Pular para o conteúdo principal

Moralidade evoluiu na Grã-Bretanha, mas tarde demais para Alan Turing

Perseguido por ser gay, cientista que desvendou código nazista se matou

JAMES HAUGHT
Freedom From Religion Foundation

Os pastores saúdam as “leis eternas de Deus”, as regras de moralidade supostamente imutáveis ​​da Bíblia. Mas eles estão errados. A moralidade evolui constantemente.

Por exemplo, Levítico 20 ordena que os homens que praticam sexo gay devem ser mortos. “Eles serão mortos, seu sangue está sobre eles.” (Estranhamente, as lésbicas não são mencionadas.)

No entanto, esse mandato sangrento é abandonado hoje em democracias ocidentais compassivas, a maioria das quais descriminalizou a homossexualidade e permitiu o casamento gay. É um passo histórico para a decência e o humanismo secular — geralmente alcançado contra a oposição da igreja.

Aqui está um exemplo triste dos velhos tempos ruins:

Durante a Segunda Guerra Mundial, Alan Turing era um gênio da matemática britânico que trabalhava em um laboratório de decodificação ultra-secreto a 64 km ao norte de Londres. Ele estava soberbamente em forma — quase classe olímpica — e muitas vezes corria para as reuniões de Londres.

Ele desenvolveu uma “máquina de Turing”, um computador que decifrou o desconcertante código Enigma dos militares nazistas aplicando algoritmos passo a passo aos símbolos. Foi um enorme avanço que permitiu aos Aliados interceptar submarinos nazistas, esquadrões aéreos e outros ataques. Winston Churchill disse que Turing fez mais para derrotar a Alemanha e encurtar a guerra do que qualquer outra pessoa.

Infelizmente, Turing era gay em uma época em que a homossexualidade permanecia um crime. Após a guerra, ele convidou um bandido para sua casa, que mais tarde voltou para roubá-lo. Quando a investigação policial descobriu evidências da sexualidade de Turing, ele foi processado. Ele foi oferecido uma escolha de prisão ou castração química. Ele escolheu o último.

Mas foi trágico, transformando seu corpo de atleta em mingau. E sua autorização de segurança de elite foi revogada. Desesperado, suicidou-se com cianeto.

Mais tarde, depois que a moralidade evoluiu, a Grã-Bretanha ficou envergonhada com o tratamento de Turing.

Turing na nota de 50 libras

Em 2009, o primeiro-ministro Gordon Brown emitiu um pedido de desculpas do governo pela “forma terrível como foi tratado”. Em 2013, a rainha Elizabeth concedeu-lhe um perdão póstumo. Em 2017, o Parlamento aprovou a “Lei Alan Turing” que perdoa retroativamente homens condenados sob tabus passados. Em 2019, seu rosto foi colocado na nota de 50 libras.

Hoje, Turing é um herói britânico, com estátuas dele em vários lugares e prêmios científicos em homenagem a ele. Em uma pesquisa da BBC de 2019, ele foi eleito a maior pessoa do século 20.

É uma pena que seu reconhecimento tenha chegado tarde demais, depois que ele foi destruído pela odiosa moralidade antiga.

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.

5º Encontro Nacional de Ateus homenageia Alan Turing





Comentários

LGBT+, gêneo, mulheres... Sempre vem com enorme atraso. Também culpa desses ditos "dos" Direitos Humanos (gerais) em que minimizam e até ignoram, nesse último situações de gênero e LGBTs, e com o exagero de "racismo".
Fora esse horror que geram enormes problemas, em "direitos" Humanos essa de enaltecer a tal "liberdade de crença (no sentido fé) e opinião", como algo "supremo". Inevitavelmente vai dar problemas quando se enaltece algo irracional. Em particular quando se é fé, seja crença religiosa, esotérica ou mesmo opinião exarcebada, devendo ser encaradas como a ÚLTIMA liberdade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles