Pular para o conteúdo principal

Jesus se tornou em Maomé brasileiro. Corre risco quem o criticar

Fundamentalistas estão crucificando na rede social o professor de filosofia que teria ofendido Jesus 

PAULO LOPES
jornalista

Se fosse professor, eu não escreveria aos alunos que “Jesus era um vagabundo e um idiota”. Mas acho exagerada a repercussão contra o professor de filosofia de Fortaleza que escreveu essa frase na lousa.

Uma estudante fotografou a frase e denunciou o professor por injúria religiosa. A mãe dela postou a foto em um grupo de orações, jogando pólvora na fogueira. A Secretaria de Educação do Ceará abriu uma investigação, uma deputada estadual ocupou a tribuna para denunciar a afronta aos cristãos, acionando o Ministério Público do Ceará.

Se Jesus não foi vagabundo nem idiota, por que a gritaria? Sempre achei que quem valida uma suposta ofensa é o ofendido.

Não há informação sobre em que contexto o professor de filosofia escreveu a frase ou se foi ele mesmo que a colocou na lousa. A deputada bolsonarista Dra. Silvana (PL) sugeriu que se confronte a caligrafia da lousa com a do professor, na expectativa de incriminá-lo.

Se a intenção do professor era levantar polêmica, ele conseguiu. Mas não acredito que esse tenha sido o caso. Imagino que ele esteja assustado com a fúria que involuntariamente desencadeou na rede social.

Jesus é preguiçoso?

O escritor britânico Salman Ruschdie, autor dos “Versos Satânicos”, defende o questionamento das religiões, “uma forma medieval de irracionalidade”, recorrendo até mesmo à sátira e a blasfêmia.

Concordo.

A forte reação ao professor explica-se, em parte, pela ascensão no Brasil da extrema direita golpista político-evangélica, uma "força da estupidez", como disse Ruschdie ao comentar em 2015 o ataque naquele ano por fanáticos islâmicos ao jornal francês de humor Charlie Hebdo, com mortes.

O fundamento cristão se infiltrou em todas as instâncias da sociedade, nas famílias, escolas, política, governos, Justiça. E Jesus se tornou o Maomé brasileiro — quem o debochar arrisca a ser queimado pelos defensores do amor ao próximo.

Rushdie perdeu um olho em consequência de facadas que levou em 2022 de um islâmico fanático.

Espera-se que o professor de filosofia ainda esteja enxergando com os dois olhos.

> Com informação do Extra e de outras fontes e imagem da rede social.

• Lei não veta a blasfêmia: insulto a Deus não agride a honra de nenhum ser humano

• Luta entre Cristo e Lúcifer no Carnaval de SP não foi blasfêmia, decide juíza

• BBC pede desculpas por sugerir que blasfêmia merece punição



Comentários

CBTF disse…
Eu sinto que muitos evangélicos brasileiros tem o desejo de morar em lugares fundamentalistas e sempre usam o argumento pedindo pra zoarem com Maomé também, mas no fundo eles não percebem que estão indo pro mesmo caminho dos fundamentalistas islâmicos, viraram manobras de corruptos que usam a fé deles pra ganhar dinheiro. Quanto a Jesus não ter trabalhado isso é um fato no livro sagrado deles, Jesus não trabalhava.
Anônimo disse…
Isso não é ofensa é fato. imagine quando conhecerem prof.Fábio Sabino, prof.Osvaldo Ribeiro, exegetas polêmicos com fundamentações irrefutáveis o menos polêmico é o Prof. Jonathan Matthies.

Exemplos de humor e sanitização na web.
Não vamos nem falar de memes de teístas também né.

Deliciosa msol idade 18 anos virgem noiva de mané, certo dia msol consentiu ser estrupada por um ser chamado the bull 🧙‍♂️🤧🍆💦 triste não? a vizinhança fazia chacota e não acreditava na lorota mané acabou sendo acusado e para livrar o cool dele e de msol assumiu o b.o. consentiu como?👼🥷 psé diz a lenda que msol viu e ouviu algo e consentiu 🍑🍄🥃, como não importa. mentira? não mesmo é real possível e sobrenatural.
não pergunte e não questione por que só acontece nesses 📔 é provado acontece até hoje nos dias de hoje.
você tem filha fértil? a fecundação biológica é uma mágica! psé né.

📱Ligação Randi!🧙‍♂️🪄🎩🐰
Hume? 22:00 Black Sabbat? Double Chopp? Strippers? fecho Oh incrível até..

Voltei!

Desse trisal poliamorista nasceu o enzo bastardo, pobre enzo.

Enzo era louco das idéias pagava de santo e acabou se metendo em roubadas muitas confusões mas a turma dele passava pano hippies saca? apesar de crimes, covardias ele mentiu para polícia que era alguém especial tentou provar que era não conseguiu e tomou no cool, lições de vida fim.



----------

Mané sofria crises de tremores, dores de cabeça, entrava frequentemente em transe. 40 anos de idade, disse ter recebido a visita do briel👼 🍄 .
Mané dizia receber mensagens, ouvir vozes. Aos poucos, recolhia essas informações com ajuda de amigos e parentes, compondo posteriormente o borrão.


Na realidade ninguém dará a minima ou levará a sério pseudos livros baseados no nada, o que resta é satirizar.


A filósofa Anastasia Colosimo dá uma nova perspectiva sobre o seja a blasfêmia. Para ela, o crime de blasfêmia tem pouco ou nada a ver com questões religiosas.

Partindo da defesa resoluta da liberdade de expressão, Colosimo nos ensina que censurar a blasfêmia não é outra coisa se não uma forma de perseguição política.

Abaixo, suas palavras:

A blasfêmia sempre foi um problema político. O processo de Sócrates foi de blasfêmia. O de Cristo também.

A partir do momento em que o poder político encontra sua legitimidade numa autoridade espiritual, e que há uma identidade perfeita entre o teológico e o político, a blasfêmia é um problema político.

Deve-se permitir às pessoas que tenham discursos que possam ferir, inquietar e chocar.

Num contexto ocidental de separação entre igreja e Estado, há o argumento religioso - de que não se deve blasfemar- e o argumento secular, de defesa da liberdade de expressão.

Entra-se num combate de direitos humanos, e quer se limitar a liberdade de expressão exatamente em nome do que a define. Restringe-se a liberdade de expressão para a proteção dos sentimentos dos crentes.

É o encontro com a modernidade, diz-se que não tem nada a ver com Deus, mas com "meus" sentimentos. Isso é a estratégia "comunitarista", meio de pressão para comunidades. Foi o que se viu na França pós-atentados.

De um lado, uma certa população muçulmana dizia se sentir ofendida. De outro, políticos e intelectuais que, em vez de criticarem, concordavam com esta atitude.

Quando se é crente e se vê uma blasfêmia, é possível sentir-se incomodado, mas não se está sendo ofendido. É preciso parar com esta ideia de ofensa."

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1741576-a-blasfemia-e-sempre-um-problema-politico-afirma-filosofa-francesa.shtml

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Pai de vocalista dos Mamonas processa Feliciano por dizer que morte foi por ordem de Deus