Litoral de Floripa terá nome de naturalista que colaborou com Darwin

Müller ajudou na elaboração da "A Origem"

O prefeito Gean Loureiro (DEM) sancionará lei que dá o nome do naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) a uma área do litoral de Florianópolis (SC). Em 1852, Fritz Müller mudou-se com a família para o Brasil, trabalhando como colono em Blumenau até 1956.

Aos 19 anos, ele começou a estudar biologia na Universidade Humboldt de Berlim. A disciplina na época chamava-se "filosofia da natureza". Dedicou-se também à matemática.

Em 1849, ele se formou em medicina, mas se recusou a receber o diploma para não ter de prestar juramento sob o nome de Deus. Filho de pastor protestante, ele se declarava abertamente ateu, o que era raro naquela época.

Müller enviou suas pesquisas sobre crustáceos ao naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), autor do revolucionário livro "A Origem das Espécies".

Área do Estuário Müller

Ponta do Coral

O Estuário Fritz Müller abrangerá os rios Itacorumbi e do Sertão e áreas da Ponta do Goulart, Praia do Saco Grande, Ponta do Lessa, Praia da Ponta do Lessa, Ponta do Recife, Ponta do Coral, parte da Baía Norte e segue até a Praia de Fora.

A medida deverá ajudar o turismo da região, dada a importância das contribuições de Müller para os estudos de Darwin. Em março de 2022, comemora-se os 200 anos do nascimento do cientista alemão.

Em uma das cartas a Müller, o naturalista inglês escreveu: “O senhor fez um admirável serviço pela causa em que ambos acreditamos. Muitos de seus argumentos me parecem excelentes, e muitos de seus fatos, maravilhosos".

Cientista trabalhou
como colono

> Com informação da Câmara Municipal de Florianópolis e de outras fontes e foto de divulgação.

'Não acredito na Bíblia nem em Jesus Cristo', escreveu Darwin 


Nova biografia relata impressões de Darwin sobre floresta do Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Gloria Perez diz não querer ampliar a voz de seus críticos