Nos Estados Unidos, há mais ateus e agnósticos e menos cristãos, mostra estudo

Mas a direita cristã  se mantém poderosa

RELIGIÓN DIGITAL

O número de estadunidenses que se identificam como ateus ou como não religiosos está aumentando em país de tradição profundamente cristã, segundo um estudo do Pew Research Center publicado nesta terça-feira

Em torno de 29% dos adultos estadunidenses agora apontam que não tem filiação religiosa, em comparação a 16% de há 14 anos, indicou a pesquisa.

Os Estados Unidos acolhem uma poderosa facção política de direita cristã socialmente conservadora, e o cristianismo segue sendo a religião predominante no país. Porém, a religião está diminuindo notavelmente, mostram os resultados do Pew.

Em torno de 78% dos adultos estadunidenses identificaram-se como cristãos em 2007. Agora, em torno de 63% se considera assim, segundo a investigação. Os outros 6% restante tem alguma outra religião, como o judaísmo e o islã.

Ciência está em alta
e Deus em baixa

Esse segmento representa 40% dos protestantes — que baixou de 52% a 40% no mesmo lapso —, 21% de católicos — com uma ligeira redução de 3% —, os mórmons com 2% e os cristãos ortodoxos com 1%.

Em 2007, o Pew Research começou a rastrear os “não religiosos”, pessoas que descrevem a si mesmas como ateias, agnósticas ou “nada em particular”.

Apenas 41% considera que rezar é parte de sua vida diária. Então, os cristãos superavam em número aos que não expressavam crença alguma em quase 5 vezes. 

Hoje a proporção está em 2 para 1, disseram os pesquisadores, que consultaram 4 mil pessoas entre maio e agosto deste ano.

> Com informação da íntegra da pesquisa. A tradução de Wagner Fernandes de Azevedo para IHU Online.

Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã


Diversidade do ateísmo brasileiro é desafio para a militância dos sem deuses


Comentários

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Pastor afirma que 'mendigos têm dever bíblico de passar fome'

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Nos EUA, críticos da pseudociência processam fabricante de homeopatia