Pular para o conteúdo principal

Pastor adventista faz saudação nazista. E vídeo viraliza

Igreja sugere que o pastor tenha feito ironia

JOSÉ NUTTI
jornalista

Aconteceu ao final de 2021, mas agora explodiu na rede social: em resposta a um pedido de engajamento em campanha de arrecadação de alimentos, o pastor Célio José Longo disse: "Nem Hitler em todo a sua glória". E fez a saudação nazista.

A Igreja do Sétimo Dia Central, de Cuiabá, onde Longo fez a declaração, emitiu nota afirmando que não compactua com afirmações que, ainda que em "tom de ironia", expressem ou indiquem violência contra pessoas.

Foto de Célio Longo
reproduzida da
rede social

É bom que a igreja diga o óbvio — que não apoia proselitismo nazista —, porque, naquele ano, pastores pentecostais estavam se agrupando em torno do presidente Bolsonaro, fortalecendo um movimento de direita golpista, e o resultado foi a depredação dos edifícios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

O pastor Longo, procurado por jornalistas, não quis se manifestar, talvez para não dar mais motivos aos comentários implacáveis da rede social.

Manoel Júnior, por exemplo, escreveu no Twitter: "Pois é... Esses 4 anos de Bozolândia fizeram essa galera sair do armário. O estrago foi grande".

Longo provavelmente disse uma besteira sem se dar conta disso. Ou não. De qualquer forma, ele que se acautele, porque no Brasil apologia ao nazismo é crime.

 



Comentários

CBTF disse…
O bolsonarismo trouxe o fascismo e nazismo de forma tão bem planejada que a maioria dos bolsonaristas nem acha que são fascistas. Repete filosofia, comportamento, gestos e frases e acham que estão apenas defendendo a direita.
José Quintinno disse…
Curiosamente uma grande parte dos Adventistas votaram no ex presidiário.

Post mais lidos nos últimos 7 dias