Pular para o conteúdo principal

Livro grátis analisa as influências da sociedade na língua

Coletânea de artigos mostra como são diversas e produtivas as ciências do léxico 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE — USP

Acaba de ser publicado o livro Estudos do léxico: diferentes olhares e perspectivas (Editora Letra Capital, 202 páginas, em acesso aberto, livros digitais gratuitos), organizado por Marcus Dores, doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Maryelle Cordeiro, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A proposta do livro surgiu da necessidade de se criar mais um espaço para a reunião de trabalhos das diversas áreas das Ciências do Léxico — Lexicografia, Lexicologia e Terminologia —, com estudos dedicados à língua.

Depois de um período em que os trabalhos ficaram suspensos, por conta da Covid-19, os organizadores reuniram artigos que evidenciam como a área é bastante diversa e produtiva. “Esperamos que as discussões aqui levantadas possam incentivar e subsidiar, mesmo aos poucos, mais discussões na área”, afirmam os organizadores.

O primeiro capítulo, com autoria de Simone Fonseca Gomes e Anna Ladilova, presta homenagem às vítimas de Covid-19 e reafirma que, na área das Ciências Humanas (de maneira abrangente) e na área das Ciências do Léxico (de forma específica), é possível fazer pesquisas sobre esse assunto.


 O segundo traz A análise do ‘Minidicionário Soares Amora da Língua Portuguesa’, de Antônio Soares Amora, e a essencialidade da aplicação das Ciências do Léxico na produção dicionarística, por Bárbara Neves Salviano de Paula e Simone Dornelas de Carvalho.

O terceiro, intitulado Teorias semânticas e a definição nos dicionários: uma análise de definições de termos referentes a aves em dois dicionários da língua portuguesa, de autoria de Kamila da Silva Barbosa e de Bruno Maroneze, também aborda questões da Lexicografia.

’Pegou o bonde andando e quer sentar na janelinha!’: como ensinar expressões idiomáticas na perspectiva da Semântica Cultural? é o assunto do quarto capítulo. Com autoria de Jeander Cristian da Silva e de Geraldo José Rodrigues Liska, o artigo discute o valor linguístico e cultural das expressões idiomáticas.

Na sequência, Filologia, ciências do léxico e línguas em contato: o Cadastro de Ensenada e o resgate pautado da onomástica galega, de Guillermo Vidal Fonseca, associa filologia e linguística, abordando relevantes informações sobre o manuscrito setecentista O Catastro de Ensenada — documento que surge como materialização de expressivos eventos e encerra em seu conteúdo a descrição dos habitantes, das propriedades territoriais, dos edifícios, do gado, dos ofícios, das rendas e de outras particularidades da Coroa de Castela.

O sexto capítulo, Onomástica antropológica: o ato de nomear a partir de uma perspectiva intercultural, de Lorenza Lourenço e de Evandro Cunha, coloca os nomes próprios como uma parte importante do léxico; e o sétimo traz texto de Fernando Hélio Tavares de Barros e de Lucas Löff Machado, O léxico toponímico da região de imigração alemã do Rio Grande do Sul: notas sobre a sua toponímia paralela. No oitava capítulo, Ilha Solteira — SP: uma análise toponímica da cidade planejada, de Ana Greice Moreira Penha, apresenta um estudo de caso de topônimos

Encerrando o livro, O sufixo -NTE no português: convergência e divergência na formação de deverbais no português europeu, brasileiro e moçambicano, de Graça Rio-Torto, relaciona, por meio de uma perspectiva comparada, dados linguísticos referentes à formação de deverbais no português europeu, brasileiro e moçambicano. Esse último capítulo, relacionando léxico e morfologia, aborda relevantes questões sobre processos de formação de palavras em três variedades da língua portuguesa.

Acesse o livro gratuitamente neste link.



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo