Pular para o conteúdo principal

MP pede a escola que suspenda pai-nosso. E cristãos dizem ser perseguição

O proselitismo religioso foi denunciado por uma professora de religiões de matriz africana

Em defesa da laicidade do Estado, o Ministério Público orientou a prefeitura de Rifaina (SP) a suspender o pai-nosso que escola de educação básica João Etchebehere impõe aos alunos, com punição a quem não aderir.

Bastou isso para que cristãos fanáticos acusassem o MP de perseguição religiosa. Trata-se de uma inversão de valores: a perseguição é contra os alunos não cristãos submetidos a uma crença da maioria.

Em caso recente, dois desses estudantes foram colocados para fora da classe por professores, sofrendo constrangimento diante dos colegas.

"A proibição do pai-nosso é um absurdo", escreveu na rede social um fundamentalista. "Querem acabar com o cristianismo."

Quem acionou o Ministério Público foi uma professora de religiões de matriz africana. Ela anexou à denúncia um vídeo com alunos rezando.

Indução de uma
crença religiosa em
escola de pais laico

A professora disse que só recorreu à instituição após conversar coma direção da escola, mas todas "as minhas tentativas foram hostilizadas e ignoradas".

Para ela, a escola deve se primar "pelos conhecimentos técnicos-científicos, assegurando a igualdade e a livre manifestação de cultos religiosos, como assegura a Constituição de 88".

O promotor Alex Facciolo Pires, que expediu a recomendação, afirmou que “o fato de nenhum pai ou mãe de aluno ter reclamado do pai-nosso é irrelevante”.

“Alega-se que a prática é facultativa. Mas os alunos não têm plena capacidade de discernimento e escolha, porquanto se encontram na faixa etária entre 5 e 10 anos.”

O prefeito Hugo Lourenço (Cidadania) criticou a atitude do MP e em um encontro com moradores pediu que todos ali rezassem um pai-nosso. Mas disse que acatará a recomendação porque, caso contrário, avisou o promotor, o município terá de responder a uma ação civil pública.

> Com informação do Ministério Público do Estado de São Paulo e de outras fontes.

• O deus evangélico agora terá de respeitar a Constituição?

• MP move ação contra leitura bíblica na Câmara de Engenheiro Coelho

• Cristãos se tornam minoritários na Inglaterra e País de Gales



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso