Pular para o conteúdo principal

Ciclone causa morte no sul do Brasil. Saiba como se forma esse fenômeno

Chuva e ventos fortes atingiram várias cidades no Rio Grande do Sul; três pessoas morreram 


CAROLINA PIMENTEL
DOUGLAS CORREA
jornalistas
Agência Brasil

A passagem de um ciclone extratropical provocou mortes e estragos nos estados do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul.

Segundo o governo gaúcho, três pessoas morreram e 11 estão desaparecidas. Mais de R$ 1 milhão serão repassados a cinco municípios gaúchos atingidos pelo mau tempo.

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos. É associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes.  

Ciclone trouxe
a umidade do
oceano para
o continente

No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido dos ponteiros dos relógios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

O ciclone que atingiu o sul do país — associado a uma frente fria — formou-se no Oceano Atlântico no decorrer da semana. A área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializou a formação do ciclone em terra, transportando a umidade do oceano para o continente.

O que provoca

Quando o ciclone se aproxima do continente, aumenta a possiblidade de danos, com deslizamentos e chuvas e ventos fortes. “Isso que traz risco maior, com previsão de chuva excessiva, acumulados muito altos e ventos fortes”, explica a meteorologista Estael Sias, em vídeo publicado no canal da MetSul, plataforma com conteúdo meteorológico.

Para se ter uma ideia, as rajadas de vento superam 80 km/h na Região Sul, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia — Inmet. Os volumes de chuva ultrapassam 100 milímetros (mm) em 24 horas. Além dos estados do sul, o fenômeno atingiu também áreas do Estado de São Paulo.

O ciclone extratropical que afetou a região sul do país nesta quinta-feira (15) — acompanhado de uma frente fria — provocou a morte de uma pessoa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e vários estragos em outras cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou hoje o repasse de R$ 1,1 milhão para cinco municípios atingidos pelo ciclone extratropical. Por meio de sua conta no Twitter, ele explicou que os recursos são resíduos do total destinado a uma outra emergência climática que ocorreu em março no estado.

Com informação do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. 

• Terremotos no Nepal são sinais do Apocalipse, afirma Universal

• Rock in Rio contratou médium para evitar chuvas

• Prefeito aconselha população a se proteger do fim do mundo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias