Pular para o conteúdo principal

Constelação familiar é a pseudociência de estimação do Judiciário

Machista, esse tipo de psicoterapia reforça a dominação masculina e submissão da mulher, retrocedendo á Idade Média

CARLOS ORSI
NATÁLIA PASTERNAK
The Skeptic

As vítimas de violência doméstica muitas vezes demoram a procurar justiça. Elas temem seus agressores, têm vergonha e medo de serem injustamente pelos tribunais. No Brasil, uma pesquisa realizada a pedido da Associação Paulista de Juízes (Apamagis) lista os principais motivos pelos quais alguém optaria por não denunciar violência doméstica. Estes incluem medo (73% dos entrevistados), vergonha e medo da exposição (31%), dependência financeira do agressor (19%) e ceticismo da lei e do sistema judicial (15%).

Agora, imagine uma vítima hipotética de abuso doméstico, após superar todos esses obstáculos. Ela finalmente decide denunciar o agressor. Ela busca justiça, seja punição para o agressor, proteção para ela e seus filhos, um divórcio justo ou pagamentos de pensão alimentícia. 

Nesse ponto, ela se vê forçada a reviver seu trauma, e é até coagida a pedir ao homem que a machucou ou a seus filhos que a perdoe. Tudo isso pode acontecer em uma sessão de “constelação familiar”, a pseudociência de estimação do sistema judiciário brasileiro, implementada com a desculpa de ajudar na “resolução de conflitos”.

Por mais absurdo que possa parecer, isso vem acontecendo no Brasil desde 2012.

Constelação familiar é ostensivamente uma forma de psicoterapia, usa jargões “quânticos” para empurrar uma ideologia de dominação masculina e submissão servil feminina que parece remontar à Idade Média. 

Essa “terapia” foi criada na década de 1970 por um ex-padre católico alemão chamado Bert Hellinger. Está descrita no livro Love's Hidden Symmetry, de Hellinger, publicado em 1993. A técnica chegou ao Brasil em 1999, foi implantada no Judiciário em 2012 e implantada para o Sistema Único de Saúde em 2018, como parte do Plano Nacional de Medicina complementar.

Em uma típica sessão de constelação, os voluntários assumem o papel de familiares do paciente e, segundo Hellinger, “campos de energia”, como os “campos morfogenéticos” de Rupert Sheldrake , farão com que os voluntários se comportem telepaticamente de uma certa maneira que trará sobre memórias reprimidas e conexões inconscientes dos parentes dos pacientes e seus ancestrais.

Esse conteúdo reprimido ou oculto se manifestará na geometria das pessoas na sala — seus lugares e posturas em relação umas às outras — e esse mapa, ou “constelação”, devidamente interpretado por um “constelador” profissional pode curar o paciente da doença mental, sofrimento e/ou restabelecer a harmonia familiar. Ou é o que dizem Hellinger e seus sucessores.

Segundo a doutrina, a chave para a leitura adequada da “constelação” é o suposto fato de que todos têm um papel a desempenhar na família, e esse papel deve ser respeitado. Quando as pessoas extrapolam ou negam seus papéis, a harmonia da família fica desequilibrada, e isso pode levar a doenças, agressões, agressões, incesto e violência. 

O esquema ideal, ou “saudável”, é altamente hierárquico, com o pai no topo. Em seu livro, Hellinger diz que o papel da mulher é seguir o marido na linguagem, na família e na cultura, e seus filhos devem fazer o mesmo. Há uma hierarquia clara na família, com o pai como líder, e deveres a serem cumpridos.

Por exemplo, em um caso de incesto, em que o pai abusa sexualmente da filha, Hellinger explica que isso acontece porque a mãe provavelmente não está cumprindo suas obrigações conjugais. Como o pai está sendo negligenciado, segundo Hellinger, é natural que a filha “se ofereça” como substituta. O Skeptic's Dictionary cita Hellinger sobre o assunto:

"Se você é confrontado com casos de incesto, uma dinâmica muito comum é que a esposa se afasta do marido, ela recusa um relacionamento sexual. Então, como uma espécie de compensação, uma filha toma seu lugar. Esse é um movimento inconsciente, não consciente. Mas você vê, com o incesto há dois perpetradores, um em segundo plano e outro em aberto. Você não pode resolver isso a menos que esse perpetrador oculto seja trazido à tona. Há sentenças muito estranhas que vêm à luz. A filha pode dizer à mãe: 'Eu faço isso por você'. E ela pode dizer ao pai: 'Eu faço isso pela mãe'".

A homossexualidade também é “curável”, segundo Hellinger, que acredita que geralmente ocorre quando um menino “toma o lugar” de uma irmã falecida. Em outro livro, "reconhecendo o que é: conversas com Bert Hellinger, o guru da constelação familiar diz que as vítimas de abuso sexual que acabam se tornando prostitutas o fazem por causa de um amor inconsciente pelo agressor e por carregar sua culpa.

No Brasil, a “terapia” atingiu um patamar totalmente novo, na forma de “Direito Sistêmico”, conceito criado — e patenteado — pelo juiz Sami Storch. 

Storch promove o uso da constelação familiar como um tipo de resolução de conflitos. Ele afirma que o objetivo do Judiciário deve abranger a harmonia e o amor entre as relações humanas, e não apenas distribuir justiça e fazer cumprir a lei.

Várias mulheres se apresentaram para denunciar o uso dessa prática em questões de direito de família, como divórcio, pensão alimentícia e casos de violência doméstica. Alguns foram incentivados a pedir perdão a seus agressores, outros foram forçados a enfrentar seus agressores e reviver seus traumas.

A Storch também vende cursos online para qualquer pessoa interessada em se tornar um “constelador” profissional. Por R$ 2.000,00, você pode se matricular em um curso online de 14 horas e receber seu certificado. Em comparação, para obter o título de Bacharel em uma Escola de Psicologia no Brasil, o Ministério da Educação exige pelo menos 3.600 horas de aulas, além de estágio supervisionado e projeto de pesquisa.

Por conta do trabalho realizado pelo Instituto Questão da Ciência (IQC) no Brasil, a constelação familiar foi exposta como pseudociência tanto no sistema de saúde quanto no sistema judiciário. Uma vez no debate público, a “terapia” virou tema de Audiência Pública no Senado.

O senador Eduardo Girão convocou especialistas da área, incluindo a viúva de Bert Hellinger, Sophie Hellinger, e o juiz Storch, para destacar as maravilhas da técnica. Girão diz que não achou necessário convocar outros profissionais da área da psicologia ou do direito que se opusessem à ideia de constelação familiar, porque ele realmente acreditava que ninguém poderia se opor a tal maravilha. Graças à intervenção de outro senador, Sergio Petecão, o IQC foi convocado, juntamente com uma equipe de cientistas.

A audiência alternou entre uma lista de todas as falácias lógicas típicas — depoimentos positivos escolhidos a dedo, apelos à “tolerância” e “mente aberta” para esconder a ausência de evidências e os perigos muito reais da prática — e a não depoimentos absurdos de psicólogos, físicos e até mesmo juristas.

Do jeito que as coisas estão, a constelação finda é um modo aceito de “resolução de conflitos” no Brasil, seu uso pelos tribunais autorizados pelo Conselho Nacional de Justiça, o fiscalizador da ética do Judiciário. 

Mulheres são
incentivadas a
perdoarem
seus agressores 

Formalmente, a lei brasileira de proteção à mulher (Lei Maria da Penha) proíbe o uso de quaisquer mecanismos de “resolução de conflitos” em casos de violência doméstica: tais casos devem ser tratados como casos criminais, ponto final. Isso restringiria a aplicação da constelação familiar a questões de pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio e afins. Mas não é isso que acontece.

O hábito cultural conservador de apelar para a mulher “perdoar” para “salvar o relacionamento”, não importa o que aconteça, ainda é forte no Brasil, e muitos juízes se veem como dispensadores de sabedoria salomônica, ao invés de servidores públicos encarregados de aplicando a lei. Nesse cenário, a constelação familiar quase irresistível.

Mesmo em casos não violentos, no entanto, a adoção de conceitos e práticas pseudocientíficas e místicas limítrofes (incluindo comunicação mental com ancestrais) como ferramentas para os tribunais seria preocupante. O uso de tais conceitos e práticas para levar as mulheres a aceitar uma estrutura sexista para lidar com seus problemas familiares é inaceitável.

Paulo Almeida, neurocientista, advogado e diretor do IQC, disse na Audiência do Senado que o Estado brasileiro é “altamente permeável” às pseudociências: lobbies com acesso a comitês consultivos especiais, parlamentares e até mesmo burocratas de alto escalão têm pouca dificuldade em encontrar maneiras de contornar o escrutínio de agências reguladoras, orientadas para a ciência, como a Anvisa (a “FDA brasileira”) e ter seus produtos ou crenças consagrados em alguma forma de política pública.

Isso é especialmente verdadeiro no caso de sistemas de crença com um sabor espiritualista, por razões que abordamos em um artigo anterior. 

A constelação familiar, no entanto, traz perigos que ultrapassam a mera aplicação indevida de recursos públicos ou a eventual ameaça à saúde das pessoas que optam por renunciar a tratamentos baseados na ciência. É algo que afeta a vida e a mente de pessoas muito vulneráveis, reabrindo feridas e acumulando traumas sobre traumas. E está acontecendo agora.

> Esse texto foi publicado originalmente em inglês pelo site Skeptic, especializado em análise cética de pseudociências, teorias da conspiração e alegações paranormal. O título original é Family Constellation: the pseudoscience retraumatising victims at the approval of Brazilian courts. A tradução do texto para o português foi feita pelo Google Tradutor, com revisão de Paulopes. Os autores do texto são editores do site brasileiro Questão de Ciência. Carlos Orsi é jornalista e Natália Paternak, microbiologista.

Constelação familiar é uma pseudoterapia em ascensão 




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça