Pular para o conteúdo principal

Bíblia pode ser útil aos ateus? Estudiosa diz que sim

"Tento “conectar o aparentemente inconectável”: erotismo e religião, corpo e teologia, ateu e Bíblia."

DUC DAU | The Conversation
estudiosa da Bíblia

O filósofo anarquista do século 21, Michael Bakunin, disse o seguinte sobre o cristianismo em seu livro de 1882, Deus e o Estado:

O cristianismo é precisamente a religião por excelência, porque exibe e manifesta, em toda a extensão, a própria natureza e essência de todo sistema religioso, o empobrecimento, a escravização e a aniquilação da humanidade em benefício da divindade.

Estou inclinada a concordar com Bakunin.

Muitos de nós que crescemos em uma cultura cercada pelo Cristianismo não conseguem pensar em Deus sem associar a divindade com a Bíblia e o cristianismo.

Consequentemente, é provável que a maioria dos ateus e agnósticos não pense bem de um texto que constitui a base do cristianismo — e uma série de males sociais históricos dos quais essa religião participou, incluindo escravidão, sectarismo e conservadorismo sexual.

Há muito o que criticar sobre um sistema de crenças que censura práticas sexuais fora do casamento, monogamia e relações heterossexuais.

A Igreja Católica Romana na qual fui criada tem uma história imperdoável de falha em proteger um número incontável de crianças contra abuso físico, emocional e sexual nas mãos de seus padres, irmãos e freiras.

Enumerar o número de ofensas do cristianismo contra a humanidade levaria mais do que alguns parágrafos.

E, no entanto, sou ateia e estudiosa literária que escreve sobre a Bíblia. Não acredito em Deus, mas escrevo extensivamente sobre um texto considerado por muitos cristãos como sancionado por Deus.

Não é uma contradição para mim, entretanto, especializar-me em literatura e teologia. Um dos meus objetivos é libertar a Bíblia das mãos da igreja tradicional e dos cristãos conservadores.

Bíblia pode
ter múltiplas
interpretações

Sou uma dos vários estudiosos que deseja abrir as possibilidades interpretativas do texto e de seus leitores. Como o teólogo queer Gerard Loughlin em Alien Sex: The Body and Desire in Cinema and Theology (2003), em meu trabalho tento “conectar o aparentemente inconectável”: erotismo e religião, corpo e teologia, ateu e Bíblia.

A Bíblia não é um livro produzido por revelação divina. Quando a autoridade divina do autor é retirada da Bíblia, ela libera sua capacidade de ser adaptada e interpretada de formas múltiplas e surpreendentes na literatura.

Antigamente, as Bíblias eram acorrentadas em igrejas inglesas, ostensivamente para protegê-las de roubo e vandalismo. No entanto, como Hugh S. Pyper afirma em The Unchained Bible: Cultural Appropriations of Biblical Texts

É difícil evitar a leitura subversiva desse acorrentamento como um símbolo de um livro colocado no cativeiro pela Igreja.

Libertada de suas correntes, porém, “a Bíblia revela-se um texto que chega a todos os lugares e que sofre metamorfoses surpreendentes e às vezes contraditórias”.

A Bíblia desencadeada

Existe mais de um tipo de Bíblia, e é a Bíblia desacorrentada que me interessa. Esta é a Bíblia que foge dos grilhões da igreja dominante e dos cristãos conservadores — bem como do equívoco dos não crentes que imaginariam que a única Bíblia que existe é sua contraparte acorrentada.

A personagem Sue Bridehead protesta contra a Bíblia acorrentada no romance Jude the Obscure (1895), de Thomas Hardy. Falando sobre o livro bíblico erótico Cântico dos Cânticos, ela diz:

[...] as pessoas não têm o direito de falsificar a Bíblia! Odeio a farsa que tenta cobrir com abstrações eclesiásticas o amor extático, natural e humano dessa grande e apaixonada canção!

O que para ela é um hino ao amor, ao sexo e à agência feminina tornou-se distorcido por interpretações “farsas”. Sue acrescenta:

O que insisto é que, para explicar versículos como este: “Para onde foi o teu amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres?” pela nota: “A Igreja professa sua fé” é extremamente ridículo!

Sue critica o impulso cristão em direção à interpretação tipológica, especialmente porque o Cântico dos Cânticos é um dos dois livros da Bíblia que não menciona Deus.

Na ficção contemporânea, Fried Green Tomatoes de Fannie Flagg no Whistle Stop Cafe (1987) cita o livro de Ruth para destacar uma terna história de amor entre duas personagens femininas principais.
Ao decidir deixar seu marido abusivo, Ruth envia a sua amada Idgie a seguinte passagem:

E Rute disse: Roga-me que não te deixe, nem que deixe de seguir-te; porque para onde fores, irei eu; e onde tu pousares, eu pousarei; o teu povo será o meu povo, e o teu Deus, o meu Deus.

Esta é uma das passagens mais marcantes da Bíblia, e seu uso aqui é igualmente notável: para validar os diferentes tipos de amor entre mulheres. Diga-me, se Deus existisse, ele desaprovaria?

> Duc Dau é estudiosa de cultura na The University of Western Australia.

• Vídeo: o ateísmo consegue dar um sentido à vida?

Livro 'Ateísmo no Brasil' recupera um país que poucos conhecem



Comentários

Se ela encontra valor na Bíblia, isso é com ela.

Eu pessoalmente não partilho dessa ideia. Acho que a Bíblia já é um texto incrivelmente supervalorizado e praticamente sem qualquer valor ou utilidade exceto talvez como ferramenta para ajudar a entender alguns cristãos e outros abraamistas.

O texto em si é até bastante medíocre de um ponto de vista religioso ou filosófico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix

Quem escreveu a Bíblia? Um historiador analisa quatro teorias