Pular para o conteúdo principal

Nigéria condena ateu a 24 anos de prisão por blasfêmia a Maomé

Militante ateu chamou Maomé de "terrorista"; passagens no Corão sustentam essa interpretação 

A Justiça da Nigéria condenou o militante ateu Mubarak Bala, 37, a 24 anos de prisão por blasfêmia a Maomé no Facebook. Ele responde a 18 acusações — em uma delas chamou profeta de "terrorista".

Bala mora no Estado de Kano, ao norte do país, onde a maioria da população é muçulmana. No sul a hegemonia é dos cristãos.

Ele surpreendeu seu advogado ao assumir no Tribunal ter culpa, reconhecendo que colocou em risco a paz pública, embora não tivesse compreensão disso quando postou as mensagens.

Quando sair da prisão,
Bala estará com 61 anos

Durante o julgamento, o advogado James Ibor levantou a suspeita de que o seu cliente sofrera intimidação da polícia para confessar.

O juiz Faruk Lawan perguntou a Bala se houvera pressão, e o réu respondeu que não, dizendo de novo ser culpado e que esperava "misericórdia e clemência".

O advogado poderá entrar com recurso contra a sentença.

Como presidente da Associação Humanista da Nigéria, Bala combateu os extremistas islâmicos e defendeu a liberdade de religião.

Em 2014, contra sua vontade, Bala foi mantido18 dias em uma clínica psiquiátrica por dizer que Deus não existe.

> Com informações de África News e de outras fontes e foto da rede social.


Relatório aponta os países que adotam pena de morte para ateus

Ateísmo crescente preocupa países do Oriente Médio

Comentários

Anônimo disse…
Blasfêmia = crime sem vítimas.
Anônimo disse…
“Eu vejo o mundo com os olhos do humor”, destacou a atriz e escritora Bianca Ramoneda, que encerrou o ciclo de palestras. “Nesse mundo de hoje, desprovido de graça, num mundo de lacração, onde quem tem a melhor frase curta, de maior efeito, ganha a maior audiência, nós não estamos achando mais graça de viver, está chato. Eu acho que nesse ambiente desprovido de graça, tomar cuidado com o outro, para que se possa tentar refazer essas pontes, se tornou mais necessário do que nunca. Se não nós temos um abismo social intransponível”, ressaltou.

Bianca Ramoneda encerrou falando da importância do respeito: “Eu não compartilho desse sentimento da fé ofendida, mas eu preciso entender porque ele abre uma fala fazendo tantas reverências” (se referindo ao sheikh Hammadeh, que começou a palestra citando personagens religiosos).

(É possível fazer humor, fazer piada, sobre qualquer tema? É possível fazer graça, fazer piada, com religião? Há algum assunto sagrado que o humor não possa atingir? A partir desses questionamentos, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento “ Humor, Arte e Religião – Liberdade e Respeito”.)

Fonte\;
O encontro, promovido pelos Fóruns Permanentes de Mídia e Liberdade de Expressão e de Direito, Arte e Cultura, lotou dois auditórios da EMERJ, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro 2020).
Anônimo disse…
É triste ver que barbaridades como essa continuam a serem sustentadas por contos da carochinha.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...