Pular para o conteúdo principal

Cristãos se tornam minoritários na Inglaterra e País de Gales

Pela primeira vez, esses religiosos representam menos de 50% da população dos dois países


O Censo de 2021 da Inglaterra e País de Gales revela que os cristãos representam 46,2% da população, tornando-se uma das minorias religiosas desses dois países — minoria expressiva, mas em queda.

Leicester (Inglaterra) e Birmingham País de Gales) são as primeiras cidades do Reino Unido onde a "maioria é minoritária", por terem uma "superdiversidade".

Bispos da Igreja da Inglaterra anunciam com preocupação há anos a descristianização, mas somente agora, com a divulgação do Censo, inaugura-se oficialmente o que está sendo chamado de pós-cristianismo.

Em relação ao censo de 2011, houve uma queda de 17% (5,5 milhões) de pessoas que se reconhecem como cristãs.

Do total das pessoas, 37,2% delas (ou 22,2 milhões) declararam não ter religião. O grupo dos sem religião teve aumento de 14,8% nos últimos 20 anos, tendência que se mantém.

Cristão ainda é o maior grupo,

mas o de não religiosos vem em seguida


O arcebispo de York, Stephen Cottrell, diz que o resultado do Censo significa que o desafio agora da Igreja é tornar Cristo mais conhecido, para retomar a construção "do reino de Deus na Terra".

.“Deixamos para trás a era em que muitas pessoas se identificavam quase automaticamente como cristãs, mas outras pesquisas mostram consistentemente como as mesmas pessoas ainda buscam a verdade espiritual e a sabedoria e um conjunto de valores pelos quais viver”, argumenta.

Adam Rutherford, presidente da Humanists UK, afirma que as pessoas não devem pensar que o declínio na religião equivale a “ausência de valores”.

“Podemos estar vivendo em uma sociedade mais orientada por valores do que nunca.”

“Pesquisas mostram, por exemplo, que cerca de três em cada 10 adultos britânicos têm crenças e valores humanistas, e é uma tendência cresce nos últimos anos.”

Andrew Copson, chefe-executivo da Humanists UK, argumenta que a "configuração" religiosa do Estado, nos termos da lei e política pública, está em desacordo com o resultado do Censo, que revela uma população cada vez mais afastada das religiões.

O jornal Guardian observa que os lugares onde há maior concentração de minorias étnicas ocorre maior presença de religiosos e onde a proporção de brancos é mais expressiva as pessoas sem religião são em maior quantidade.

Nos dois países, 81,7% da população agora é branca, incluindo não britânicos, abaixo dos 86% em 2011; 9,3% são asiáticos britânicos, acima dos 7,5%; 2,5% são negros, negros britânicos, negros galeses e caribenhos, ante o 1,7% de outras etnias.

> Com informação do Censo e do The Guardian.

• Pesquisa mostra que Jesus é mito para 40% dos ingleses

• Igreja da Inglaterra tem lucro recorde em investimentos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa