Pular para o conteúdo principal

Cientistas usam inteligência artificial na busca de vida extraterrestre

Instituto Seti já descobriu oito sinais não identificados até agora que serão estudados

ELAINE ALVES | Jornal da USP
jornalista

Em um artigo publicado na revista Nature Astronomy, pesquisadores do Instituto Seti (sigla em inglês para Busca por Vida Extraterrestre), com sede nos Estados Unidos, utilizaram o aprendizado de máquina para tentar identificar sinais de vida em outros planetas. Ao aplicarem uma técnica de deep learning a um conjunto de estrelas próximas previamente estudadas, cientistas descobriram oito sinais de interesse não identificados anteriormente.

De acordo com Douglas Galante, professor e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, associado ao Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, para identificarmos vida em outros planetas precisamos buscar por sinais específicos. 

“A vida alterou o planeta Terra quimicamente, transformando a atmosfera em uma atmosfera rica em oxigênio. O sinal químico do oxigênio é um sinal claro para o planeta da presença de vida”, explica. 

Por isso, buscar por sinais como o de oxigênio em outros planetas é um dos pontos de partida.

Entretanto, “o que esse grupo fez foi buscar tecno assinaturas, isto é, assinaturas tecnológicas da presença de vida”, esclarece o professor ao afirmar que, no estudo recém-publicado, o Instituto Seti não buscou identificar seres microscópicos, mas sim civilizações tecnológicas.

Cientistas utilizaram
algoritmos que não
só procuram por
padrões repetitivos

No novo trabalho, os pesquisadores desenvolveram técnicas de busca inteligente extraterrestre por meio do rádio Seti, utilizado na procura de sinais de rádio possivelmente emitidos por civilizações comunicantes, seja para comunicação interna ou interplanetária. 

Para parte da comunidade científica, a premissa dessa investigação é baseada na ideia de que civilizações tecnológicas, em algum momento, irão passar pelo desenvolvimento da tecnologia de rádio. Seguindo essa teoria, Galante esclarece, elas emitiriam ondas eletromagnéticas de seu planeta de origem e, por isso, seria possível identificá-las.

IAs e o futuro da exploração espacial


Desde que os experimentos do Instituto Seti começaram, em 1960, os avanços tecnológicos permitiram que os pesquisadores coletassem cada vez mais dados. E analisar esse número maciço de informações exige a aplicação de novas ferramentas computacionais, como as IAs, que possuem grande capacidade de processamento.

No entanto, sinais “escuros” causados pela interferência do rádio terrestre continuam sendo um obstáculo na busca por vida extraterrestre. Por isso, em trabalhos como o mais recente, cientistas utilizaram algoritmos de inteligência artificial melhorados, que não só procuram por padrões repetitivos, mas também eliminam sinais causados por contaminação da Terra. 

“O projeto Seti procura por sinais característicos de uma tecnologia que esteja tentando se comunicar utilizando algoritmos mais inteligentes do que no passado”, reforça o professor ao afirmar que, na astrobiologia, o uso das inteligências artificiais é positivo por descomplicar processos repetitivos.

No que se refere à busca presencial de sinais de vida, Galante menciona robôs que vasculham a superfície de outros planetas do sistema solar e que, com a ajuda das IAs, não precisariam mais do comando humano para tomarem decisões. 

“Se um robô na superfície de um planeta tivesse inteligência artificial muito avançada, ele poderia tomar suas próprias decisões: para onde ir, o que procurar, o que coletar, o que medir.”

• Maioria dos ateus americano acredita haver vida inteligente em outros planetas

• Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

• Imagem de ‘bebê’ do universo confirma a idade atual de 13,8 bilhões de anos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Número de ateus é subestimado pelo Censo devido a preconceito, afirma estudioso