras medidas adotadas recentemente na França, com o propósito de afirmar o princípio da laicidade. O ministro da Educação anterior, Pap Ndiaye, havia deixado a decisão a critério de cada estabelecimento de ensino.

A dúvida, questiona o jornal francês, é se a túnica típica, usada em países do norte da África e árabes por homens e mulheres, representa uma referência religiosa, contrária à lei do país.

O Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) declarou em junho que a abaya é uma vestimenta cultural, mas o debate continua, lembra o Le Parisien.

O sociólogo Jean Baubérot, entrevistado pelo diário da capital, acredita que a decisão do governo é "uma concepção punitiva da laicidade", que vai acabar sendo desconsiderada, mal compreendida e irá se somar a uma série de proibições. "Focar na roupa vai além da lei sobre a laicidade que proíbe o porte de símbolos religiosos", adverte o especialista.

> RFI (Rádio França Internacional) é uma agência de notícias financiada pelo governo francês.

• Roupa provocativa das mulheres é a causa de estupros, diz muçulmano

• Islâmicos da Rússia apoiam a invasão da Ucrânia

• Onze curiosidades sobre o mais cruel inferno, o muçulmano

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica